Ao se pensar a respeito de mudanças climáticas, pode-se dizer que hodiernamente o mundo sofre com muitos efeitos nocivos acerca dessa premissa. Eventos extremos como enchentes, secas e ondas de calor tem sido frequentes em vários lugares, sendo um fato alarmante que preocupa não somente cientistas, mas também boa parte da população. Dessa forma, é necessário discutir sobre a negligência do poder público e o individualismo e falta de alteridade e seus pontos negativos na sociedade brasileira.
Antes de tudo, é preciso saber que a devastação da Amazônia é o primeiro grande foco de problema, fator negligenciado pelo Estado. Com o desmatamento ilegal, grande parte do bioma brasileiro foi perdido e, por consequência, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), está se tornando incapaz de se regenerar. Resultado disso são o desequilíbrio climático e também a perca de terras para produção de subsídios e de moradia das pessoas da região, como os indígenas. Nesse caso, os interesses político-econômico do poder público faz com que o meio ambiente e as pessoas sofram ainda mais pela sua negligência e falta de políticas públicas.
Segundo o filósofo Zygmunt Bauman, a alteridade não existe mais nos dias atuais. O que se pode elucidar é que o homem contemporâneo está cada vez mais individualista e não se preocupa com os impactos que suas ações podem provocar na sociedade e no meio ambiente. É indispensável que o corpo social expresse opiniões e cobrem dos dirigentes o que acham correto para que se alcance uma estabilidade para si e ao mundo. Saber quais são os riscos que a população está submetida quando o meio ambiente é degradado é de caráter necessário para a nossa própria sobrevivência.
Portanto, para medidas profiláticas, são necessárias, impreterivelmente, estratégias de Estado, juntamente com o Ministério do Meio Ambiente e da Agricultura, como, políticas públicas com leis e punições mais rígidas e severas ao desmatamento ilegal, a fim de proteger plantações, terras, biomas brasileiros e animais em seu habitat natural, diminuindo gradativamente o impacto ao meio ambiente e a sociedade e investir no reflorestamento e na conservação de áreas naturais. Dessa forma, podemos vencer a natureza obedecendo-lhe.
MaiconMian
Gostei muito da sua redação, também fiz esse tema e senti que fomos por caminhos parecidos, eu, como iniciante também em redação, achei a falta da introdução uma área de conhecimento além de uma tese mais explicita, mas fora isso, achei bem redonda sua redação, trazendo todos os conceitos e apresentando a realidade do brasil.
Boa sorte no enem!
HelenaMS
Oi, tudo bem!
Você demonstra que tem opinião Giulianna, mas notei alguns desvios gramaticais e vou apontá-los para você:
Introdução:
– “tem” – o correto é “têm” com acento circunflexo porque são os “eventos extremos” no plural, quando é no singular ai sim é “tem”.
– “discutir sobre a negligência do poder público e o individualismo e falta de alteridade e seus pontos negativos na sociedade brasileira.” Uma dúvida que me surgiu é se “a negligência do poder público e o individualismo e falta de alteridade” seriam apenas dois argumentos porque se forem 3 você teria que tem 3 parágrafos de desenvolvimento. Sugiro tirar o ” e falta de alteridade” porque esse “e” deu a ideia de que são três argumentos. Ficaria assim: discutir sobre a negligência do poder público, individualismo e seus pontos negativos na sociedade brasileira. Cuidado que tudo que você “prometer” na sua introdução tem que cumprir nos parágrafos seguintes.
D1:
– “Com o desmatamento ilegal,”- faltou um conectivo antes.
– “perca” – o correto seria “perda”.
– ” político-econômico” – ” político-econômicos”
D2:
– “O que se pode elucidar… ” – ausência de conectivo.
– “cobrem” – “cobre”.
– “os riscos que a população” – “os riscos a que a população”.
– “Saber quais são os riscos que a população está submetida” – faltou um conectivo.
Conclusão:
– “como, ” – não tem vírgula depois.
– “a fim de proteger plantações, terras, biomas brasileiros e animais em seu habitat natural, diminuindo gradativamente o impacto ao meio ambiente e a sociedade e investir no reflorestamento e na conservação de áreas naturais.” Muito “e” Giulianna!!! KKKK brincadeiras a parte, esse período ficou extenso demais e tem muita informação. Além disso, faltou o meio/modo e como o parágrafo ficou um pouco confuso e todas as informações foram construídas em um único período, não deu para saber se tem ou não detalhamento.
Reescrita:
Portanto, medidas são necessárias para combater a problemática. Para tanto, o Estado, juntamente com o Ministério do Meio Ambiente e da Agricultura, deve promover políticas públicas mais eficazes contra as mudanças climáticas, por meio da criação de leis e punições mais rígidas ao desmatamento ilegal, a fim de proteger os biomas brasileiros e os animais em seu habitat natural, diminuindo gradativamente o impacto ao meio ambiente e a sociedade. Dessa forma, podemos vencer a natureza obedecendo-lhe.
É só uma sugestão.
Bem, eu não sou nenhuma especialista, mas tentei corrigir o seu texto da forma mais justa possível, com carinho mesmo porque sei o quanto é importante. Acredito que você precisa dar uma revisada na estrutura da redação mesmo e organizar mais o seu texto fazendo um recorte daquilo que é mais relevante. Outro ponto que percebi é que você não retoma os argumentos citados lá no fim da introdução, como “a negligência do poder público”. É fundamental retomar as causas do problema no início ou pelo menos na segunda frase do parágrafo, tente iniciar o seu parágrafo de desenvolvimento retomando o argumento e depois sim citando o repertório. São sugestões, espero que goste, pois corrigi seu texto com carinho.
Giulianna
Pessoal, Individualismo e falta de alteridade é uma (1) tese e expressada no 3º parágrafo. É sim apenas uma tese e está interligada. Não são 3 teses, ok?! E é uma das teses que o curso do Redação Máxima oferece ♥, ou seja, segui conselhos de um profissional no ramo. Agradeço quem, de fato, mostrou melhorias e críticas construtivas mostrando soluções :)
Graziele Ferreira Das Neves Santos
Olá, eu sou estudante também, mas vou corrigir de acordo com meus conhecimentos, ok?!
Sua redação está muito boa, apenas destacarei alguns pontos para você melhorar na próxima vez que escrever.
– “é necessário discutir sobre a negligência do poder público e o individualismo e falta de alteridade e seus pontos negativos na sociedade brasileira.”.
Qual sua tese?
Negligência do poder público? Individualismo e falta de alteridade? Pontos negativos?
Deixo sua tese clara, além disso, você só precisa de dois argumentos.
– Explore mais o uso de conectivos interparáfrafos e intraparágrafos ao longo da redação, pois é necessário para a coesão.
– Disponha os elementos da proposta de intervenção em ordem de forma clara e objetiva para que não haja prejuízo na compreensão.
Competência 1 – 180
Competência 2 – 180
Competência 3 – 180
Competência 4 – 120
Competência 5 – 160