Sob a perspectiva filosófica de São Tomás de Aquino, todos os indivíduos presentes em uma sociedade democrática possuem os mesmos direitos e deveres. Contudo, tal prerrogativa não é verificada na questão de abuso sexual infantil visto que, no Brasil, ainda exitem barreiras para o combate dessa conjuntura. Nesse prisma, destacam-se dois aspectos importantes: o silenciamento social e a insuficiência legislativa.
Primordialmente, a falta de debate é um desafio presente na problemática. Segundo a pensadora, Djamila Ribeiro, é necessário retirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. No entanto, há um silenciamento instaurado no combate aos crimes sexuais contra os infanto juvenis, visto que pouco se fala sobre o tema nas mídias, nas escola e nos lares, gerando uma tremenda desinformação aos jovens brasileiros. Logo, urge tirar essa situação da invisibilidade para atuar sobre ela, como defende a pensadora.
Outrossim, a ineficiência do sistema legislativo é um entrave no que tangue ao problema. A Constituição Federal de 1988, informa ser dever da família, da sociedade e do Estado assegurar os jovens garantindo o direito à saúde e à segurança, além de proteger e evitar que violências, opressões e crueldades sejam cometidas. Todavia, tal lei não é observada na prática, pois, percebe-se que o número de denúncias e casos solucionados é inversamente proporcional ao aumento do abuso sexual infantil, assim, à aplicação desse código é ineficaz. À vista disso, colocar em prática o que foi declarado na Constituição Federal é urgente.
Depreende-se, portanto, à necessidade de intervir sobre a questão. Por conseguinte, cabe ao Ministério da Educação abranger tal assunto, através de aulas de educação sexual nas escolas de acordo com a faixa etária de cada estudante, de modo que esse conteúdo seja corriqueiro e permanente na grade escolar, a fim de promover maior conhecimento para crianças e adolescentes visando em alerta-los de todas as formas de abuso. Paralelamente, é dever dos pais/responsáveis colocar em pauta o assunto abuso sexual em casa, para assim, contribuir com a abolição desse crime. Somente assim, a perspectiva de São Tomás de Aquino será aplicada na sociedade.
brend@
INTRODUÇÃO:super completa, só acho que o “visto que” deveria ser entregue vírgulas.
D1: Tá bem estruturado, mas acho que o “visto que” deveria ser entre vírgulas, e a questão da desinformação acredito que sobrecaia em toda a sociedade e não somente nos jovens.
D2: tá bem completo, eu só acho que faltou um repertório que comprove os números de casos que você mencionou.
Conclusão: Bem completa
C1: 160
C2: 200
C3: 180
C4:200
C5:200
TOTAL: 940
Abigail
Introdução: Achei que o repertório não foi bem relacionado ao tema; para fazer um uso mais produtivo, você poderia escrever porque o pensamento do filósofo não é visto no Brasil, ou seja, quais direitos estão sendo negados às crianças. O tema e os dois argumentos que serão tratados nos desenvolvimentos foram apresentados, o que contribui para o projeto de texto.
Desenvolvimento 1: O tópico frasal introduziu de forma concisa o que será abordado no parágrafo. O repertório sociocultural é pertinente e foi feito um uso produtivo. Achei que o parágrafo ficou meio repetitivo, já que só é abordado que o silenciamento gera desinformação, mas não explica como a falta de informação contribui para a problemática. Você poderia escrever, por exemplo, sobre como a maioria dos abusos são cometidos por pessoas da própria família da vítima, de forma que é importante que professores e outras pessoas percebam os sinais da ocorrência de tal crime e o denunciem. O parágrafo ficou mais expositivo que argumentativo, procure dar mais autoria ao texto inserindo indiretamente sua opinião.
Desenvolvimento 2: Você cita uma informação (…o número de denúncias e casos solucionados é inversamente …), mas não indica a fonte. Assim como o parágrafo anterior, esse ficou muito expositivo, tente argumentar mais e procure desenvolver as ideias expostas para dar progressão ao texto e não deixá-lo superficial.
Conclusão: A primeira proposta de intervenção apresenta os 5 elementos.
Nota: 880
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 120
Competência 4: 200
Competência 5: 200
POLLY+ANA
Bom dia, texto muito bom, ideias bem organizadas, porém deve ter cuidado na repetição de palavras, sempre é bom escrever e depois da uma pausa na escrita e ler para saber se tem alguma palavra sem acento, uns erros bobos de digitação.
No tocante de sua duas ideias, como te disse possui ideias bem organizadas, o texto segue bem coerente, consegue levar ao seu leitor sua ideia de isonomia , assim como também como fazer seu leitor entender que é necessário um olhar diferenciado para que a questão não seja tratada e nem reconhecida como inversamente proporcional. Porém faltou deixar mais claro sua intervenção no texto.