Iniciante

Tema: “Mobilidade Urbana: Desafios para garantir o ir e vir nas cidades brasileiras”

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Com o advento da urbanização brasileira, em meados do século XX, ocorreu um aumento significativo da população urbana e a consequente necessidade de locomoção. Com isso, a problemática da mobilidade urbana é notória nas grandes cidades brasileiras. Assim, fatores como a ineficácia do transporte coletivo e a carência de leis de trânsito, contribuem para o agravamento do processo de deslocamento da população.

Em primeiro plano, é perceptível a necessidade de transporte coletivo pelos brasileiros, tendo em vista a dificuldade em conseguir um transporte coletivo individual. No entanto, a precariedade do meio de transporte público torna-se um empecilho na vida da população, devido a demora excessiva, a superlotação, entre outros. Diante disso, o geógrafo baiano Milton Santos retrata uma globalização perversa, que fornece privilégios aos que podem pagar por eles, resultando em uma desigualdade social no país.

Outro fator contribuinte para o descaso da mobilidade urbana é a ineficácia das leis de trânsito, que tem como finalidade facilitar o fluxo de veículos. Como exemplo dessa, a Lei Federal nº 12.5587, de 2012, na qual está presente a Política de Mobilidade Urbana, responsável pelas diretrizes reguladoras da transição intercidades. No entanto, são utilizados os pedágios em rodovias estaduais, que provocam lentidão e enormes congestionamentos, que aumentam a poluição sonora e visual.

Portanto, é necessário que o Governo, em companhia com o Departamento de Trânsito, ampliem o uso de integrações nos meios de transporte, por meio de  políticas públicas, para auxiliam o deslocamento da população. Além disso, é mister que a Polícia Rodoviária Federal atue com mais rigidez nas rodovias, por meio de blitz, para uma maior fiscalização e com o objetivo de melhorar o tráfego de veículos. Assim, tendo um melhor aproveitamento da urbanização brasileira em constante crescimento.

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4 Correções

  1. Competência 1 = demonstrar domínio da norma culta: CORRETO.
    Competência 2 = Compreensão da proposta: Entendeste a proposta e nunca esqueça de fazer reações com outras “áreas do conhecimento”. (Ex: Filosofia,história,sociologia)
    Competência 3 = Selecionar, relacionar argumentos: Muito bom realizaste o posicionamento autoral, porém quase nenhuma citação presente nos desenvolvimentos, procure citar filmes,filósofos,livros, e.t.c. vai dar um muito valor a sua redação apresentando um alto rendimento e conhecimento.
    Competência 4 = Demonstração de conhecimento para a construção da argumentação: Ao ler a redação percebi que (Por meio de) estava repetida. Cuide na repetição das palavras, procure utilizar sinônimos e/ou variar as conjunções.
    Competência 5 = Elaboração da proposta de solução para o problema: Nunca esqueça de deixar a seu posicionamento(Ponto de vista) na conclusão, de acordo com a tese e elaborada no desenvolvimento. tese inicial e ser reforçado na argumentação inserida no desenvolvimento do texto a partir de palavras como: (in)felizmente; concordo com; discordo de; um absurdo; é inevitável; ao meu ver; admito que; acredito que, etc. Com relação a isso está Ok.
    NOTA FINAL:(680)

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  2. 1ª competência – Domínio da escrita padrão da língua portuguesa (160)
    2ª competência – Compreensão do tema proposto (200)
    3ª Competência – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informa-ções, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. (160)
    4ª Competência – Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. (160)
    5ª Competência – Proposta de intervenção que resolva a problemática do tema com respeito aos direitos humanos. (160)

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  3. A introdução possui uma boa contextualização do problema com uma pequena alusão histórica e também a apresentação dos problemas que vão ser tratados no texto. O desenvolvimento apresenta um bom uso de conectivos, mas apenas um uso de citação, utilize mais desse recurso para enriquecer a sua dissertação. A conclusão possui todos os 5 elementos, agente, ação, meio, finalidade e detalhamento. Portanto, 200 pontos na competência V. Total:800.

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  4. Introdução: Mostrou a contextualização, problemática e tese de maneira muito limpa, que guiaram para o melhor entendimento do texto. Fez uma, apesar de pequena alusão histórica, que é muito bom, demonstra conhecimento.
    Desenvolvimento: Usou bem os conectores para linkar com a introdução. É sempre bom e ajuda a engradecer o texto, se colocado filmes ou livros para poder relacionar, eles mostram o repertorio cultural.
    Conclusão: É sempre bom deixar bem claro ( quem, como, por que e pra que) mostra além de conhecimento nos aspectos pilotos do país, o domínio na escrita.
    Nota: ( 720)

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