Segundo o sociólogo Karl Marx, a sociedade é capitalista e, assim, utiliza do capital para adquirir propriedade privada. Nessa perspectiva, com o passar das décadas, na contemporaneidade observou um ato compulsório de obter esses bens, ao qual se denominou consumismo. Por consequência disto, vários empecilhos na sociedade surgiram, como problemas ambientais e uma imensa estabilidade emocional. Logo, é necessário que medidas eficazes sejam tomadas.
Em primeiro plano, vale ressaltar que o consumismo gera muitos impactos ambientais. Nessa perspectiva, isso ocorre por consequência da obsolescência programada, na qual, as indústria desqualificam seus produtos a fim de obterem mais lucros e, consequentemente, venderem mais. Nesse viés, pelo fato do curto tempo de durabilidade dos mesmos, a compulsão pela compra torna-se genérica e começa a existir uma grande quantidade de lixo. Com isso, ocasiona-se vários empecilhos para a natureza, como o decréscimo de angiosperma, pois o espaço antes ocupado por ela, torna-se destino do despejo, dificultando, então, seu reflorestamento. Logo, por causa disso, a taxa de fotossíntese no planeta diminui e, de modo consequente, ocorre uma menor emissão do gás oxigênio.
Outro fator atrelado aos impactos que o consumismo causa é a estabilidade emocional. Nessa perspectiva, a neurociência explica que, com o excesso de compra, o indivíduo mostra-se satisfeito e feliz. Isso ocorre por que a hipófise estimula a formação do hormônio dopamina, o que dá a sensação de desejo. Nesse viés, a ansiedade torna-se evidente uma vez que esse hormônio é cessado e, desse modo, o indivíduo tenta obtê-lo através do ato de comprar, gerando um consumismo exacerbado. Sendo assim, utilizam a compra para obter mais felicidade e estabilidade
Dese modo, é necessário que medidas sejam tomadas para por um fim nessas problemáticas. Logo, é preciso que o Estado, financiem as industrias, prestando serviço econômicos na fabricação dos produtos oferecidos , a fim de aumentar sua qualidade e diminuir a emissão de lixos gerados pela obsolescência. Cabe ao mesmo agente, por meio da OMS e juntamente com psicólogos, disponibilizar reuniões com indivíduos que sofrem com ansiedade provocada pela compulsão da compra com a finalidade de auxiliá-los a estabilizá-la, e, assim, comprarem menos. Assim feito, será possível vivencial uma harmônica relação de consumo sem ideais de exacerbação.
LuluguEstudante
TEMA: IMPACTOS DO CONSUMISMO NA SOCIEDADE
Compartilhar
carloscruz
LÍNGUA PORTUGUESA – pontuação, sintaxe – 120
TEMA E GENERO – tema bem abordado, referências – 180
COERENCIA – autoria, e planejamento – 180
ARTICULAÇÃO – conectivos, estrutura – 140
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO – aplicabilidade e detalhamento – 100
Cuidado com a pontuação e concordância.
Procure usar conectivos diferentes no decorrer do texto.
O Estado financiar indústrias é meio intangível, de certo ponto de vista. Poderia ter usado a argumentação acerca de maior firmeza em políticas de cuidados ao meio ambiente, fiscalização, multas, etc.
Dica: crie um hábito de leitura diário, vai ajudar em tudo que está precisando.