Tema: inclusão digital dos idosos brasileiros

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O filme estadunidense, O senhor estagiário, retrata uma campanha feita pela empresa para contratação de pessoas mais velhas, e a dificuldade deles com o mundo atual. Fora das telas, não é uma atividade recorrente do Brasil, pelo fato da falta de habilidades dos idosos com a tecnologia. Sendo assim, a gravam a exclusão deles na sociedade e a expectativa de já saber em manusear os aparelhos eletrônicos. 

Dá início, a vanguarda do Futurismo evidência, nas artes, a velocidade que mundo está andando. Com isso, a aprendizagem e hábitos se alterou drasticamente. No entanto, o corpo social espera que os idosos sejam aptos a dominar a tecnologia “básica” para se viver hoje. Nesta reflexão, ninguém os ensina ou tem paciência para tal, querem que acompanhem o globo sem estranhar as mudanças nos seus estilos de vida passados. 

Além disso, aumenta as perdas de oportunidade no mercado de trabalho, que já são baixas. Sobretudo, tem a cegueira moral, sendo que ninguém faz nada para reverter a situação similar a exclusão dos analfabetos na política. Haja em vista que, os mais velhos, estão tentando se encaixar no mundo atual, mas não oferecem nenhuma brecha. Assim, a ineficiência dos mais velhos com os aparelhos tecnológicos não é responsabilidade deles. 

Sabendo disso, é necessário intervir na não inclusão digital dos idosos brasileiros. Para isso, as empresas tecnológicas, poderia adicionar nos aparelhos eletrônicos um modo aprendiz que seria mostrar aos usuários como manusear elementos básicos nos aparelhos eletrônicos. Deste modo, os mais velhos aprenderiam a usá-los de uma forma autónoma, no seu tempo. Além do mais, poderia haver a conscientização pela mídia para a situação atual. Afim, das exclusões digitais dos idosos brasileiros, gradativamente, diminuir. 

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3 Correções

  1. Olá Yasmin!

    C1: Domínio da língua portuguesa: Você deve mostrar que possui bons conhecimentos da língua portuguesa na modalidade formal. Nota: 160

    C2: Compreensão da proposta: Você deve demonstrar que compreendeu e definiu o recorte temático apresentado. Nota: 160

    C3: Organização e defesa: Você deve fazer um projeto de texto, que consiste em planejar o que vai ser escrito, que argumentos serão utilizados, o momento de apresentá-los. Nota: 160

    C4: Conhecimentos linguísticos e argumentação: Você deve entender bem os conectivos (conjunções, advérbios, locuções, preposições, etc.) e a função de cada um deles com certeza será proveitoso para deixar seu texto ainda mais coerente. Nota: 120

    C5: Proposta de intervenção: Você deve apresentar soluções para o que foi abordado, isso tudo tendo em conta aspectos como a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural. Nota: 160

    Nota final: 760, a nota é apenas simulação, para uma nota exata é necessário de um profissional para avaliar.

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  2. Introdução: Para uma melhor contextualização da sua introdução, você pode associar uma informação externa relacionada ao tema. Que pode ser uma obra literária, contexto histórico ou teórico (citações de filósofos ou sociólogos) e até mesmo a letra de uma música.

    Desenvolvimento: Aqui você deve argumentar e se posicionar sobre a problemática e causa ou consequência mencionadas na introdução, além de prová-las.
    O ideal seria fazer um parágrafo dedicado a problemática, e outro para a causa (ou consequência).

    E como você pode prová-las?
    Por meio do uso dados estatísticos, fatos que ocorreram relacionados ao tema, obras literárias, contexto histórico ou teórico… Aqui fica ao seu critério.
    Seguindo isso, seu desenvolvimento ficará melhor estruturado.

    Conclusão: A conclusão segue todos os critérios obrigatórios, mas tome cuidado, como foi dito por outra pessoa: não se pode usar primeira ou terceira pessoa na redação.

    É isso, espero ter ajudado.
    :)

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  3. Oie, tudo bem? Bom, é o seguinte, segue a baixo minha avaliação. Desde já deixo claro que não sou especialista, mas tento ajudar. Bjs!

    C1- Domínio da norma padrão da língua portuguesa. (160)
    C2- Compreensão da proposta de redação. (180
    C3-Seleção e organização das informações. (180)
    C4-Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto. (160)
    C5-Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos. (180)
    NOTA FINAL (860)

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