Mestre

Tema: Mobilidade Urbana no século XXI – O ir e vir em questão na sociedade brasileira

  • 3

OLÁ! SE POSSÍVEL, CORRIJAM COM BASE NAS COMPETÊNCIAS DO ENEM E DEEM UMA NOTA, POR FAVOR.

 
         Promulgada em 1988, a Constituição Federal garante a todos os brasileiros o direito ao transporte. Não obstante, a atual situação da mobilidade urbana no Brasil impossibilita que uma parcela da população desfrute desse direito social na prática. Nesse sentido, entender a morfologia urbana das cidades e incentivar o uso do transporte público são desafios a serem superados de imediato para que uma sociedade integrada seja alcançada.

 
            As cidades brasileiras se formaram de modo desordenado, com os principais centros sociais, culturais e econômicos localizados em regiões centrais e as residências de uma parcela significativa da população em regiões periféricas. Como resultado dessa construção históricas, tem-se o aumento do trânsito de veículos nas vias públicas de grandes centros urbanos, o que implica no aumento de tempo gasto com deslocamento. Diante do exposto, nota-se que a questão da mobilidade urbana está associada com a organização do espaço ocupado nas cidades.

 
            Aliado a isso, é importante mencionar a necessidade de fortalecer na população a ideia de utilizar o transporte público em detrimento do transporte individual. Essa assertiva é fundamentada por dois conceitos, quais sejam: reduzir a área ocupada por veículos nas vias, já que o transporte público comporta maior número de pessoas por metro quadrado; e minimizar a emissão de gases de efeito estufa para a atmosfera, devido a uma menor circulação de veículos. Dessa forma, além de amortecer os efeitos danosos da utilização de meios de transporte individuais ao meio ambiente, pode-se contribuir para a melhoria da qualidade da mobilidade urbana.

 
          Infere-se, portanto, que é imprescindível a tomada de medidas atenuantes ao entrave abordado. Dado isso, concerne aos governos municipais a criação de planos diretores que visem orientar a população quanto ao adequado uso e a correta ocupação do solo. Além disso, o Estado, por meio da Secretaria de Comunicação, deve incentivar o uso do transporte público, propondo a criação de rodízios para veículos particulares, por exemplo. Dessa maneira, o Brasil poderá garantir o direito ao transporte a seus cidadãos e, também, reduzir os efeitos que causa ao meio ambiente.

Compartilhar

4 Correções

  1. Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta120
    Competência 2 – Compreensão da proposta (160)

    Competência 3 – Selecionar, relacionar argumentos(160)
    Competência 4 – Demonstração de conhecimento para a construção da argumentação(160)
    Competência 5 – Elaboração de propostas de solução para o problema(200)

    • 1
  2. Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta120
    Competência 2 – Compreensão da proposta (160)

    Competência 3 – Selecionar, relacionar argumentos(160)
    Competência 4 – Demonstração de conhecimento para a construção da argumentação(160)
    Competência 5 – Elaboração de propostas de solução para o problema(200)//rt

    • 0
  3. C1: 200
    Você possui uma ótima escrita, PARABÉNS POR ISSO.
    Ainda identifiquei dois erros, número máximo permitido para se alcançar a pontuação total nessa competência.

    “Como resultado dessa construção históricas…” – Pôs HISTÓRICAS, tendo o escrito o resto da sentença no singular e não plural.
    “Dado isso, concerne aos governos municipais” – Uma vez que você utiliza de “GOVERNOS MUNICIPAIS” como agente, deve ser iniciado com letra maiúscula.

    Lembrando que posso ter deixado algo passar, afinal, sou apenas uma estudando, assim como você.

    C2: 200
    Você manteve-se atenta ao gênero dissertativo-argumentativo, PARABÉNS.
    Apresentou a problemática, discutiu sobre e apresentou resolução para os itens mencionados.

    C3: 160
    Seu maior problema foi não ter apresentado nenhum dado estatístico ou reportagem que apoiasse seu ponto de vista. Assim, sua argumentação perdeu o impacto, tornou-se superficial.

    C4: 120
    Fez um bom uso de conectivos, senti falta de algum no seguinte trecho:

    “regiões periféricas. Como resultado dessa construção históricas…” – Antes desse COMO, não aconselho iniciar um argumento assim.

    Contudo, foi muito bem no geral.

    Seu maior problema é a repetição de palavras. Por exemplo:

    Veículo – 4 vezes (2 no mesmo parágrafo)
    Transporte – 8 vezes (4 no mesmo parágrafo, 2 em outro e 2 em outro)
    Mobilidade urbana – 3 vezes

    No que se refere a MOBILIDADE URBANA, a repetição dessa ideia é que me preocupa, embora acredite que você poderia ter evitado, uma vez que já é o tema da redação, TALVEZ não seja tão cobrada quanto as outras.

    C5: 160
    Vale lembrar que uma conclusão deve apresentar 5 elementos: Agente (quem?), Ação (o quê?), Modo (como?), Efeito (para quê?) e Detalhamento (Explicação e exemplos).

