Mestre

Tema: Manipulação do comportamento de usuário pelo controle de dados na internet (ENEM 2018)

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A cada dia, um enorme contingente da população mundial é bombardeado por um número inconcebível de informações. Tal situação pode ser exemplificada pelo YouTube, o qual mostra às pessoas o que elas desejam ver, fortalecendo a indústria cultural, criticada por Adorno e Horkheimer, sociólogos da Escola de Frankfurt. Assim, esse controle de dados que fornece entretenimento prende os indivíduos em “bolhas sociais”, alienados de sua realidade, configurando um problema de escala global que necessita, primeiramente, ser combatido no cenário nacional. Para tal, torna-se necessário compreender como a atual conjuntura foi formada e quais são os seus impactos no comportamento dos brasileiros.

Nesse sentido, a causa da conjunção apresentada é o interesse de grandes empresas em obter lucro através da internet. Nesse caso, a fabricação de entretenimento objetiva reter usuários para concretizar a monetização dos anúncios. Porém, a população é posta como coadjuvante desse processo, tornando-se alienada quanto a assuntos de relevância social ao preferir (ou ser influenciada a) consumir produtos midiáticos, postagens e vídeos, que tragam tão somente uma pausa em sua rotina estressante, em uma paráfrase contemporânea da alienação sofrida pelo proletariado, retratada por Karl Marx há mais de um século.

Além disso, o controle de dados por parte das entidades sediadas na internet induz consumismo e ocasiona decréscimo na saúde mental das pessoas. Com efeito, nota-se em redes sociais, como o Instagram, a busca por corpos e vidas idealizados, inatingíveis, não passando de uma sociedade do espetáculo, conceituada por Guy Debord. Porém, por mais que essas tecnologias estejam cada vez mais presentes na socialização dos indivíduos, o sociólogo Durkheim já ressaltava a autonomia destes como motor de mudanças sociais. Apesar dos algoritmos, o uso que os sujeitos fazem do espaço virtual pode evitar os malefícios acima expostos.

Portanto, é imperativo formular estratégias que revertam a manipulação de comportamento sofrida pelo povo brasileiro em decorrência do controle de dados. Para tal, as escolas que, afinal, são as responsáveis por grande parte da socialização e formação (ou omissão) do senso crítico, podem integrar as tecnologias no âmbito de ensino. Isso seria feito por intermédio de verbas provenientes do Ministério da Educação para compra de dispositivos e capacitação de profissionais, a fim de que as novas gerações não sejam marionetes no palco ou pior, na plateia da sociedade do espetáculo.

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5 Correções

  1. Redação perfeita!
    Ótimas argumentações, que aliás foram bem sustentadas, tópicos frasais, conclusões de parágrafos, uso de diversos conectivos, tudo conversa muito bem no seu texto, que no final o quebra-cabeça fica completo, com a proposta interligando com suas teses. Parabéns, acredito que seria nota 1000 – 980.

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  2. Pontos positivos: seu texto demonstra uma escrita produtiva e ajustada e é interessante a forma como você organiza cada parte dele, com uma excelente introdução, contendo: contextualização, tese e antecipação de argumentos, bem sólidos. Ainda , nos dois parágrafos de desenvolvimento é possível oberservar que você consegue sustentar de forma objetiva os argumentos apresentados no início do texto , com: tópicos frasais; contendo a apresentação dos argumentos, um porquê; com a explicação do argumento, uma análise da forma como o assunto anunciado impacta a vida social e a grávida desse impacto. Também é possível oberservar o uso de conectivos que interligam as partes da sua redação. E por fim você apresenta um ótimo projeto, contendo uma abordagem completa sobre o tema e com repertórios diferenciados que se ligam diretamente com o assunto.

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  3. pontos positivos: ótimos tópicos frasais
    uso de diversos conectivos
    argumentos fortes e bem estruturados
    apresentou grandes conhcecimentos
    Observação: ocorreu o uso de porém 2 vezes, poderia ter modificado para outro conectivo adversativo, como contudo, todavia etc.
    C1 200
    C2 200
    C3 200
    C4 200
    C5 200

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  4. pontos positivos: ótimos tópicos frasais
    uso de diversos conectivos
    argumentos fortes e bem estruturados
    apresentou grandes conhcecimentos
    Observação: ocorreu o uso de porém 2 vezes, poderia ter modificado para outro conectivo adversativo, como contudo, todavia etc.
    C1 200
    C2 200
    C3 200
    C4 200
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  5. Portanto, é imperativo formular estratégias que revertam a manipulação de comportamento sofrida pelo povo brasileiro em decorrência do controle de dados. Para tal, as escolas que, afinal, são as responsáveis por grande parte da socialização e formação (ou omissão) do senso crítico, podem integrar as tecnologias no âmbito de ensino. Isso seria feito por intermédio de verbas provenientes do Ministério da Educação para compra de dispositivos e capacitação de profissionais, a fim de que as novas gerações não sejam marionetes no palco – ou pior, na plateia – da sociedade do espetáculo.

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