Iniciante

Tema: Mobilidade urbana no século XXI -o ir e vir em questão na sociedade brasileira

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Em 1956, o governo de Juscelino Kubitschek foi marcado pelo desenvolvimento e ascensão brasileiros por meio da tecnologia e inovação. Neste contexto, o ex-presidente construiu um lema que pregava 50 anos de evolução em 5. Portanto, nesta mesma época a indústria -sobretudo a automobilística -se desenvolveu rapidamente e a demanda de serviços ocasionou o êxodo rural intenso. Ambos os fatores, por conseguinte, acarretaram nas superpopulações urbanas e na aquisição cada vez maior de automóveis, que se tornaram itens essenciais na vida já corrida dos trabalhadores de classe média. Desta forma, a problemática se tornou mais grave na hodiernidade: as cidades estão lotadas e o trânsito se tornou intenso devido a tantos automóveis particulares, causando uma mobilidade urbana precária e preocupante.

Mormente, segundo o ONSV (Observatório Nacional da Segurança Viária), o Brasil chega a 22,5 mortes a cada 100 mil habitantes causadas por acidentes de trânsito, o que representa o dobro dos Estados Unidos. É evidente que a quantidade de automóveis particulares é um fator que impulsiona essas mortes. Infelizmente, esta quantidade se dá pela precariedade do transporte público, que não só é caro como ineficiente, problema que já foi resolvido em muitos outros países -como os Estados Unidos. Dessarte, faz-se necessário que o transporte público seja mais eficiente e barato, diminuindo a necessidade de aquisição de automóveis particulares devido à ineficiência do mesmo.

Neste viés, segundo Francis Bacon, o homem deve criar as oportunidades e não somente encontrá-las. A superpopulação das cidades demanda com urgência um planejamento eficiente tanto da circulação do trânsito quanto da segurança e integridade física de sua população, fiscalizando o tráfego em vias públicas e estradas, além de punir os infratores das leis vigentes de trânsito, que resguardam o bom funcionamento da circulação desse.

Em suma, a mobilidade urbana no Brasil representa um problema que evidencia má gestão das vias públicas, devendo ser solucionado em caráter de urgência em prol da integridade física, saúde e segurança. É papel do Ministério dos Transportes fiscalizar as vias públicas e punir severamente aqueles que não cumprirem as normas de velocidade, símbolos e placas de trânsito vigentes por meio do uso de velocímetros e câmeras públicas, bem como perda de pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) dos infratores. Por fim, é válido ressaltar que não há desenvolvimento sem mudança, desde a época de Juscelino aos dias atuais. O progresso somente é obtido quando há o comprometimento de mudar.

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3 Correções

  1. A introdução ficou muito boa, só achei um pouco grande demais, não sei como esse texto ficou no papel mas aqui ficou bem grande, e na introdução também você fala “a ascensão brasileiros” ficou um pouquinho sem sentido.
    Essa questão da quantidade de linhas que se gasta por cada parágrafo tem que ser pensada, pois se a introdução é muito grande vai ficar desproporcional, logo a introdução tem que ter um número X de linhas e os outros parágrafos tanto o desenvolvimento 1, 2, e a conclusão devem ser maiores que a introdução.
    No final do D1 quando você disse que o transporte público deve ser mais eficiente e barato acho que você poderia trocar a palavra barato para “mais acessível”.
    No desenvolvimento dois você falou o pensamento de Francis Bacon, faltou relacionar ele com o tema, por meio de algum conectivo por exemplo.
    No começo do segundo período da conclusão ficou faltando o uso de um conectivo e vírgula após.
    Continuando na conclusão, quando você fala que o ministério deve punir severamente, você pode estar ferindo os direitos humanos sem nem perceber quando fala a palavra “severamente”, pois não especificou que punição seria essa.

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  2. Parabéns pelo texto, ficou muito bom. Teve poucos desvios gramaticais, além disso você utilizou dos repertórios tanto históricos com do JK quanto filosóficos como o do Francis Bacon, o texto está planejado e coerente, está coeso também com vários recursos coesivos, a sua proposta está muito boa e detalhada, o único problema que eu vejo é o fato de não haver mais ministério do transporte.
    Por fim, sua redação está ótima, só tome cuidado a desenvolver muito um parágrafo e ficar faltando em outro, a introdução ficou grande e o A2 ficou pequena. Parabéns pelo texto!

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  3. Você escreveu muito bem, foi coerente sem se perder do tema, usou variedade de conectivos e pontuou nas competências, tem bagagem sociocultural,adorei como você fechou o texto e ficou cíclico, demonstrou domínio sobre a estrutura dissertativa-argumentativa. Você seguiu os critérios exigidos para a redação do enem:
    Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
    Não darei uma nota por não ser apta à isso. Continue assim !

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