Iniciante

Tema: Medidas para o enfrentamento da violência doméstica

  • 0

Ao se pensar a respeito da violência doméstica, podemos contextualizá-la a partir do conceito de poder simbólico de Pierre Bourdieu, legitimando a violência como aquela constituída no poder de impor dominação através de instrumentos de conhecimentos e comunicação. Compreende-se que hodiernamente os casos de violência doméstica sofreram um aumento devido a pandemia da Sars-COV-2, segundo o Ministério da Mulher. Esse fato demonstra não só como as mulheres estão desprotegidas pelo Estado mas ainda em como o medo de denunciar seus agressores inibe suas ações. Dessa forma, é necessário discutir sobre as medidas para o enfretamento da violência doméstica e seus reflexos na sociedade brasileira.

Antes de tudo, sabe-se que desde o início dos tempos as mulheres são vistas como objetos e propriedade do homem devido a uma sociedade extremamente machista. Como referência, tem-se a sociedade ateniense que educavam as mulheres para serem submissas aos homens e aos seus serviços domésticos. Com esse pensamento arcaico muitas mulheres na atualidade sofrem violências físicas e psicológicas, e por consequência, são ameaçadas não só caso procurem ajuda mas também se tentarem denunciar seus parceiros. Todavia, quando conseguem, seu pedido de socorro é omitido devido a morosidade do Estado em suas medidas protetivas. Destarte, torna-se primordial uma ação eficaz dos governantes em prol de uma ajuda rápida e bem sucedida à mulher.

Além disso, diante a violência dos homens, as mulheres constroem uma cultura do medo, no qual possuem pânico de se expressarem por estarem sob ameaças constantemente. Essas mulheres não somente criam crenças de que seu parceiro irá mudar, mas também tentam tolerar ao máximo as agressões por desejarem manter o núcleo familiar. A partir da concepção de violência simbólica proposta por Bourdieu, é possível entender como se reproduzem tais práticas violentas diluindo-se no cotidiano, em que as mulheres, às vezes, não se percebem como vítimas de violência, sentindo-se merecedoras de tais atos medonhos.

Portanto, para medidas profiláticas acerca dessa premissa, o caminho parece ser uma difícil – mas não utópica – revisão de valores, possível através de pequenas mudanças na educação. Torna-se então necessário o Estado, juntamente com o Ministério da Mulher, dispor uma ação mais rápida em atender vítimas de violência doméstica, a fim de evitarem finais catastróficos com as mulheres e protegê-las do perigo eminente que as afligem. Também cabe a mídia, com seu intuito de informar, colocarem propagandas em canais de televisão, dando informações sobre o disk denúncia 180 e auxiliando-as a procurarem uma delegacia mais próxima. Dessa maneira, será possível punir seus agressores  com o intuito de que este seja o início do fim.

Compartilhar

4 Correções

  1. Oii :)
    A sua redação está boa, mas está muito longa, cuidado com isso. Mas, os argumentos estão bons porém achei que faltou um pouco mais de detalhamento sobre o assunto. Faltou um pouco de concordância tbm. Mas em geral está boa!!
    Continue escrevendo porque é com a prática que vai melhorando!!
    Eu sou só uma vestibulanda e não sei se vai estar totalmente correto, mas espero ter ajudado :)
    NOTA: 750

    • 1
  2. A primeira coisa que quero ressaltar, antes mesmo de ler a redação é o número de linhas, cada parágrafo tem mais de 8 linhas, se for realizar uma prova como o ENEM, se sua redação tiver mais de 30 linhas ela nem será lida, mas zerada na hora.

    Dica: tente reduzir um pouco a introdução e a conclusão, tendo no MÁXIMO I- 7 linhas, D1- 8 linhas, D2-8 linhas e C-7linhas

    (agora eu já li)

    O texto está ótimo, bem construído, com alguns erros de ortografia, como a falta da vírgula antes do “mas” no 2º parágrafo, mas no geral são mais algumas palavras q seria bom substituir, como devido e alguns problemas de concordância.

    O maior problema entretanto é na conclusão, pois o resto d texto (pelo menos ao meu ver, pq não entendo muito d tema, me desculpe) está bom, embora um pouco grande, o q deixa um pouco confuso

    Vc falou dos problemas para denunciar por causa do medo e a necessidade de reeducação, mas logo depois não concluiu a ideia, vc descontinuo esta e falou d carência de um atendimento mais rápido as ocorrências.
    Faria mais sentido s tivesse invertido e colocado a próxima, quando vc fala d mídia, primeiro e continuar expondo acerca da mudança na educação e n necessidade d denunciar.

    Uma sugestão seria as escolas, pois ao falar d educação nada melhor d que estas, modificarem, por exemplo, as aulas d sociologia para informar um pouco desta problemática e os impactos d violência para a mulher (até pq isto se inicia cada vez mais cedo, assim como o namoro e o casamento).

    N geral gostei d sua redação, da temática e d estrutura do texto, só teve alguns deslizes neste, mas vc escreveu bem.

    • 1
  3. Primeiras considerações: Seu texto está muito grande, o número de linhas ultrapassa o número “30”, que normalmente em vestibulares como o ENEM é o máximo possível. Fora que, quando a redação excede o número de linhas permitidas o corretor nem lê a sua redação e zera automaticamente, ouu a redação é corrigida descontando as linhas de baixo pra cima até chegar no número de linhas permitido.

    C1: 150. Erros quanto ao posicionamento da vírgula nos lugares corretos. E erro de concordância. Estude sobre concordância verbal e nominal, e regência verbal.
    C2: 180. Gostei do uso de conectivos. Senti falta de um repertório sociocultural para dar consistência nos seus argumentos.
    C3: 180. Suas ideias são boas porém você não as conclui.
    C4: 190. Você jogou várias ideias porém não trabalhou e nem desenvolveu de forma clara.
    C5: 200.

    • 0
  4. Gente, antes de passar um texto para cá, primeiro eu escrevo num papel modelo redação do enem. Quando eu tenho muita coisa para falar, reduzo a letra porém deixando-a legível. Então o que eu passei para cá foi exatamente o que está na folha de “rascunho”.
    Agradeço as indicações, acho que posso reduzir um pouco a quantidade de informações e elaborar apenas uma ou até no máximo duas ideias nos desenvolvimentos.
    Na conclusão acho plausível trazer a escola já que usei o meio educação.
    É um tema bem cheio de ideias, dividir elas se torna benéfico na hora da correção. As notas em cada competência são 40, 80, 120, 160, 200 :)

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.