O Artigo 5 da Constituição Federal de 1988 assegura que todos são iguais perante a lei, sem distinções garantindo a todos, entre outros direitos, a sua liberdade de expressão. Todavia, no Brasil há uma cultura histórica de marginalização de alguns segmentos, o que contradiz com a liberdade de expressão assegurada pela lei. Além disso, os estereótipos e o preconceito com
as origens de tais segmentos, contribuem para esse cenário hodierno no país.
A priori, os estereótipos contribuem para a segregação e marginalização de crenças e segmentos, um exemplo de tais segmentos marginalizados são as religiões de descendência africana, que foram marginalizadas devido à crença predominante no país ser de origem cristã. Porém, tais estereótipos deram-se origem no período escravocrata, onde escravos africanos eram obrigados a se converterem ao catolicismo.
A posteriori, as origens dos segmentos influenciam indubitavelmente em sua aceitação na sociedade. Além das crenças de origem africana, há também a arte do grafite, que está bastante associada à cenários de crime devido ser originada, aqui no Brasil, por pessoas em processo de favelização. Isso, remete à visão equivocada e preconceituosa de que todo grafiteiro é “favelado” e todo “favelado” é bandido.
Contudo, a Secretaria Especial da Cultura – pasta do Ministério do Turismo – e o Ministério da Educação devem promover programas educativos sobre cultura e cidadania, combatendo os estereótipos e dando representatividade às origens dos segmentos e culturas marginalizadas, para que possa amenizar tais processos de segregação. Portanto, medidas como essa devem assegurar a veracidade do Artigo 5 da Constituição Federal em vigor.
dizz_bruna
Olá,vou colocar em tópicos o que achei da sua redação.
.Repetição de palavras,procure sinônimos.
.Desvio de pontuação(vírgula).
.Os argumentos do 2 e 3 parágrafo estão bons e consistentes,mas tente encontrar uma citação,um filósofo ou dado estatístico para embasá-los.Isso não é uma regra, mas ajuda bastante.
.Sua proposta de intervenção está excelente. Porém,eu acho que você poderia inverter os conectivos “portanto” e “contudo”.
.Tente trocar o conectivo do 2 parágrafo por outro,estão parecidos demais.
Fora isso, a sua redação está muito boa.Continue a escrever sempre,não pare!!😊
Guilhermecus
Introdução: faltou a bolinha no 5. “5°”. Você trouxe o repertório que é a Constituição de 88 na qual assegura direito a todos os cidadãos, detalhou muito bem e conseguiu encaixar com o tema adequadamente. Sua competência 1 está garantida.
Desenvolvimento 1: onde escravos africanos eram obrigados a se converterem ao catolicismo. Não se esqueça que o “onde” indica lugar. Você poderia ter trocado esse “onde” por “no qual”. Ex: No qual escravos africanos eram obrigados a se converterem ao catolicismo.
Desenvolvimento 2: “Posteriori” poderia ter trocado esse conectivo por outro, por que ficou parecido com o primeiro. No entanto, o assunto abordado ficou bem detalhado.
Conclusão: Muito bom, você trouxe 2 agentes nos quais são o “Ministério da Educação” e a “Secretaria Espacial da Cultura”. O meio de como deve ser o combate. Mas, esse portanto aí, ficou meio confuso. Acho que ficaria melhor no início da introdução.