Conscientização e educação
Segundo o filósofo francês Michel Foucault, “o novo não está no que é dito, mas no acontecimento de sua volta.” Logo, como evitar a proliferação dos lixões no Brasil, enquanto ocorrem problemas como a maneira incorreta de destinação destes, por uma parte da população, e a falta de uma infraestrutura para o cuidado final dos resíduos.
Primordialmente, o país é composto por cidadãos, esses formulam a sociedade, além de serem os principais responsáveis pela maneira correta do descarte do lixo. No entanto, existem muitos cidadãos que não seguem a ética da sociedade, assim acabando por despejar e fazer o mau despojamento daqueles materiais, proporcionando por exemplo enchentes, devido os esgotos estarem sobrecarregados. Dessa forma, antes de cobrar das prefeituras o cidadão deve se conscientizar sobre os perigos que aquele mau hábito gera, isso auxilia na formação dos lixões, fora a penalização se necessário for para esses.
A estrutura básica de controle dos resíduos no Brasil, ainda tem uma forte tendência ao uso de lixões. A Associação Brasileira das Empresas de Tratamento de Resíduos Sólidos e Efluentes (Abrete), demonstrou que cerca de 2,7 mil cidades, os resíduos são incorretamente levado a lixões, isso causa muitos problemas como a poluição do lençol freático pelo chorume. Assim, a falta de um sistema para armazenamento, acaba por piorar poluições, sendo responsabilidade do Estado fornecer uma infraestrutura que lide com a retenção daqueles.
Portanto, o Estado deve usar o Ministério do Meio Ambiente para expandir os aterros sanitários no lugar dos lixões, evitando danos ambientais. Bem como, pelo auxílio da mídia, informar os problemas públicos e transtornos ambientais que descartar o lixo erradamente promove, assim, criando uma sociedade pautada na conscientização e educação.
VitoriaMB
Olá!
C1: Domínio da língua portuguesa: Você deve mostrar que possui bons conhecimentos da língua portuguesa na modalidade formal. Nota: 160
C2: Compreensão da proposta: Você deve demonstrar que compreendeu e definiu o recorte temático apresentado. Nota: 160
C3: Organização e defesa: Você deve fazer um projeto de texto, que consiste em planejar o que vai ser escrito, que argumentos serão utilizados, o momento de apresentá-los. Nota: 160
C4: Conhecimentos linguísticos e argumentação: Você deve entender bem os conectivos (conjunções, advérbios, locuções, preposições, etc.) e a função de cada um deles com certeza será proveitoso para deixar seu texto ainda mais coerente. Nota: 160
C5: Proposta de intervenção: Você deve apresentar soluções para o que foi abordado, isso tudo tendo em conta aspectos como a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural. Nota: 160
Nota final: 800, a nota é apenas simulação, para uma nota exata é necessário de um profissional para avaliar.
IsabellaLucTav23
C1- Sua redação possui poucos erros ortográficos, mas erros consideráveis de sintaxe, o que comprometeu a coesão do texto. Nota: 140
C2- Você compreendeu bem o tema, mas em certos momentos, deu fuga tangencial. A exemplo do seu repertório ( ele fala sobre o novo, agir melhor, o que possui relação com a necessidade da melhora do comportamento em sociedade, mas quando você explicou, não ficou claro e deixou a informação evasiva). O seu título “Conscientização e Educação” também não possui relação direta com o tema. Lembre-se que é “Lixões Urbanos: Uma questão socioambiental”. Nota: 160
C3- Sua introdução está boa, você utilizou repertório sociocultural, mas busque relacionar-lo melhor ao tema. Ademais, sua tese está boa, e demonstra bem seu posicionamento, busque explorar melhor os dados para desenvolver o argumento. Nota: 160
C4- Você possui conhecimento acerca dos conectivos. , contudo, falta-lhe o conhecimento acerca de como utilizar esses recursos a fim de promover coesão para seu texto. Ele possui muitos períodos soltos.
Nota: 120
C5- Detalhe o meio como o Ministério do Meio Ambiente poderia atuar (de onde viriam as verbas para a criação dos aterros sanitários, por exemplo). Explore melhor seu argumento e diga quais os efeitos na sociedade caso sua sugestão fosse adotada. Ademais, você usou “portanto” (conectivo de conclusão) para iniciar o parágrafo, deixando a informação solta, sem coesão. Sugiro que tente sintetizar o tema em três linhas, no máximo, para retomar o que foi dito ao longo do texto. Nota: 120
Nota: 700
Bom, sua redação possui uma ótima seleção de conteúdo, dados e informações. Eu diria que o que precisa ser mais desenvolvido é a sua coesão textual e tudo o que diz respeito a estrutura.
Seu texto possui longos períodos, dificultando o corretor a retomar o que foi dito. Quanto aos argumentos, estão suficientemente bons! É só questão de organização mesmo.
Veja que apesar da ótima proposta de intervenção, ela ficou incompleta. Busque se perguntar : Quem?, o que?, como?, para que que? O que vai causar e o detalhamento.
Eu aconselho você a treinar o mesmo tema visando esses pontos, principalmente. Bons estudos!
raynecrs
Bom, achei muito boa sua redação, mas nem tudo é perfeito certo?
Domínio da norma padrão da língua portuguesa. (vc redigiu muito bem, se atente ao uso de palavras “difíceis”, quando agente corrigi redações é de costume ver pessoas com o mesmo costume). Tirando isso eu avalio em (180).
Compreensão da proposta de redação. ( vc colocou fatores impostantes, com isso equilibrou a redação, mas pecou ao colocar muita informação. Nota (160)
Seleção e organização das informações. ( Atente-se mais a esse quesito meu bem. Coloque as informações organizadas e em cada paragrafo. Nota (160)
Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. (Vc argumentou muito pouco. Coloque mais sua opinião de forma trancada, ou seja, sem dá na vista que é vc que está falando). Novamente, a norma culta nem sempre é necessária. Nota (160)
Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos. ( Nossa, achei muito boa sua proposta, entretanto, não deixe evasiva e explore mais os Governos que iram investir nesse combate OU na causa. (180).
ESPERO TER AJUDADO, QUALQUER DÚVIDA ME CHAMA NO CHAT.