Iniciante

tema: Mobilidade urbana no século XXI: o ir e vir em questão na sociedade brasileira

  • 2

queria pedir para que corrigissem minha redação com base nas competências do enem, e também para que escrevam onde errei para que possa melhorar :)

A fim de impulsionar o desenvolvimento econômico do Brasil, o presidente JK investiu pesadamente no rodoviarismo para incentivar a chegada de indústrias automobilísticas no país. Porém, nos governos seguintes não houve uma manutenção do sistema e, com isso, o crescimento desordenado do setor causou impactos sentidos até hoje na sociedade: o aumento descomedido de carros e a desvalorização de pedestres e ciclistas.

A princípio, há incentivos massivos para que indivíduos adquiram seu próprio automóvel. Por um lado, há a mídia que vende a ideia do carro sendo sinônimo de status e poder. Por outro, há a falta de eficiência dos transportes públicos, como veículos lotados e passagens caras. Segundo dados do Denatran, a quantidade de veículos individuais cresceu 85% enquanto a de ônibus caiu 35%. Nesse contexto, é visível que a má qualidade dos transportes públicos contribui para o aumento de carros nas cidades.

Outro fator importante é a “carrocracia” vigente no país. É possível ver pelo planejamento das cidades a priorização dada aos automóveis; grandes estradas, calçadas pequenas e ciclovias mal estruturadas são alguns exemplos. De acordo com Enrique Peñalosa, ex-prefeito de Bogotá que transformou a mobilidade da cidade, “uma Mercedes não é mais dona de uma rua que uma bicicleta”, máxima que não é adotada pelos governantes brasileiros. Sendo assim, o conforto disponibilizado para ciclistas e pedestres no país é ínfimo.

Dessa forma, é evidente que o Brasil sofre com problemas de mobilidade urbana. Para mudar a atual conjuntura, é necessário que o Ministério da Infraestrutura em parceria com os prefeitos de cada município incentive o uso de transportes públicos por meio da melhoria deles; com o aumento do número de ônibus em circulação e barateamento de passagens os cidadãos serão estimulados a optarem pelos transportes coletivos em vez de veículos particulares, fazendo valer a pena o custo benefício.

Compartilhar

2 Correções

  1. Realmente está ótima. Desenvolveu muito bem os argumentos e explicou com clareza o tema em questão. A riqueza de informações fundamentadas impressiona. Certamente você está no caminho certo. Senti falta apenas de um meio mais especifico no que tange a proposta de intervenção. Destarte, sua dissertação está impecável

    • 1
  2. Olá, tudo bem?
    Bom irei considerar as competências do Enem para a correção e pontuar no que precisa melhorar.
    Competência 1: demostrar total domínio da língua formal escrita.
    Pontos a melhorar: Essa competência é a mais difícil de conseguir os 200pts, em sua redação notei alguns desvios, como pontos finais em lugar de vírgula e dois pontos em lugar de vírgula também. Notei também que houve falta de coesão e coerência em seus parágrafos.
    Na minha opinião o corretor daria 120 pontos nesse quesito.
    Competência 2: compreender o tema, utilizar de todos os conhecimentos para o desenvolvimento dos argumentos.
    Pontos a melhorar: bom nesse quesito você deixou a desejar, sua introdução fica bem ambígua a temática a ser abordada nos desenvolvimentos, parece que você vai falar do governo perante as redes rodoviárias e não sobre a mobilidade urbana em si. Para demonstrar que você realmente entendeu o tema cite ele em sua introdução e em sua conclusão, exemplo: ” A fim de impulsionar o desenvolvimento econômico do Brasil, o ex presidente da República Juscelino Kubitschek, JK, investiu pesadamente no rodoviarismo. Porém, hodiernamente isso vem alavancando problemas gigantescos, assim levando a discussão sobre a mobilidade urbana no século XXI…”. Além disso você também não fez uso de alusões históricas, culturais, sociais, filosóficas, etc.
    Acredito que o corretor daria a esse quesito 80 pontos.
    Competência 3: organizar os argumentos de forma a terem marca autoral.
    Pontos a melhorar: Depois do primeiro, esse é o mais difícil de conseguir os 200 pontos. Em sua redação notei que você fez muito uso dos textos de apoio, utilizando dados fornecidos, isso não garante como marca autoral, já que você está copiando uma informação já publicada, você deveria ter feito o uso de alusões históricas, filosóficas, sociologicas, culturais, entre outras.
    Acredito que o corretor daria 80 pontos.
    Competência 4: demonstrar os quesitos linguísticos para a construção da argumentação.
    Pontos a melhorar: essa competência avalia seus operadores coesivos, sendo valorizados os de pouco uso no dia-a-dia, sendo de uso formal e você não fez uso desse tipo de operador.
    Neste quesito acredito que o corretor daria 120 pontos.
    Competência 5: elaborar conclusão com proposta de intervenção respeitando os direitos humanos.
    Pontos a melhorar: sua conclusão está boa, porém lembre que ela é avaliada pela presença de agente solucionador, descrição, meio/modo, finalidade e ação(o que será feito). Na sua notei somente o agente, a finalidade e o meio/modo.
    Acredito que o corretor daria 120 pontos.
    Pontuação final: 520 pontos.
    Em suma, achei sua redação com uma temática atual e muito necessária, porém ela pode ainda ser melhor pensada, aconselho você a reescrever e utilizar as dicas que te passei. Ps: não sou profissional, caso tenha errado em algum ponto peço desculpas.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.