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Tema: Mobilidade Urbana no Brasil

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Promulgada na Assembleia Constituinte, em 1988, a Constituição Federal garante a Mobilidade Urbana aos brasileiros. Contudo tal direito não é observado no Brasil contemporâneo, onde se locomover se tornou um desafio, e os cidadãos perdem horas no trânsito. Tal problemática é agravada pelos seguintes fatores: ausência de uma política pública incentivadora do transporte em massa, somada a deficiência dos veículos existentes deteriorados pelo tempo de uso.

Primeiramente, cabe ressaltar que o progresso no âmbito da mobilidade Urbana no país não acompanhou o crescimento populacional. Fato comprovando ao analisar o contexto histórico do sistema de transporte brasileiro, ocorre que o presidente Juscelino Kubitschek escolheu o sistema rodoviário como principal, haja vista que a Petrobrás acabava de ser criada pelo Estado. Dessa forma, ao incentivar a compra de carros se obtinha o retorno monetário no capital da Empresa, afinal, é necessário combustível para locomoção. No entanto, 50 anos se passaram, e os governantes que vieram após não buscaram meios de desenvolver a mobilidade urbana. Atualmente, o sistema ferroviário -trens e metrôs – é apontado como melhor sistema pelos especialistas em mobilidade.

Outrossim, no ano de 2009 a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou: “Em 2016 o Brasil terá seu primeiro trem-bala, ligando os estados do Rio de Janeiro e São Paulo”, tal promessa ficou apenas no papel. Porque a Olimpíada RIO 2016 aconteceu sem o trem prometido, logo turistas e telespectadores utilizaram os já existentes. A propósito, são estes: trens, ônibus e barcas já desgastados pelo uso rotineiro o principal meio de locomoção da população. Ademais, paralelo a isso, as vias públicas e linhas férreas não possuem a devida manutenção, fato que corrobora diretamente para depreciação. Por conseguinte, juntos eles aumentam o tempo de viagem, tornando o trajeto de casa ao trabalho mais penoso.

Portanto, para acontecer uma boa locomoção urbana, compete ao Governo por meio do Ministério da Infraestrutura a criação de políticas públicas que incentivem a ampliação do setor ferroviário e manutenção das rodovias. Essa ação será feita, com recursos federais, em parceria com empresas privadas, que precisam com obras desenvolver novas vias férreas e zelar pelas estradas, após essa etapa através de licitação o Estado escolhe uma Empresa particular para promover a manutenção e oferecer um serviço de qualidade aos passageiros. Espera-se, com isso, garantir o direito a mobilidade urbana, conforme determinada a Carta Magna.

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3 Correções

  1. O texto está muito bom. Há poucos desvios gramaticais.
    A sua introdução contextualizou muito bem o tema e deixa bem claro a tese a ser defendida, alem de ter um encaminhamento argumentativo. Algo que mostra projeto de texto.
    Sugestão, no D2, vc poderia usar o dado sobre a fala da ex-Presidenta Dilma após o seu tópico frasal. Vc começou com a citação dela, porem não ficou claro o tópico frasal desse parágrafo. Uma dica pra vc melhorar mais, use a ultima oração nos desenvolvimentos para retormar seu tópico frasal com outras palavras e para usar registro de autoria.
    N a conclusao vc cumpriu os 5 itens da prposta de intervenção e fez uma boa retomada do que vc usou na introdução- a CF.
    Não sou corretor profissional, mas avaliei da seguinte forma:
    C1-180
    C2- 200
    C3-180
    C4- 180
    C5-200
    TOTAL: 940

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  2. Nota 10,sua redação é ótima eu sou novo nesse lance de redação mas pelo que eu vi na sua redação ela é muito boa,parabéns,eu estou estudando para entrar no colégio naval,estude para conseguir o que você quiser,eu não sei o que você quer ser,mas te digo uma coisa,siga em frente e nunca desista dos seus sonho.

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  3. boa noite
    não sou profissional e não consegui achar muitos erros, apenas me incomodei com umas pontuações e articulação
    sua redação está muito boa
    parabéns :)
    Competência 1: 180
    Competência 2: 200
    Competência 3: 200
    Competência 4: 180
    Competência 5: 200
    Total: 960
    *correção modelo enem

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