No filme “Mais que vencedores” (2019), a avó da atleta Hannah Scott trabalha para cuidar da neta que perdeu os pais quando era pequena. Fora da ficção, boa parte dos idosos também têm que trabalhar para sustentar suas famílias. Contudo, eles estão enfrentando dificuldades para entrar no mercado laboral tanto pela falta de vagas quanto pela negligência do Estado.
A princípio, vale ressaltar a discussão sobre as escassas oportunidades de ofícios para idosos. Diante disso, vê-se que a Terceira Revolução Industrial ocasionou o desemprego estrutural (substituição de pessoas por máquinas), assim como no mercado de trabalho hodierno os idosos não estão sendo contratados porque as empresas preferem pessoas mais novas e enérgicas. Dessa forma, observa-se a necessidade de garantir, por lei, vagas para idosos no ambiente laboral.
Além disso, é preciso abordar acerca do descuido que a administração federal tem em questões que envolvem a população geriátrica. Assim, é possível constatar que, mesmo com o Estatuto do Idoso estabelecendo a obrigação da família, da comunidade e do Poder Público em efetivar algumas garantias às pessoas com 60 anos ou mais, como o direito à vida, à alimentação, à saúde e ao trabalho, na realidade isso não acontece. Por isso, é necessário que o Governo, de fato, preserve o idoso no mercado de trabalho para exercer sua função estabelecida no Estatuto supracitado.
Portanto, urge findar os óbices que impedem o idoso de participar do ambiente laboral. Para tal fim, o Poder Legislativo deve criar um projeto de lei que reserve um número de vagas aos idosos em empresas do país. Essa lei deverá ser fiscalizada por agentes municipais e quem não a cumprir poderá ser multado. Dessa maneira, os indivíduos com 60 anos ou mais estarão devidamente inseridos no mercado de trabalho.
Matheus Oliveira Higo
Boa noite!!!
Me desculpe a demora,mas estou aqui para devolver sua correção!!!
Muito obrigado por sinal.
Farei a correção por google docs com o fito de te ajudar a melhorar :D
C1-160: Poucos desvios gramaticais, mas foram mais de 3
C2-120: Falta de repertório
C3-120: A falta de repertório gera brechas na argumentação.
C4-160: Repetição de alguns conectivos.
C5-160: Faltou como essa ação será feita: Modo/meio
NOTA:720
Link google docs:
.
.’
https://docs.google.com/document/d/1_wR2yjlfdMhJ2inNUIe-ZudxeHOBuBkxTyTRpdWNdnU/edit?usp=sharing
stellasoares
Competência 1: entre 160-200, não posso afirmar com absoluta certeza pois não tenho conhecimento aprofundado em letras. De acordo com meus conhecimentos, não percebi nenhum desvio gramatical.
Competência 2: 200 em 200: Você utiliza vários repertórios socioculturais e todos são produtivos, ou seja, todos são relacionados ao tema desenvolvido. Mostra conhecimentos históricos e cinematográficos.
Competência 3: 200 em 200: Você desenvolve muito bem a temática proposta, de forma coerente e organizada. Seu projeto de texto está bastante claro, tese bem definida e argumentos principais bem delineados.
Competência 4: 200 em 200: Você faz uso de um leque variado de elementos coesivos intra e interparágrafos, garantindo, dessa forma, a nota máxima nesta competência: portanto, além disso, dessa forma, contudo, etc.
Competência 5: 160 em 200: Você apresenta a P. I. incompleta: agente (poder legislativo), ação (criar projeto de lei), modo (como?), efeito (que reserve um número de vagas aos idosos em empresas do país) e detalhamento (Dessa maneira, os indivíduos com 60 anos ou mais estarão devidamente inseridos no mercado de trabalho.).
Nota final: 960+ (depende ainda da norma padrão, pois, caso haja algum desvio a pontuação diminuiria).
TiagoNLima
Olá, seu texto está bem estruturado, cumprindo com todos os requisitos do texto dissertativo, observo poucos erros de grafia e um bom domínio do assunto. o que enrique o texto com dados que ajudam na compreensão do tema.
Sua proposta de intervenção responde à todas as perguntas necessárias (agente, ação, modo, e finalidade) além de uma boa integração entre todas as partes do textos. continue assim.
Acredito que sua redação tire ao menos 800 ponto, mas você pode ir mais longe e chegar ao 1000.