Em um dos trechos da música “Salve a juventude”, do rapper brasileiro MC Mestiço, nos deparamos com a frase “O jovem brasileiro não é levado a sério, porque o jovem no Brasil só é levado ao cemitério”. Embora retratada em uma música, essa visão não está distante da realidade, já que os índices de homicídio entre os jovens brasileiros vem aumentando a cada ano. Tendo em vista que a problemática afeta diretamente o equilíbrio social e econômico do país, faz-se necessário avaliar os fatores que acarretam esse quadro, a fim de solucioná-lo.
Em primeiro lugar, vale pontuar que a taxa de homicídio entre os jovens brasileiros, segundo levantamento promovido pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) juntamente com o FBSP (Fórum Brasileiro de Segurança Pública), passou a ser de 69,9 por grupo de 100 mil, fazendo com que o homicídio seja a principal causa da morte entre os jovens no Brasil. Entre os fatores que promovem esse quadro, pode-se citar a educação básica precária e a falta de oportunidades no mercado de trabalho, fazendo com que jovens ingressem no mundo do crime, como saída mais fácil. Além, é claro, da grande desigualdade social, fortemente presente na sociedade atual.
Em segundo lugar, vale ressaltar os impactos causados por tal quadro. Em consequência da atual transição demográfica, rumo ao envelhecimento da população, os altos índices de mortalidade entre os jovens afeta diretamente o desenvolvimento do país, tanto no âmbito social quanto econômico. Ainda segundo o Ipea, a população jovem se manterá estável até 2023 e a maioria dos jovens restantes será insuficiente para sustentar uma população em idade avançada.
Portanto, tendo em vista essa problemática e suas consequências, cabe aos governos estaduais e municipais, juntamente com os Ministérios da Educação e Cidadania, promoverem melhorias na educação no Brasil por meio de políticas públicas, a fim de que jovens e adolescentes tenham acesso à um ensino de qualidade, além de promoverem ações para que os mesmos tenham oportunidades de ingresso no mercado de trabalho. Assim, nossos jovens terão seus direitos assegurados e alcançaremos uma sociedade mais justa e equilibrada.
Jffgg
Oi espero ajuda.
Introdução: OK
D1: “Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) juntamente com o FBSP (Fórum Brasileiro de Segurança Pública)” bem vc não precisa obrigatoriamente coloca siglas e o seu significado dela se for uma sigla conhecida como SUS e MEC não precisa colocar seu significado, mas as siglas que vc colocou se fosse eu tiraria e colocaria só o nome do órgão, para ganhar mais espaço e por sua vez desenvolver outra parte do texto. Outra coisa “educação básica precária” essa colocação ficou estranha, não ta errada, mas estranha, eu colocaria “educação precária” já que na introdução vc falou no Brasil então quem estivesse lendo aí entender que é a educação do Brasil.
[email protected]
Oieee, vi que fez por causa e consequência, e não consegui compreender a sua causa, utilizou um dato ok, mas vc simplesmente jogou ele lá, e deu uma causa que eu não acredito ser real á essa problemática. Tome cuidado, pesquise e leia bem antes.
C1: 160, demonstra bom domínio da língua culta contemporânea
C2: 160, desenvolve bem o tema, mesmo apresentando argumentos previsíveis
C3: 140, seleciona informações, fatos, opiniões e argumentos relacionados ao seus projeto de texto
C4: 180, articula bem as partes do texto
C5: 80, elabora proposta razoavelmente relacionada ao tema
Sobre a conclusão: apresenta todos os aspectos, porém vc errou no segundo paragrafo, e consequentemente não retorna a sua tese.
NOTA: 720