Tema: Maneiras de reduzir a segregação urbana no Brasil

  • 3

A segregação é um processo socioeconômico e cultural que diz respeito a perca de contato entre grupos sociais dentro de um espaço urbano. Esse problema tem causas históricas como a reforma do Prefeito Pereira Passos que promoveu políticas públicas na tentativa de reurbanizar a cidade do Rio de Janeiro e acabou gerando um grande deslocamento de indivíduos para as favelas e cortiços no ano de 1904. Desse modo, a segregação urbana no Brasil ainda é um problema atual visto que, é causada majoritariamente pelo histórico de exclusão das classes minoritárias e por um aprofundamento da desigualdade social.

É cabível salientar que, a revitalização do espaço urbano pode expulsar os indivíduos mais pobres e promover a elitização do espaço urbano. As novas construções de obras e o aumento do preço de aluguéis nas grandes cidades acaba favorecendo somente as pessoas com melhores condições financeiras dessa maneira, os que são expulsos tendem a se concentrar nas favelas e periferias literalmente marginalizados às margens da sociedade.

É indubitável que quanto mais segregado o espaço urbano, piores são os índices de repressão contra o descontentamento das classes menos privilegiadas e obviamente a segurança pública é afetada em um país que é desigual. Os direitos dos cidadãos infelizmente só está no papel pois, na prática são severamente violados. É notório que o cidadão deve ter acesso à moradia pois, o sociólogo Thomas Humphrey Marshal já afirmava que os mesmos devem gozar dos direitos e saber exercer os deveres.

Destarte, algo precisa ser feito com urgência para amenizar a questão. Logo, o Ministério da Economia em parceria com o Ministério da Cidadania deve promover políticas públicas de construção, como a ampliação do Minha Casa, Minha Vida ou então se inspirar no governo Francês na utilização de imóveis ociosos e fechados e destiná-los à população mais carente, majoritariamente imigrantes. Nesse sentido, o fito de tal ação é eliminar a exclusão das classes minoritárias e a desigualdade social. Somente assim, os deveres, como afirma Thomas Humphrey Marshal em seu conceito de cidadania será efetivado e a segregação urbana no Brasil será gradativamente erradicada.

Compartilhar

2 Correções

  1. Achei a argumentação válida, e interessante. Porém, há muitos erros de concordância e pontuação, principalmente. Atente-se ao uso da vírgula, há lugares em que o uso delas é essencial para manter o sentido.
    O uso de conectivos está bom, mas não impressionante, procure variá-los, são eles que dão fluidez ao texto.
    Por fim, a conclusão está excelente, e a proposta condizente com o tema. Porém, procure não fazer uma citação ao fim dela, tente adicioná-la no seu desenvolvimento e somente retomá-la ao fim do texto. Outro ponto que achei empobrecer um pouco a sua proposta, foi o fato de você mencionar “o direcionamento dos imóveis ociosos majoritariamente para imigrantes” (como eu disse, a vírgula pode ter mudado o sentido, e foi isso que deu para entender), sendo que no Brasil nós já temos muitos cidadãos morando nas ruas, sem abrigo.
    É isso, espero ter ajudado!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.