Tema: Gravidez na adolescência em evidência no Brasil

  • 0

“Somos tão jovens”, diz Renato Russo neste trecho da música Tempos Perdidos. Trecho esse que pode ser associado aos altos números registrados de gravidez na adolescência no Brasil, pois, adolescentes são jovens demais para se quer pensar em terem filhos. Meninas de 15 a 19 anos, sem estabilidade alguma, financeira, corporal e social, não possuem condições para se gerar um filho. E isso acontece muitas das vezes por falta do conhecimento em relação ao assunto.

Por certo, essa falta de conhecimento vem por falta de comunicação com os familiares, logo que, falar de sexo ainda seja um tabu para muitas famílias. Uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde revela que 10% dos adolescentes mantinham contato com a família sobre, e que apenas 30% destes conheciam ou utilizavam algum dos métodos contraceptivos, um número muito baixo, quando vários desses métodos são disponibilizados gratuitamente em unidades básicas de saúde.

Ademais, uma menina de 15 anos ainda está com seu corpo em desenvolvimento, e uma gravidez nessa idade pode acarretar em problemas tanto para a mãe quanto para o feto. Segundo pesquisas feitas pelo Ministério da Saúde, a mãe pode contrair doenças como hipertensão e anemia durante a gestação, quanto ao feto, ocasiona má formação, levando a um parto prematuro e cesáreo, o que não é bom para a formação do bebê.

Conclui-se que, uma gestação precoce traz problemas para os tão jovens pais. Para minimizar isso, o Ministério da Saúde deve promover debates que influenciem os pais á conversarem com seus filhos sobre tal assunto, de forma clara e específica. Em conjunto com o Ministério da Educação, promover aulas com a temática da educação sexual, visando informar os adolescentes sobre os cuidados e métodos contraceptivos na hora do sexo. Desta forma, concientizando os jovens a terem uma vida tranquila e segura.

Site em que retirei a proposta: https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/redacao-para-o-enem-e-vestibular/proposta-de-redacao-gravidez-na-adolescencia/

Compartilhar

5 Correções

  1. O texto esta bem está bem estruturado, vai de acordo com a estrutura proposta pelo Enem. Percebe-se que tem domínio do assunto com boas referencias e com propostas reais de intervenção. Entretanto, possui alguns erros de acentuação e pontuação, alem disso, a introdução poderia ter sido elaborada melhor, deixando a citação para o terceiro parágrafo.
    Enfim, ótimo texto, acredito que tiraria mais de 840 pontos.

    • 1
  2. Vc escreve muito bem, parabens ! mas quero te dar umas dicas, use mais conectivos na sua redação e vou tentar te explicar uma estrutura legal na introdução, vc traz um repertorio ou alusão historica e contextualiza com a realidade, depois traz uma critica sobre assunto e apresenta 2 teses(problemas que é o que você vai falar no D1 e D2, ASSI

    • 1
  3. Olá, seu texto está bem estruturado, cumprindo com todos os requisitos do texto dissertativo, observo poucos erros de grafia e um bom domínio do assunto. o que enrique o texto com dados que ajudam na compreensão do tema.
    Sua proposta de intervenção responde à todas as perguntas necessárias (agente, ação, modo, e finalidade) além de uma boa integração entre todas as partes do textos. continue assim.
    Acredito que sua redação tire ao menos 800 ponto, mas você pode ir mais longe e chegar ao 1000.

    • 1
  4. Oiiiii, tudo bem??
    Sua redação ficou muito boa!! Mas vou te passar algumas dicas que acho que poderia contribuir para
    ficar melhor ainda , utilizar conectivos para começar os períodos, como por exemplo : esse, isso, desse modo, nesse contexto, além disso. Deixa seu texto mais completo para você garantir 200 na comp 4

    • 0
  5. Na redação do ENEM é necessário deixar claro o que vc vai tratar no texto.
    Em sua introdução vc não especificou.
    Senti falta de repertório sociocultural para enriquecer seu texto.
    Sua conclusão não está ruim,vc respondeu as perguntas que são necessárias,mas a proposta de intervenção sendo “conscientizar” é muito comum,tente ser mais original.

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.