Iniciante

Tema : O acesso ao lazer no Brasil

  • 0

Durante a Antiguidade apenas homens livres, pequena parcela da sociedade, dispunha do ócio. Não distante, no Brasil, apenas uma minoria têm acesso aos momentos de lazer. Nessa lógica, é observável que o contexto deletério é fruto da precarização do trabalho e do baixo poder aquisitivo da população majoritária.

A priori, é fulcral destacar como promotor da temática as condições atuais do trabalho. Segundo Karl Marx, o capitalismo caracteriza-se pela acumulação de capital por meio da exploração do trabalho. Nesse contexto, é observável baixos salários, longas jornadas e tempo reduzido para descanso físico e mental. Dessa maneira, o modelo contemporâneo representa uma ruptura aos direitos sociais da classe mais baixa, uma vez que apenas um período curto de tempo é destinado ao bem-estar e repouso do indivíduo.

Outrossim, a classe mais vulnerável não detém recursos financeiros para frequentar ambientes de entretenimento e práticas culturais. De acordo com Pierre Bourdieu, a desigualdade social pode ser expressa pela privação ao capital cultural. Sob esse prisma, evidencia-se uma restrição aos bens culturais, por exemplo, pela ausência de locais de lazer nas áreas periféricas ou pelo custo alto para acesso a esses ambientes.

Portanto, medidas emergências devem ser adotadas para mudança de paradigma. A fim de garantir a democratização do acesso aos ambientes designados para lazer, o Pode Executivo deve, por meio de investimentos financeiros, construir locais para descanso e divertimento social nas regiões marginalizadas. Tal medida também deve levar em consideração as condições sociais dos indivíduos da região, estabelecendo preço baixo para o ingresso ao local . Somente assim, atenuar-se, em médio e longo prazo, a problemática, assegurando a horizontalidade do alcance ao capital cultural e ao lazer.

 

OBS: Tinha feito essa redação e enviado aos corretores do Descomplica me deram 900, os erros foram na competência 1. Então, refiz as partes que identifiquei erros. Porém, sou péssima em gramática, por isso quero que vocês apontem exatamente onde estão os erros e desvios. Se puderem, coloquem a nota por competência… Obrigada

Compartilhar

1 Correção

  1. “medidas emergências devem ser adotadas para mudança de paradigma”, esta parte não faz muito sentido, pois você tratou a falta de lazer como uma emergência, você poderia ter dado exemplos de pessoas que não podem ter lazer, como negros, mulheres, deficientes, dentre outros.
    Não apenas o poder executivo pode fazer locais de lazer, mas os próprios moradores, aqui na minha cidade há uma praça feita pelos moradores, ela tem brinquedos e bancos, algumas arvores, é um local bem agradável.
    Sua redação está muito boa, só arrumar esses pontos que mencionei, espero ter ajudado.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.