Os quadrinhos de super heróis permitem a consumidores globais apreciarem um pedacinho da experiência da invisibilidade, ideia do imaginário popular representada em personagens fictícios como o Homem Invisível. No mundo real, o universo fantasioso se identifica com uma problemática que prevalece na vida de vários brasileiros, a invisibilidade social por falta de registro civil, perdurada por: Falta de acessibilidade aos órgãos responsáveis pela emissão dos documentos e pela constante negligência estatal.
A priori, é importante ressaltar que o problema da falta de acessibilidade se interliga com a negligência estatal. Uma vez que, segundo a Constituição, é direito do cidadão a cidadania e o responsável por isso é o próprio estado. Lamentavelmente, populações mais carentes, como os sertanejos, e os ribeirinhos, no Amazonas, são somente alguns dos mais afetados pela deficiência estrutural, uma vez que é necessário cruzar quilômetros para chegar ao cartório mais próximo.
O segundo ponto a destacar é a péssima infraestrutura de logística oferecida. Andar por estradas esburacadas, se valer de transporte de baixa qualidade e realizar travessias perigosas por rios são alguns dos passos que devem ser realizados por brasileiros interessados em algo que, além de ser um direito deles, deveria ser simples e rápido, mas não é. Tudo isso ocorre no Brasil, lugar no qual, segundo estudos, é um dos países que mais cobram impostos do mundo.
Diante dos fatos apresentados é conclusivo que a petição popular, através de protestos pacíficos e pela internet, à Secretaria de Cidadania é imprescindível para que haja uma mudança. Melhorias nas condições de transporte, encaminhamento de funcionários públicos até a população que carece desse serviço para que se possa realizar o ato de registro e a implantação dos órgãos competentes em tais regiões são opções para a resolução da problemática, para que se possa sair assim da invisibilidade.
Maxwell_1829Iniciante
TEMA: INVISIBILIDADE E REGISTRO CIVIL: GARANTIA À CIDADANIA NO BRASIL. (Estilo ENEM pessoal, por favor)
Compartilhar
TaináRinconVianês
Introdução:
Muito boa a relação com os quadrinhos
Desenvolvimento:
O D1 ficou muito bom, mas o D2 ficou um pouco confuso
Conclusão:
Obedece aos itens necessários para sua constituição
Comentário geral:
– Alguns desvios gramaticais
– Bom repertório
– Tese clara
– Defesa da tese durante todo o texto
– Mas a organização da conclusão ficou um pouco confusa
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 120
Competência 4: 160
Competência 5: 120
Total: 760
[email protected]
Excelente texto, tenho apenas algumas observações:
• Existem alguns desvios gramaticais.
• Você argumenta bem, mas senti falta de alguns repertórios mais produtivos.
• A conclusão me pareceu um pouco confusa.
C1: 160~120
C2: 200~160
C3: 160~120
C4: 200
C5: 160~120
TOTAL: 880~720
………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….
AlisonRoberto
Há alguns erros gramaticais.
Tem-se repertório sociocultural válido
Os argumentos estão um pouco superficiais
Presença constante de conectivos
Proposta de intervenção com ausência de alguns elementos
160
200
160
200
120
840
……………………………………………………………………………………………………………………………………….
AnthonyViana
Vamos lá Maxwell,
Está nítido na sua redação o seu posicionamento correlação as injúrias causadas pela falta de acessibilidade à cidadania no país, pode-se perceber também que você conhece a estrutura do modelo de redação ENEM, utiliza bem os conectivos e elabora uma boa proposta de intervenção;
O eu-lírico traz algumas temáticas exteriores ao texto mas tente fornecer outras variadas relações de sentido ou dados para enriquecer a sua abordagem – repertório cultural conta muito em relação à nota -, e cuidado com as repetições, a palavra “invisibilidade” por exemplo foi citada 3 vezes…
Não se preocupe, o aperfeiçoamento virá com a prática, espero que tenha gostado da correção!! S2
AllanSotero005
https://docs.google.com/document/d/18obg2f5lLcT0Savsohi00mXLq0bsjTZq/edit?usp=sharing&ouid=101780046839169140244&rtpof=true&sd=true
mandei num documento tudo bem certinho. espero que goste.
Irei encher aqui pra dar 300 caracteres: vjanvjn dfakjvnjakdfnv jadnvujadfnvujadnvjansdvjkanhjkgnakkalsdjgioadfhguafdjgfdgidjfgidojbisdojfgijviadfbfgf dhgjn ghyjn yrjnhtryunhgbfdv l,kyjmtnhbgvfcdsxlyykmujtnhbgvfcdxsi,kmunjyhbtgvrfcedxsi,kmyujnthbrgvfcdx
Bárbaraborg
Oii, espero ajudar um pouco.
Introdução: gostei bastante, mudaria:’ ‘’egistro civil, perdurada por: Falta de’’ Um ponto no final de “civil” deixaria a tese( com os argumentos) mais explicito -mas é apenas uma dica-.
Desenv.: Para ter uma maior conexão a 1 causa usada na introdução ( infraestrutura ), poderia ser falada no desenvolvimento 1. Em geral, desenvolvimento 1 = O repertório, ficou sem nexo, seria bom colocar que a Constituição diz isso, mas não é isso que ocorre (eu sei que você quis dizer isso mas ficaria bom deixar bem claro). O restante ficou muito bom.
Desenv2: parece que fugiu um pouco do tema, o qual fala sobre registro/certidão…
Na conclusão falta 3 elementos, ali se encontra o agente e a ação,somente.
Obs.: Na minha opinião, melhorar gramatica ( virgula,concordância…) , estrutura , proposta de intervenção.
Parabéns redação boa!!! Boa sorte