Iniciante

Tema: O acesso à internet em questão no Brasil

  • 1

No Brasil, aproximadamente 70% da população tem acesso à internet em seu domicílio, o número teve um crescimento significativo no ano de 2019. Porém, não se pode esquecer desses 30% sem acesso à qualquer meio digital, o que acaba prejudicando a interação dessas pessoas com a comunidade e até os estudos.

Antigamente, a internet era um meio elitizado, apenas a parcela mais rica da população provia deste recurso “mágico” para alguns. Com o passar dos anos, muitos municípios foram aderindo a internet muitas vezes gratuita, fornecida pelo governo. Todavia, há municípios “esquecidos” por serem mais afastados dos grandes centros urbanos ou até marginalizados por estarem situados em periferias, nesses lugares, onde muitas vezes os governantes não dão a devida atenção, há falta de recursos básicos para a sobrevivência, como água, esgoto, entre outros. É claro que, neste tipo de ambiente, o uso de internet é praticamente inexistente.

Contudo, hodiernamente, a internet está sendo cada vez mais usada como método de ensino, principalmente na situação atual do planeta, onde é necessário o distanciamento social. Muitas escolas já aderiram as chamadas “Aulas Online”, um jeito que acharam para que a educação não parar, mas,  como supracitado, este método é bastante obtuso e injusto para as pessoas sem condições de usufruírem deste recurso. Milhares de crianças e adolescentes estão em desvantagem em relação aos outros estudantes justamente por não terem o acesso à internet.

Em suma, como assegurado na Constituição Brasileira de 1988, todos os cidadãos devem possuir equidade de direitos, em relação à esta questão, o governo deveria investir em meios de implantar uma internet de qualidade gratuita em lugares onde essa realidade é inexistente, devem dar apoio, em especial aos estudantes sem recursos para o estudo, mantendo todos amparados e estudando, somente assim haverão oportunidades justas aos estudantes e à todos os cidadãos brasileiros.

Compartilhar

8 Correções

  1. Quando vc cita dados, é importante falar a fonte. era legal ter citado a fonte quando vc falou o número de pessoas que não têm acesso a internet. Vi que já falaram ali em cima sobre o uso do Gerúndio, mas sempre bom reforçar que não se deve usa-ló em redação! vc abordou muito o tema educação no texto, fugindo um pouco do tema proposto tmb. vc está no caminho certo, só precisa de um pouco mais de treino. boa sorte.

    • 1
  2. Olá,
    Achei sua redação interessante.
    Cuide os erros ortográficos.
    Procure pesquisar palavras que você possa usar para inteligar os parágrafos.
    Lembrar de ligar a tese e os argumentos usando conjunções.
    Citações, acontecimentos ou fatos históricos, noticias, dados estatisticos ajudam a sua redação ficar mais interessante e completa.

    • 1
  3. Redação muito boa, bem organizada e estruturada, contudo creio que faltou uma retomada ao tema e seus questionamentos apresentados na sua introdução. Que por sua vez acabou como sendo um pouco esquecidos no seu desenvolvimento fazendo com que fugisse do tema apresentado na introdução e sendo somente retomado na sua conclusão.

    • 1
  4. INTRODUÇÃO:
    Houve apresentação do tema e boa contextualização. Porém, as ideias e frases poderiam estar mais interligadas e a tese (seu ponto de vista) melhor explicado. O parágrafo pode ser reescrito mais conectado e coerente.
    2º PARÁGRAFO:
    Faltou uma breve retomada da tese e o parágrafo num todo parece desconexo da ideia central.
    Sua tese parece abordar duas ideias, a primeira que a falta de acesso a internet afeta a interação com a comunidade a e segunda que a falta de acesso a internet afeta os estudos. Nesse parágrafo você não abordou nenhuma das duas ideias de forma contundente, você falou sobre antigamente, a pobreza e citou a falta de internet na periferia, mas não disse como afeta.
    3º PARÁGRAFO:
    Há um pequeno erro: ” um jeito que acharam para que a educação não parar…”, pode tirar o segundo “que”. Cita e explica o segundo problema abordado na tese, mas falta uma explicação mais elaborada.
    CONCLUSÃO:
    A proposta de intervenção abordou Quem, O que e Para que, mas faltou Como fazer.
    Faltou a retomada da tese. Ficaria se houvesse um ponto final em alguma parte, ficou uma oração muito extensa.
    Houve bom uso de conectivos, boa estrutura e se adequou ao tema.

    • 1
  5. A redação abordou um ponto interessante, mas acho que poderia fundamentar melhor este texto, trazendo dados mais verídicos. Na introdução você fala que 70 % da população , neste caso fundamentando esta afirmação ficaria mais obvio.O uso de advérbios de tempo seria ótimo, iria valorizar mais o seu texto. E na questão da população mais rica que tem acesso a internet? Será mesmo? Pois eu sou pobre e tenho internet em casa, bom rever esses pontos, pois irão te trazer mais conhecimentos. A proposta de intervenção foi boa para o quesito da internet no Brasil. e outras, mas , poderia ter abrangido mais coisas. Não há erros ortográficos, a escrita está ótima, parabéns, gostei muito, está no caminho certo!

    • 1
  6. Olá!! Sua redação toca em pontos muitos bons para sustentar os seus argumentos e é bem objetiva. Algumas dicas que eu queria te dar são de sempre revisar o seu texto para que não fique com erros ortográficos, e tomar cuidado com o uso das mesmas palavras sempre!! Use termos como o mesmo sentido para ter o vocabulário do seu texto mais variado, tornado ele uma coisa menos cansativa de se ler.

    • 1
  7. Achei sua introdução boa, porém eu retiraria o gerúndio “prejudicando” porque o uso de gerúndios não é muito bem visto nas correções.
    Sua argumentação é boa, mas você fica muito no senso comum, seria interessante usar algo para validar o só para complementar o argumento dos municípios marginalizados e etc.
    No seu D2, você não pode pressupor que o corretor já sabe de algo, vocÊ não explicou o porquê desse distanciamento social, você só colocou ”situação atual”, explique qual a situação pois isso deixou o seu paragrafo meio vago.
    Detalhe mais sua conclusão

    • 1
  8. Olá! Sua redação é boa! Mas procure Melhorar sua ortografia,e também não esqueça de revisar o seu texto com atenção ,pois você demonstra ter um bom domínio da Língua portuguesa, porém, à alguns erros ortográficos e deve tomar bastante cuidado ao fazero uso das palavras mais de uma vez.
    A introdução está Boa.
    No segundo parágrafo, você não citou nenhuma das teses citadas na introdução, acabou colocando mais um problema, e assim não falou sobre “como isso afeta a população “. Sendo assim o seu tema ficou somente em torno de sua conclusão, deixando completamente de lado a tese citada na introdução!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.