Iniciante

TEMA: MOBILIDADE URBANA

  • 1

Ao longo dos anos o crescimento populacional em centros urbanos vem afetando a mobilidade da população, dificultando a locomoção de um local para o outro. Além de automóveis estarem se tornando algo inviável e insustentável para o meio ambiente. Assim sendo, torna-se necessário que mudanças sejam tomadas, a fim de melhorar a mobilidade urbana, dessa forma, melhorando a qualidade de vida da população.

Primeiramente, deve se deixar claro que o crescimento populacional associado a falta de planejamento do solo urbano resulta em aumento de distância percorrida pelo povo. Segundo o Instituto Brasileiro de Geográfica e Estatística (IBGE), em pesquisa realizada no ano de 2010, somente 38 municípios tinham população superior há 500 mil habitantes, já em 2020, 49 municípios brasileiros com mais de 500 mil habitantes.

Outrossim, automóveis como carro, moto e ônibus, meios comuns utilizados pela população para locomoção, afetam de maneira negativa o meio ambiente, desse jeito, tornando-se algo insustentável. A destruição da camada de ozônio é um exemplo disso. Dessa forma, deve-se buscar um novo meio de transporte para locomoção, visando algo sustentável.

Portanto, é cabível ao Governo Federal, juntamente com o Governo Estadual de cada Estado aumentar os investimentos na construção de ciclovias, fazendo com que haja menos automóveis nas ruas, consequentemente menos poluição e melhor mobilidade. É necessário que o governo, através de anúncios na televisão e mídias sociais incentive o transporte ciclo viário, abordando suas vantagens, tanto para saúde do cidadão, quanto ao meio ambiente. Assim, problemas de mobilidade urbano diminuiriam, melhorando a qualidade de vida da população.

Compartilhar

5 Correções

  1. se deixar —> deixar-se
    resulta em —> resulta no
    superior há —> superior a
    Ao longo dos anos —> falta vírgula
    juntamente com o Governo Estadual de cada Estado —> falta vírgula

    (competência 1) mais de dois erros gramaticais tira 160.

    O ENEM cobra uso de de pelo menos um conectivo intraparágrafos em todos os parágrafos, e dois interparágrafos, recomendo pesquisar a respeito.(competência 4)

    Em relação ao repertório, você utiliza o IBGE, que trata sobre o crescimento populacional, no entanto, isso não é pertinente ao tema, e também não foi produtivo pois não houve aplicação ao tema.(competência 2)

    Na competência 3, você fala de crescimento populacional afeta a mobilidade urbana e da insustentabilidade e inviabilidade dos automóveis na introdução, por isso deve aprofundar isso no desenvolvimento. Por outro lado, no desenvolvimento 1 você aborda de modo superficial a forma pela qual o planejamento do solo urbano prejudica a mobilidade urbana, em nenhum momento você explica de que modo isso ocorre. Nesse sentido, também no desenvolvimento 2 você aborda de modo superficial a inviabilidade do uso de automóveis, dando poucas evidências que sustentem o seu ponto de vista, com uma argumentação previsível.

    Portanto, é cabível ao Governo Federal, juntamente com o Governo Estadual de cada Estado(agente) aumentar os investimentos na construção de(ação) ciclovias, fazendo com que haja menos(finalidade) automóveis nas ruas, consequentemente menos poluição e melhor mobilidade(detalhamento). É necessário que o governo(agente), através de anúncios (meio) na televisão e mídias sociais incentive o transporte ciclo (ação)viário, abordando suas vantagens, tanto para saúde do cidadão,(detalhamento) quanto ao meio ambiente. Assim, problemas de mobilidade urbano diminuiriam, melhorando a qualidade de vida da população.(finalidade) [competência 5]

    C1: 160
    C2: 120
    C3: 120
    C4: 160
    C5: 200

    760

    • 1
  2. Olá, vou corrigir sua redação.

    C1 – 160
    C2 – 120
    C3 – 120
    C4 – 120
    C5 – 200

    Seu parágrafo introdutório está bom, você apresentou a tese e o tema, mas está utilizando muito o gerúndio, coisa que pode fazer você perder ponto na competência 4

    Seus parágrafos de desenvolvimento precisam de informações mais desenvolvidas, certifique-se que seus argumentos foram bem elaborado se explicativos. não use frases soltas como por exemplo, no tópico frasal que você colocou e depois fez uma citação.

    A sua conclusão está ótima. Parabéns!!!

    • 1
  3. Olá bom dia, eu sou iniciante então não tenho muito em que falar, porém eu vi que na sua introdução você só colocou sua tese, falta os argumentos. Faltou você colocar um dado ou alguma opinião, mas está boa sua redação.
    C1- 160
    C2- 120
    C3- 120
    C4- 120
    C5- 200
    Nota: 720
    Espero ter te ajudado, bom estudos!