    Infere-se, portanto, que é imprescindível a tomada de medidas atenuantes ao entrave abordado. Dado isso, concerne aos governos municipais (AGENTE) a criação de planos diretores (AÇÃO) que visem orientar a população quanto ao adequado uso e a correta ocupação do solo (MODO). Além disso, o Estado (AGENTE), por meio da Secretaria de Comunicação, deve incentivar o uso do transporte público (AÇÃO), propondo a criação de rodízios para veículos particulares (MODO), por exemplo. Dessa maneira, o Brasil poderá garantir o direito ao transporte a seus cidadãos e, também, reduzir os efeitos que causa ao meio ambiente (EFEITO).

    Senti falta do detalhamento na sua conclusão, isso te impediu a nota completa.

    TOTAL: 840

    Parabéns pelo bom trabalho, sério mesmo. Precisa se atentar para um erro aqui e outro ali, mas foi um texto muito bom.

    E, mais uma vez, lembro que sou apenas uma estudante. Espero ter te ajudado.

    • 0
  4. Boa tarde!!!

    Promulgada em 1988, a Constituição Federal garante a todos os brasileiros o direito ao transporte[1]. Não obstante, a atual situação da mobilidade urbana no Brasil impossibilita que uma parcela da população desfrute desse direito social na prática. Nesse sentido, ***entender a morfologia urbana das cidades e incentivar o uso do transporte público são desafios a serem superados*** de imediato para que uma sociedade integrada seja alcançada;[*]

    [1]Em qual artigo ela garante isso? Especifique ou perderá ponto na competência 2, por usar repertório incompleto.

    [*]Paragrafo ok , de acordo com o ENEM, entretanto eu achei que faltou evidenciar mais sua TESE.

    TESE: ***entender a morfologia urbana das cidades e incentivar o uso do transporte público são desafios a serem superados***

    As cidades brasileiras se formaram de modo desordenado, com os principais centros sociais, culturais e econômicos localizados em regiões centrais[1] e as residências de uma parcela significativa da população em regiões periféricas. Como resultado dessa construção históricas[2], tem-se o aumento do trânsito de veículos nas vias públicas de grandes centros urbanos, o que implica no aumento de tempo gasto com deslocamento. Diante do exposto, nota-se que a questão da mobilidade urbana está associada com a organização do espaço ocupado nas cidades.

    Tese 1: ok
    [1]Virgula
    [2]Falta de concordância com a palavra anterior que está no singular.

    Aliado a isso[1], é importante mencionar a necessidade de fortalecer na população a ideia de utilizar o transporte público[2] em detrimento[3] do transporte individual. Essa assertiva é fundamentada por dois conceitos, quais sejam:[4] reduzir a área ocupada por veículos nas vias, já que o transporte público comporta maior número de pessoas por metro quadrado;[5] e minimizar a emissão de gases de efeito estufa para a atmosfera, devido a uma menor circulação de veículos. Dessa forma, além de amortecer os efeitos danosos da utilização de meios de transporte[6] individuais ao meio ambiente, pode-se contribuir para a melhoria da qualidade da mobilidade urbana.

    [1]Sugiro usar um conectivo
    [2]virgula
    [3]Detrimento tem um significado mais preciso para “desfavor” “prejuízo” , creio que se usasse “ao invés de” ficaria mais coeso
    [4]Use ponto e virgula
    [5]Use virgula
    [6]Discordância, use” transportes” no plural

    TESE 2: ok

    Infere-se, portanto,[1] que é imprescindível a tomada de medidas atenuantes ao entrave[3] abordado. Dado isso, concerne aos governos [4]municipais a criação de planos diretores[5] que visem orientar a população quanto ao adequado uso e a correta ocupação do solo[6]. Além disso, o Estado, por meio da Secretaria de Comunicação, deve incentivar o uso do transporte público, propondo a criação de rodízios para veículos particulares, por exemplo. Dessa maneira, o Brasil poderá garantir o direito ao transporte a seus cidadãos e, também, reduzir os efeitos que causa ao meio ambiente.

    [1]Para maior coesão inverta o Infere-se com o portanto
    [2]Sugiro que seja direto, e não use sinônimos para falar sobre o problema.
    [4]Letra maiúscula ao falar de Órgãos do Governo
    [5]?
    [6]Seja direto, vc foi muito vago? Da maneira que falou cabe a qualquer um entender de outra forma. Seja direto.

    C1: Grafia: Alguns problemas de virgula e concordancia verbal:120
    C2: Compreender o tema e usar repertorio: Compreendeu muito bem o tema, entretanto o único repertorio que usou foi de forma incompleta: 120
    C3: Estrutura: Texto bem estruturado, quantidades de linhas corretas e padrão nos parágrafos: 200
    C4: Conectivos: Usou uma quantidade mediana de conectivos: 120
    C5: Intervenção: Elaborou uma proposta de intervenção mediana, faltando alguns pontos e deixando vago alguns pontos: 120

    TOTAL : 680

    Dica* Percebi que vc usou muitos sinônimos de palavras para parecer
    “mais difíceis”, não faça isso se vc não sabe emprega-los corretamente, lembre-se um texto simples e bem escrito vale mais do que um cheio de palavras modestas, o intuito é passar informação ao leitor, então se tiver uma palavra pouco conhecida em cada frase fica difícil entender o que vc quer passar. Boa sorte!

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.