Tema: Gravidez na Adolescência

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De acordo com a fundadora do Colégio Lúdico Anglo, Valéria de Almeida, “Nada custa mais caro que a ausência de informação”. Logo, a partir dessa afirmativa pode-se enxergar a clara realidade do Brasil, onde milhares de jovens engravidam precocemente pela falta de comunicação parental e o conhecimento que o Estado não proporciona. À vista disso, torna-se indispensável o debate acerca da problemática.

A gravidez na adolescência encontra-se extremamente presente no cenário atual de um país que enxerga o sexo como tabu. Tal fato se confirma na Campanha de Abstinência Sexual chamada de “Tudo Tem Seu Tempo”, criada pela Ministra Damares Alves, com o intuito de privar os adolescentes de usufruirem do próprio prazer sexual, o que perpetua na criação de seres desinformados e curiosos. Dessarte, fica explícito o conservadorismo político insensato, que incentivam uma absterção ilusória, ao invés de educar a juventude sexualmente para evitar uma gestação precoce.

Outro aspecto a ser levantado é  papel da família em dialogar, como também, no ensino aos filhos a respeito das relações sexuais. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a nação brasileira possui 68,4 bebês nascidos de mães adolescentes a cada mil meninas entre 15 e 19 anos. Desse modo, é viável perceber o resultado da carência do diálogo proveniente dos pais, por conta de um medo improcedente de um possível incentivo a uma prática natural.

Portanto, são indispensáveis medidas capazes de mitigar a temática abordada. Para tanto, o Governo Federal deve promover campanhas de prevenção por meio das Mídias Sociais, que incentivem o diálogo familiar e o uso de preservativos. Ademais, cabe ao Mec (Ministério da Educação) implantar a grade curricular das escolas, a disciplina de Educação Sexual, além da entrega de camisinhas para os alunos. Enfim, com o acesso as informações necessárias, a fetação prematura não será um “preço caro” a se pagar.

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4 Correções

  1. Olá, achei bem interessante sua redação porém quando se trata de um texto dissertativo argumentativo você tem que expor sua opinião (Não diretamente claro ) mas defendendo seus critérios. Você utilizou sim estatística e informações verídicas o que é extremamente importante nesse tipo de texto mas faltou um toque pessoal.

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  2. Olá! Abaixo segue minha correção segundo as competências do ENEM:
    * FIZ ALGUMAS OBSERVAÇÕES NO SEU TEXTO, POR ISSO ELE FOI COPIADO E COLADO, E ESSAS ESTÃO ENTRE PARÊNTESES.
    De acordo com a fundadora do Colégio Lúdico Anglo, Valéria de Almeida, “Nada custa mais caro que a ausência de informação”. Logo, a partir dessa afirmativa pode-se enxergar a clara realidade do Brasil, onde milhares de jovens engravidam precocemente pela falta de comunicação parental e o conhecimento que o Estado não proporciona. À vista disso, torna-se indispensável o debate acerca da problemática. (Em média uma introdução deve ter 7 linhas, e a sua está dentro disso, parabéns! Contudo senti falta da conexão entre a alusão que fizeste por meio da fala de Valéria de Almeida com o tema, aconselho ao reescrever inserir uma frase conectando melhor e sendo mais específica).
    A gravidez na adolescência encontra-se extremamente presente no cenário atual ( , PRINCIPALMENTE em ) um país que enxerga o sexo como tabu. Tal fato se confirma na Campanha de Abstinência Sexual chamada de “Tudo Tem Seu Tempo”, criada pela Ministra Damares Alves, com o intuito de privar os adolescentes de usufru(í)rem do próprio prazer sexual, o que perp(é)tua na criação de seres desinformados e curiosos. Dessarte, fica explícito o conservadorismo político insensato, que incentiva (como o sujeito é o conservadorismo político o verbo seria conjugado no singular) uma abster(s)ão ilusória, ao invés de educar a juventude sexualmente para evitar uma gestação precoce.
    (Como o primeiro item citado na sua introdução falava da falta da comunicação parental, eu trocaria a sequência dos parágrafos para condizer com a introdução).
    Outro aspecto a ser levantado é (o) – (faltou o artigo) papel da família em dialogar, como também, (poderia ter usado apenas o conectivo “e” e continuado com o verbo ensinar) no ensino aos filhos a respeito das relações sexuais. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a nação brasileira possui 68,4 bebês nascidos de mães adolescentes a cada mil meninas entre 15 e 19 anos. Desse modo, é viável perceber o resultado da carência do diálogo proveniente dos pais, por conta de um medo improcedente de um possível incentivo a uma prática natural.
    Portanto, são indispensáveis medidas capazes de mitigar a temática abordada. Para tanto, o Governo Federal (agente) deve promover campanhas de prevenção por meio das Mídias Sociais , que incentivem o diálogo familiar e o uso de preservativos (proposta 1). Ademais, cabe ao Mec (Ministério da Educação) (agente) implantar a grade curricular das escolas, a disciplina de Educação Sexual, além da entrega de camisinhas para os alunos (proposta 2). Enfim, com o acesso as informações necessárias, a fetação prematura não será um “preço caro” a se pagar.
    – COMPETÊNCIA I – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa; (houve alguns erros gramaticais)
    Pontuação: 140
    – COMPETÊNCIA II – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa; (achei que fizeste isso muito bem!)
    Pontuação: 200
    – COMPETÊNCIA III – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
    (Fizeste uso de várias informações em seu desenvolvimento, o que é um ponto bastante positivo, entretanto senti falta de uma explicação do porquê da importância do diálogo entre pais e seus filhos, pois colocaste o teu tópico frasal, um exemplo e uma conclusão naquele segundo parágrafo, mas faltou essa parte explicativa).
    Pontuação: 150
    – COMPETÊNCIA IV – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
    (Usou muito bem os conectivos, e senti bastante fluidez no texto)
    Pontuação: 200
    – COMPETÊNCIA V – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    (Senti falta de especificações em sua proposta, e também dos resultados que essas trariam)
    Pontuação: 150
    TOTAL: 840

