TEMA: NÓS NOS PREOCUPAMOS MAIS COM NOSSOS SEMELHANTES OU COM OS ANIMAIS? TÍTULO: EMPATIA.

  • 0

Desde os primórdios nós carregamos um ditado: “o cão é o melhor amigo do homem”. Uma pesquisa mostra que 40% de 573 pessoas, salvariam o seu próprio animal doméstico do que um desconhecido. Qual o motivo dos animais se tornarem os mais escolhidos?

O fato é que o ser humano sente mais piedade daquele que é mais frágil e indefeso. Não é uma escolha fácil entre salvar um animal ou uma pessoa que não conhecemos, diante do fato a onde os dois estariam em perigo o mais óbvio seria salvar um cachorro ao invés de um jovem adulto sadio. A solidariedade maior pelos animais, veio aumentando desde o momento em que o ser humano percebeu o valor sentimental do animal e que não deveria ser usado para carregar carga ou como meio de transporte, além disso, o veganismo que é um movimento social com objetivo do homem não se alimentar e nem usufruir de nada que venha de origem animal. Sou a favor das causas que defendem e protegem os animais. Atualmente existem várias ONG’S que fazem o trabalho de acolher e alimentar cães e gatos de rua. Um bem conhecido que é o “instituto da Luisa Mel”, faz um trabalho excelente, resgatando animais que vivem em cativeiro, sob maus tratos e em péssimas condições de higiene, os animais após serem bem cuidados eles vão para adoção. A Luisa Mel faz questão de ajudar toda a categoria.

Em suma, sendo humano ou animal, estando em perigo devemos ter empatia e oferecer ajuda, mas é claro que a ação é de acordo com os seus princípios. Em caso de maus tratos, seja em um animal ou em uma pessoa, denuncie.                Se presenciar alguém em situação de fome, ajude.

Compartilhar

2 Correções

  1. Tua redação é modelo ENEM ou para outro vestibular específico? Se for o primeiro, você tiraria uma nota bem baixa justamente por não apresentar a estrutura de uma redação característica do ENEM. Agora, se for a segunda opção, eu vou corrigir sem estipular a nota, pois não sei como funciona o modelo desse vestibular.
    ————–

    Desde os primórdios (1) nós carregamos um ditado: “o cão é o melhor amigo do homem”. Uma pesquisa (2) mostra que 40% de 573 pessoas, (3) salvariam o seu próprio animal doméstico do que um desconhecido. Qual o motivo dos animais se tornarem os mais escolhidos?

    (1) Vírgula
    (2) Cite fontes para reforçar o que estás a falar.
    (3) Sem vírgula
    Obs 1: Após ter citado o ditado, você poderia ter explicado sobre ele no próximo período. Em vez disso, você partiu direto para a citação da pesquisa, o que tirou a imersão do que havia dito anteriormente.
    Obs 2: Quando for iniciar um período, use um conectivo. Eles ajudam a conectar as ideias e não deixá-las vagas.

    ——-
    O fato é que o ser humano sente mais piedade daquele que é mais frágil e indefeso. Não é uma escolha fácil entre salvar um animal ou uma pessoa que não conhecemos, diante do fato a onde os dois estariam em perigo (1) o mais óbvio seria salvar um cachorro ao invés de um jovem adulto sadio. A solidariedade maior pelos animais, (2) veio aumentando desde o momento em que o ser humano percebeu o valor sentimental do animal e que não deveria ser usado para carregar carga ou como meio de transporte, (3) além disso, o veganismo que é um movimento social com objetivo do homem não se alimentar e nem usufruir de nada que venha de origem animal. Sou a favor das causas que defendem e protegem os animais. Atualmente (4) existem várias ONG’S que fazem o trabalho de acolher e alimentar cães e gatos de rua. Um bem conhecido que é o “instituto da Luisa Mel”, faz um trabalho excelente, resgatando animais que vivem em cativeiro, sob maus tratos e em péssimas condições de higiene, (5) os animais (6)após serem bem cuidados(6) eles vão para adoção. A Luisa Mel faz questão de ajudar toda a categoria.

    (1) substitua por: “Diante do fato de que se os dois estivessem em perigo”. Pois o que escreveste ficou confuso.
    (2) sem vírgula
    (3) ponto final
    (4) vírgula
    (5) ponto final
    (6) entre vírgulas
    Obs 1: há muitas ideias desconexas no parágrafo. Isso acaba dando a impressão de que você apenas as jogou ali. Por exemplo, quando citou o veganismo ou que é a favor das causas e proteção dos animais, você não complementou a informação.
    Obs 2: Há muita repetição da palavra “animal”

    ————
    Em suma, sendo humano ou animal, estando em perigo devemos ter empatia e oferecer ajuda, mas é claro que a ação é de acordo com os seus princípios (1) . Em caso de maus tratos, seja em um animal ou em uma pessoa, denuncie (2). Se presenciar alguém em situação de fome, ajude. (3)
    (1) Esse “é de acordo com seus princípios” ficou estranho aqui.
    (2) denunciar como? Poderia ter explicado.
    (3) aqui foi uma informação muita vaga. Em nenhum momento do texto você aborda algo sobre a fome.

    ————-
    Considerações finais

    Como falei, você não citou para qual vestibular, mas supondo que seja ENEM, você tiraria uma nota baixa por vários motivos: Uso da primeira pessoa, falta de conectivos, argumentos não ligados um ao outro, falta de uma proposta de intervenção. Se for mesmo para ENEM, verifique como é a estrutura da redação; no meu perfil eu já enviei umas por aqui, não são perfeitas mas creio que seguem os moldes do ENEM.

    Você escreve bem e tem poucos de erros de gramática. Falta apenas tornar os argumentos mais coesos.

    • 2
  2. Para atender aos requisitos do ENEM, ou mesmo em outros vestibulares, é necessário repartir o texto em 4 parágrafos no mínimo, sendo o primeiro parágrafo de introdução, dois de desenvolvimento, e um de conclusão. O seu texto tem somente 3 parágráfos, o que te comprometeria em caso real de redação. Na introdução, há um clichê que te renderia uma grande perda de pontos, em especial na frase “Desde os primórdios”, e evite isso a todo custo.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.