Aprendiz

Tema: importância da educação física (corrijam minha redação com base nas competências do Enem por favor)

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O filme “High School Musical”, pertencente à Disney, retrata a história de estudantes que conspiram contra uma estrela do basquete e uma aluna nova, para evitar que eles apresentem em uma peça musical, uma vez que Troy Bolton, principal jogador da escola, tinha um campeonato no dia da apresentação que poderia decidir seu futuro. Ao longo da trama, a narrativa demonstra a importância da educação física para a formação do indivíduo, por intermédio do protagonista Troy que tinha seu destino determinado pelo basquete, constituindo sua formação intelectual a partir do esporte incentivado na escola. Fora da ficção, o cenário retratado pode ser relacionado ao quadro atual brasileiro: a educação física faz-se eminente para o aprendizado, construindo a linhagem conceitual e incentivando a adaptação à realidade.

Sob esse viés, empreende-se a educação física, sobretudo nas escolas, para a criação de conceitos interligados às experiências proporcionadas por educadores, incluindo a família. Segundo C.S. Lewis, romancista irlandês, “a tarefa do educador moderno não é derrubar florestas, mas irrigar desertos”, haja vista que ao incentivar a idealização de crenças, a esperança é fortalecida pela educação. Associado a isso, está o aprendizado, encorporado pela atividade física, como essência para a materialização de ideias, visto que o esporte torna a mentalidade estável – evidenciada pela formação do caráter – que mobiliza um futuro apropriado à cada instante. Logo, a educação física se apresenta como ferramenta para a desconstrução da sociedade míope, em virtude dela proporcionar vivências que contribuem para a fundamentação de pensamentos, exercendo, dessa forma, a função de um educador moderno.

Ademais, denuncia-se a estabilidade nas áreas da vida pela prática de exercícios, dado que eles incentivam a adaptação pela bipolaridade presente no mundo esportivo. Segundo Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, “a preocupação com a administração da vida parece distanciar o ser humano da reflexão moral”, uma vez que a angústia, em contramão da conservação vital, torna as pessoas distantes da realidade da mente contemporânea, ou seja, inaptas para a constância emocional – necessária para o convívio no ambiente físico – consequente de experiências promovidas pelo ensino. De modo conjunto, a educação física promove o controle da vida, evitando não só a preocupação, mas também o afastamento da mentalidade do corpo social atual, tendo em vista que a saúde mental é importante para o sucesso profissional e sentimental. Entretanto, é preciso saber que na vida há momentos de diferentes afetos para a volta do universo ficcional, a fim de manipular a angústia.

Portanto, é mister que o Estado tenha atitudes que melhorem a estigmatização da educação física para a constituição individual. Para contornar a instabilidade da corporação do Brasil, urge que o Ministério da Educação incentive, por meio de métodos de aprendizado, a valorização do esporte para o ensino, que inclui a escrita da moral e da adaptação. Tais métodos terão incluso atividades físicas que condicionem momentos de construção, que lado a lado, necessita do apoio de familiares para a entrega de vivências. Somente assim será possível reconhecer o valor da educação física, assim como em “High School Musical”, quando Troy percebeu a importância do basquete para sua conquista particular.

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3 Correções

  1. perdão por não destacar aqui as competências do ENEM. mas achei seu texto espetacular. chega a dar gosto de ler. parabéns, de verdade. conseguirá alcançar seus objetivo brevemente.

    sou nova aqui, acabei de entrar. não sei bem como funciona, mas já corrigir algumas redações e acredito que, por isso, possa deixar uma nota aqui. por mais que seja irrelavamente por eu não ter propriedade pra isso.

    enfim, você merece 980 pontos, muito bem explicitados. parabéns, mérito seu. ❤

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  2. Boa tarde, achei sua redação muito grande, tente escrever 6-7 linhas cada parágrafo (pratique nas folhas específicas para redação, já que são menores que as folhas de caderno normais).

    A sua contextualização também ficou bastante extensa, tente resumir o máximo a história do repertório que você for usar, ex: ”O filme “High School Musical”, criado pela Studios Disney, retrata a história de Troy Bolton, uma estrela do basquete que tem que decidir entre jogar a partida que irá decidir o seu futuro acadêmico ou participar do musical da escola com seus amigos.”. Não esqueça de focar apenas no roteiro que recorre ao tema, no caso, escreva apenas sobre o personagem que participa ou sofre da problemática.
    Não identifiquei a sua tese (por mais que não seja obrigatório, isso mostra ao corretor que você planejou um texto).

    No seu D1, você trouxe um conectivo inadequado (ao invés de ”sob esse viés” use conectivos de prioridade: primeiramente, em primeiro lugar, em primeira análise, antes de tudo…). Achei seu argumento bem trabalhado mas ele está muito longo e, consequentemente, cansativo (continue fazendo dessa forma: tese, repertório, argumentação). O seu D2 contém o mesmo problema.

    Na sua conclusão você trouxe dois períodos que poderiam ser apenas um, ex: Ao invés de ”Portanto, é mister que o Estado tenha atitudes que melhorem a estigmatização da educação física para a constituição individual. Para contornar a instabilidade da corporação do Brasil…”, use ”Portanto, é mister que o Estado tenha atitudes que melhores a estigmatização da educação física. Para isso…”.
    Achei a sua ação meio fraca. O que EU faria: Urge que o Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Economia, por meio de verbas governamentais, faça a construção de quadras e centros esportivos nas escolas públicas e em locais de difícil acesso, a fim de aumentar a ação e a valorização da educação física no Brasil. Somente assim será possível contornar essa problemática.”

    Total; C1: 160
    C2: 160
    C3: 160
    C4: 120
    C5: 120
    Total: 720

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  3. Corrijam de acordo com o que cada competência cobra! Não de acordo com o que você acha melhor! O texto é extenso, mas serve nas 30 linhas de acordo com a minha letra, então não é argumentação. A tese está dividida em 2 tópicos, e é a última frase do 1° parágrafo. Meus desenvolvimentos abordam assuntos diferentes… o 1° fala sobre a construção de ideais e o 2° fala sobre a adaptação da vida, que ambos são incentivados pela educação física segundo meus argumentos. Ademais, expressões como “em primeiro lugar”, “em primeira análise” não são consideradas conectivos… o uso de “sob esse viés”esta coerente, então não procure erros onde não há. Espero que antes de corrigir e ajudar alguém você possa saber do que está falando, porque de nada adianta fazer correções incongruentes.

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