Promulgada em 1988, a Constituição Federal prevê a todos os brasileiros o direito a educação. Nesse viés, cabe aos professores a importante missão de formar crianças, jovens e adultos leitores. Entretanto, tal formação tem sido um desafio para os docentes, isso acontece, pois há uma valorização contemporânea das mídias tecnologias, em depreciação dos livros.
Primeiramente, cabe mensurar a importância da leitura na vida dos alunos. Para isso, é fundamental recordar as palavras do filósofo Platão, ele disse: “O conhecimento imposto à força não pode permanecer na alma por muito tempo”. Consequentemente, nota-se a necessidade de instigar nos estudantes a vontade de ler, ou seja, adquirir conhecimento a partir dos livros. Desse modo, tende-se a formar cidadãos bem preparados para o mercado de trabalho e politicamente corretos para vida social.
Ademais, é imprescindível mencionar a valorização da imagem existente no século XXI. Nesse viés, ressalta-se o uso constante das redes sociais, mídias nas quais o chamado “textão” é visto como algo negativo. Tal comportamento encontra-se espelhado na vida fora da “web” e a prática da leitura fica negligenciada. Segundo o iluminista Immanuel Kant “O ser humano é aquilo que a educação faz dele”. Por conseguinte, o professor deve estimular que a Literatura seja aquilo que forma o aluno e muda a desvalorização do texto.
Portanto, infere-se a necessidade de medidas a fim de maximalizar a leitura dos estudantes brasileiros. Assim, compete ao governo por meio do Ministério da Educação – órgão federal responsável por todos os assuntos relacionados ao ensino no país – a criação de programas que estimulem a apreciação dos livros nas escolas e demais ambientes sociais. Essa ação deve ser feita com a criação de bibliotecas nas instituições escolas e praças públicas, locais nos quais os professores graduados em Letras irão realizar oficinas e momentos didáticos. Dessa maneira, espera-se que o direito à educação seja preservado, conforme previsto pela Carta Magna de 1988.
KaCa
1- Domínio da norma culta: 120
2- Compreender a proposta e não fugir do tema proposto: 140
3- Capacidade de organização… Em defesa de um ponto de vista: 140
4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 160
5- Proposta de intervenção: 140
Nota: 700
Parabéns pela redação!
cnascimento
Desse modo, tende-se a formar cidadãos bem preparados para o mercado de trabalho e politicamente corretos para vida social.
– Acredito que o termo politicamente correto seja inadequado. Pode substituir por aptos ao convívio social.
Portanto, infere-se a necessidade de medidas a fim de maximizar* a leitura dos estudantes brasileiros.