TEMA: Insegurança Alimentar no Brasil

  • 0

Conforme é mostrado em muitos filmes nacionais e em nosso cotidiano a situação de pessoas de classe baixa convivem um desafio diariamente, sem saber se irão comer algo de qualidade ou sequer se alimentar em algum momento do dia e se manter constantemente saudável. A mistura de agonia e desespero não é uma questão atual, na verdade, vêm sido coberta e camuflada com informações erradas ou assuntos com peso diferente, mas que acabam sendo mais importantes da forma que a mídia a dissemina, acusando todos os afetados como se o erro pertencesse somente a eles. O filósofo conhecido Sócrates, já citou uma vez “Não vivemos para comer, mas comemos para viver”, explicando claramente a necessidade da alimentação segura e saudável no dia-a-dia.

Grandes marcas e distribuidoras desperdiçam incontáveis toneladas de alimento e restos que poderiam ser utilizados todo ano, com preços abusivos sem razão e fabricação sem cuidados. Apesar da mídia espalhar e reclamar do aumento nítido da falta de segurança alimentar, os responsáveis por isso continuam impunes e com os erros contínuos. Não sendo ao menos corrigidos, os autores e donos de fábricas permanecem afetando as classes menores, principalmente, os indivíduos em condição de rua que, como válvula de escape, acabam ingerindo o descarte como forma de alimentação diária.

É visto em nosso cotidiano, a ida de alunos para a escola tendo como objetivo somente a alimentação, que não é oferecida em suas residências pela falta de oportunidade, cuidados e renda, e apesar disso, ainda existem problemas com a segurança dos alimentos, que nem sempre são bem armazenados e corretamente preparados. A vista grossa que o governo faz sobre esse caso é visível, a partir do momento em que períodos específicos, como na pandemia, as taxas de alimentação saudável caíram, enquanto as que mostram a falta dela e o oposto, aumentaram. A diminuição do preço de alimentos perto do vencimento e que claramente não são seguros de se ingerir acabam atraindo o público sensível, que visa manter a si mesmos e a família alimentados diariamente, não se importando com as circunstâncias que esse alimento foi adquirido. Órgãos de saneamento básico devem ser mais rígidos ao verificar a segurança dos depósitos e fábricas industriais aonde diversos alimentos são preparados e embalados para a venda, confiscando sua qualidade e distribuição segura. Além da sugestão de preço para cada categoria, sem exageros para não levar o comércio ao prejuízo.

Portanto, fica claro que, com aumento de cuidado de órgãos públicos e gerenciamento bem feito de preços e qualidade, a segurança da alimentação de vários indivíduos pode ser melhorada se confiscada e melhor avaliada, além da distribuição correta destes itens.

Compartilhar

3 Correções

  1. Na introdução faltou a contextualização para o Brasil, você não mencionou como ocorre a problemática no nosso pais, não é regra, mas é recomendado começar com o próprio repertório, e finalizar com as suas duas teses.
    Os desenvolvimentos precisam começar com conectivos, e com o tópico frasal. Adicione repertórios socioculturais nos desenvolvimentos e a consequência desse problema para sociedade ou individuo.
    Na sua proposta de intervenção falta reafirmar o problema, destaque mais quem irá realizar a solução, como irá fazer isso e por qual proposito. Escreva algum detalhamento.
    Seus argumentos tem sentido e correspondem com a a temática, falta aprimorar a estrutura da sua redação

    Suas ideias estão boas! Boa sorte ;)

    • 1
  2. Vou tentar corrigir sua redação.

    – Faltou a virgula depois de “cotidiano”, na introdução
    – O correto é vêm “sendo” e não “sido” na 4 linha
    – Seu desenvolvimento 2 ficou muito longe, poderia ter divido ele em 2 parágrafos, ou então aumentado o Desenvolvimento 1;
    – Sua conclusão ficou boa, porém muito curta, é importante trazer a tona um resumo do tema, soluções quanto a “Quem”, “Porque”, “Como”, e por fim uma frase de efeito se possível.

    Texto muito claro, e coeso. Parabéns.

    • 1
  3. Percebi a falta de repertório, invés de argumento! Seu argumento é pertinente, falta também alguns detalhes na sua conclusão, tome cuidado, faça devagar, um aconselhamento… Faça índice de intervenção que eles te ajudam muito pra fechar a competência 5! De geral, mandou bem, você consegue aponta com firmeza os empecilhos e quem são os responsáveis.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.