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Tema: inclusão e exclusão social

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Ao decorrer do processo de formação da sociedade, fica claro a problematização da exclusão social. Na série de livros “Divergente”, nota-se a formação de grupos sociais, que são originados a partir de um teste vocacional, no qual determina sua posição de vida. No entanto, existem aqueles que não têm facção, uma vez que, de acordo com a narrativa, não se encaixam em nenhuma corporação. Fora da ficção, é evidente que o cenário retratado nas páginas pode ser relacionado aos dias atuais: a exclusão social é o afastamento e a privação de indivíduos da sociedade, causada não só pela falta de oportunidades, mas também pelo preconceito, que, por conseguinte gera a injustiça social.

Em primeira análise, a falta de oportunidades deixa transparente a presença da desigualdade na população. Durante a Revolução Industrial, é demonstrado a intensificação da desigualdade social, na qual causa a nitidez das inequações entre grupos culturais, visto que as diferenças são perceptíveis pelos bens de uma pessoa, e que a Revolução Industrial aumentou a produção de bens. Paralelamente, a translucidez do contraste da sociedade faz com que haja o afastamento de indivíduos em uma comunidade, gerando a exclusão de agrupamentos, em virtude da escassez de igualdade de direitos. Entretanto, a problematização da privação cultural acentua as injustiças sociais, diminuindo as oportunidades para as classes injustiçadas.

Ademais, o preconceito é o pensamento precoce a respeito de alguém, que gera um sentimento de restrição causando, desta forma, injustiças sociais. Segundo Martin Luther King, ativista americano, “a injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça de todo lugar”. Sendo assim, a frase deixa evidente que uma atitude de iniquidade ameaça toda a sociedade, tendo em vista que pode afetar pessoas que, associadamente, se identificam com a vítima de preconceito, causando não só privação de pessoas, mas exclusão de grupos sociais. Todavia, incluir indivíduos distintos na sociedade aumenta a variedade de pensamentos, levando a uma aprendizagem e evolução individual.

Portanto, é mister que o regime brasileiro tenha atitudes que melhorem o cenário atual. Para aumentar a inclusão social, urge que o Governo Federal crie, por meio de investimentos, mais programas de conscientização e inclusão social, assim como o Bolsa Família. Tais programas trarão a igualdade de direitos para todos os indivíduos, que lado a lado, necessita de apoio da população para grupos excluídos. Somente assim, será possível diminuir a restrição cultural, assim como nos livros “Divergente”, onde as pessoas divergentes, aquelas que se encaixam em todas as facções, seriam o meio para alcançar a paz, uma vez que por natureza o ser humano é igual, porém ele escolhe se diferenciar, determinando seu agrupamento na sociedade.

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2 Correções

  1. Oii kkk primeiro, obrigada pelo comentário :)

    Sua redação é incrível! De verdade, eu amei… Muito boa de ler hahahahaa! Minhas únicas e pequenas observações é quanto ao uso da vírgula (o “que” tem muitas particularidades em relação à função sintática, e, dependendo de tais funções, usa-se a vírgula ou não, eu aconselho a vc a dar uma frisada nessa questão para fins de aperfeiçoamento). Outra coisa, assim como na redação do seu amigo, as expressões q o INEP não considera conectivas são:
    -Em primeiro lugar/análise/plano
    -Primeiramente
    -Apriori/Aposteriori

    Pode usar? pode! mas não é o recomendável, visto que precisamos colocar, no mínimo, 10 conectivos em toda a redação.

    Outro ponto q eu queria falar é em relação à conclusão. Sua proposta está perfeita, super correta. Porém, conclusão é lugar de concluir, não se deve adicionar NADA novo, nem mesmo uma informaçãozinha adicional (que foi o seu caso, acabou por detalhar a sua retomada à obra, falando coisas que não tinha citado na introdução). Cuidado com isso, acredito q tenha sido apenas um desvio de atenção mesmo.

    E, por último, ainda na conclusão, vc usou o “onde”, este pode ser advérbio de lugar (quando indicar local) ou um pronome relativo (quando retoma a algo ja dito). No seu caso, foi utilizado como pronome relativo, então o uso ficou incorreto porque vc so vai usar o “onde” como pronome quando este retomar a um LOCAL FÍSICO, exemplo:
    – A empresa onde trabalho é ótima.

    Quando vc tiver dúvidas se o uso do “onde”, como PRONOME, está correto ou não, sempre troque por “cujo, no qual, em que, que”.

    C1: 160
    C2: 200
    C3: 200 (sua argumentação é de causar inveja)
    C4: 180 (desviozinho na conclusão)
    C5: 200
    =940 [representativa]

    Parabéns, Matheus! c escreve bem demais, viu!? amo ler redações bem feitas! sucesso. ❤️

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  2. Você introduziu a problemática sem a contextualização na primeira linha
    Ótima referência! (Filme Divergente e o uso do ativista Martin Luther King)
    C-1 (180) Demonstra domínio na linguagem culta portuguesa.
    C-2 (200) Apresentou a narrativa correta do modelo dissertativo-argumentativo, e aplicou conceitos de várias áreas de conhecimento.
    C-3 (200) Organizou e selecionou as argumentações do ponto de vista.
    C-4 (180) Demonstra conhecimento de mecanismos linguísticos necessários para a modelagem da argumentação.
    C-5 (200) Elaborou uma proposta de intervenção completa ( agente + ação + modo + meio + efeito + detalhamento) e respeitou os direitos humanos básicos.

    NOTA TOTAL= 960

    Parabéns, sua redação está excelente!!!

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