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  3. Olá, gostei do seu texto, você tem ideias legais, mas seu texto ficou um pouco confuso. Acho que você deveria melhora mais e esclarecer suas ideias na conclusão, vc poderia falar preservativos e não camisinhas. são erros pequenos, fora isso eu gostei, daria 700 …………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

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  4. Olá, boa tarde, eu irei avaliar a sua redação com base nas competências do ENEM:
    Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;
    Não vi erro em relação à norma culta (200)
    Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
    Na minha opinião, você, com base no tema, desenvolve bem a sua tese, abordando os principais pontos do problema.Você também demonstra um considerável repertório, o que evidencia o seu domínio com o tema.(160).
    Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
    Aqui, eu avalio, principalmente, o desenvolvimento, mas também me atentei à introdução.Nessa, eu vi que você citou um citação de autoridade, de uma fundadora de um colégio, que até está relacionado com o tema, mas de modo muito inconsistente, já que o uso daquela citação não é específica, ou seja, não ajuda a introduzir bem o leitor ao seu texto em razão de poder ser utilizado em outros diversos contextos.A sua primeira argumentação ficou muito boa, parabéns.A segunda, entretanto, apesar de cheia de informações, acabou não ficando muito bem trabalhada – evidente nas poucas linhas que lhe foi destinada – , já que eu achei pouco detalhado a explicação da relação entre a gravidez precoce e a falta de dialogo com os pais.
    (140)
    Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
    No que se refere ao uso de conectivos, você os empregou bem, deixando a transição, entre as diferentes partes do texto, muito fluída.Entretanto, eu acabei vendo alguns erros dentro de algumas orações, que prejudicam o compreendimento do texto.Ex: o conservadorismo político insensato, que incentivam(que incetiva, já que o sujeito da oração está no singular – conservadorismo político) , implantar a grade curricular das escolas( implantar na grade curricular das escolas)
    (160)
    Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    Para que uma proposta de intervenção se configura como ”NOTA 200″, é necessário que ela possua cinco propriedades.Elas são:
    Agente(Quem realiza a ação?) – Primeira(poderia ser mais específica) e segunda proposta possuem.
    Ação – Possuem.
    Meio(Como a proposta vai ser aplicada?) – Primeira tem, segunda não.
    Especificação(Detalhes da proposta) – Ambas não têm.
    Finalidade(Caso a proposta seja aplicada, no que ela resulta?) A primeira tem, a segunda não.
    Entretanto, as propostas estão relacionadas à tese, o que é um ponto positivo.
    (140)
    NOTA(800)

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