    • 1
  4. Competência 1- 160
    Competência 2- 120
    Competência 3- 120
    Competência 4- 120
    Competência 5- 200
    Nota: 720
    |||||||||||||||||
    TEMA: MOBILIDADE URBANA

    Ao longo dos anos[1] o crescimento populacional em centros urbanos [2]vem [3]afetando a mobilidade da população, [4]dificultando a locomoção de um local para o outro. Além de automóveis estarem se [5]tornando algo inviável e insustentável para o meio ambiente. Assim sendo, torna-se necessário que mudanças sejam tomadas, a fim de melhorar a mobilidade urbana, dessa forma, [6]melhorando a qualidade de vida da população.
    —————————————————————————-
    [1]= coloque vírgula
    [2]= evite ao máximo o gerúndio
    [3]= evite ao máximo o gerúndio
    [4]= evite ao máximo o gerúndio
    [5]= evite ao máximo o gerúndio
    [6]= evite ao máximo o gerúndio
    —————————————————————————-
    Primeiramente, [1]deve se deixar claro que o crescimento populacional associado [2]a falta de planejamento do solo urbano resulta em aumento [3]de distância percorrida pelo povo. [4][5]Segundo o Instituto Brasileiro de Geográfica e Estatística (IBGE), em pesquisa realizada no ano de 2010, somente 38 municípios tinham população superior há 500 mil habitantes, já em 2020, 49 municípios brasileiros com mais de 500 mil habitantes.
    —————————————————————————-
    [1]= faltou o hífen, vou considerar como erro de digitação
    [2]= crase
    [3]= da
    [4]= falta de conectivo
    [5]= você apenas cita, desenvolva a ideia, desenvolva a ideia que quer passar ao leitor ao citar
    —————————————————————————-
    Outrossim, automóveis como carro, moto e ônibus, meios comuns utilizados pela população para locomoção, afetam de maneira negativa o meio ambiente, desse jeito, [1]tornando-se algo insustentável. A destruição da camada de ozônio é um exemplo disso. Dessa forma, deve-se buscar um novo meio de transporte para locomoção,[2] [3]visando algo sustentável.
    —————————————————————————-
    [1]= evite ao máximo o gerúndio
    [2]= retire vírgula
    [3]= evite ao máximo o gerúndio
    —————————————————————————-
    Portanto, é cabível ao Governo Federal, juntamente com o Governo Estadual de cada Estado[1] aumentar os investimentos na construção de ciclovias, [2]fazendo com que haja menos automóveis nas ruas, [3]consequentemente menos poluição e melhor mobilidade. [4]É necessário que o governo, através de anúncios na televisão e mídias sociais[5] incentive o transporte ciclo viário, [6]abordando suas vantagens, tanto para saúde do cidadão, quanto ao meio ambiente. Assim, problemas de mobilidade urbano [7]diminuiriam, melhorando a qualidade de vida da população.
    —————————————————————————-
    [1]= colocar vírgula
    [2]= evite ao máximo o gerúndio
    [3]= e, consequentemente,
    [4]= falta de conectivo (Ademais)
    [5]= coloque vírgula
    [6]= evite ao máximo o gerúndio
    [7]= poderam diminuir
    —————————————————————————-
    |||||||||||||||||
    * Evite gerúndio, seu texto teve muitas ocorrências do gerúndio, prejudicando diretamente a competência 4, se não der para evitar, coloque apenas 2 na sua dissertação, e nunca no mesmo parágrafo
    * Em alguns momentos (2) você coloca frases curtas, isso não é viável fazer, tente escrever períodos médios, nem muito longos nem muito curtos, como na introdução e no desenvolvimento 2
    * As citações estão acordadas de uma forma incorreta no seu texto, a da camada de ozônio e a do IBGE são apenas jogadas no texto, desenvolva essas ideias
    * Você não explora suas ideias completamente. Seu texto deve estar ligado desde a introdução até a conclusão. Na introdução (na frase do meio dela) você tem que dizer, de uma forma rápida, tudo o que você vai falar nos desenvolvimentos, mas então, como fazer isso? A resposta é: palavras-chave. Use palavras-chave para colocar na introdução que remonte as ideias do D1 e D2. Ex: negligência governamental e problematização do meio ambiente. Esse exemplo foi do que você poderia ter colocado na introdução que você retoma no D1 e D2
    *Na sua redação, a maior parte das informações não foram devidamente desenvolvidas e algumas ainda foram pouco exploradas. Por isso, lembre-se: sempre que inserir uma informação na sua redação, certifique-se de que ela está bem desenvolvida. Isso quer dizer que não basta fazer afirmações soltas, mostre o porquê de elas estarem em seu texto. Exemplo disso é o tópico frasal que você colocou uma afirmação e depois colocou uma citação, aquilo são frases soltas.
    * Quando estiver fazendo os desenvolvimentos, faça as seguintes perguntas: o q, pq e idai

    • 1
  5. Na introdução eu vi que vc só citou sua tese, vc deve citar os dois argumentos.
    D1- não é mais recomendável usar primeiramente como conectivo, recomendo usar Sob esse viés ou Covém lembrar. Outro ponto que vale ressaltar é o tópico frasal que vc não colocou no início de parágrafo. Ademais, faltou sua argumentação, porquê vc apenas colocou o dado mas a argumentação ficou vaga.
    D2- faltou vc colocar algum dado ou opinião de um especialista para confirmar a sua ideia.
    Proposta de intervenção: vc deve retomar a tese no início do parágrafo.

    Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta(120)
    Competência 2 – Compreensão da proposta (200)

    Competência 3 – Selecionar, relacionar argumentos(160)
    Competência 4 – Demonstração de conhecimento para a construção da argumentação(160)
    Competência 5 – Elaboração de propostas de solução para o problema(160)
    Nota:800

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.