Iniciante

Tema: gordofobia e o culto ao corpo padrão. Please Corrigan minha redação, de preferia de acordo com a correção da banca do Enem

  • 0

A gordofobia e o culto ao corpo padrão, ainda é um assunto pouco tratado na sociedade atual. Contudo, o preconceito estético é algo presente desde 1920, de acordo com a escritora Naomi Wolf. Assim, é possível observar que esse preconceito tem como causador os padrões impostos pela sociedade e consequentemente no desenvolvimento de transtornos.

Primeiramente, o padrão de “beleza” imposto é algo que assola as mulheres desde o começo do século XX. Na obra – o mito da beleza- Naomi Wolf, afirma que o culto ao corpo, a dieta da ditadura da magreza, preocupa as mulheres desde essa época. Dessa maneira, a beleza e a procura pelo corpo perfeito não é atual, porém, está mais visível e disseminado graças a ajuda de grandes mídias sociais. Já que, para ser aceita(o) seu corpo precisa seguir os padrões.

Além disso, como resultado da busca por um corpo perfeito houve um aumento inquestionável dos transtornos. Ellen Morais Senra, psicóloga, afirmou que a gordofobia é um dos propulsores de diversos transtornos, dentre eles os alimentares. Bem como, as influenciadoras digitais também contribuem para o aumento desses transtornos, tendo em vista, que diariamente elas postam o corpo ” ideal” para você ser amado e aceito pela sociedade.

Portanto, para que a gordofobia saia de moda. É  necessário que a ONU em parceria com as grandes mídias digitais, como facebook, Instagram e twitter. Criem páginas com campanhas que influenciem a aceitação de todos os corpos, para que dessa maneira as mulheres não desenvolvam mais transtornos alimentares tentando se encaixar no padrão de quase um século atrás. Assim, todos os corpos serão aceitos e amados na contemporâniedade.

Compartilhar

4 Correções

  1. Oi, tudo bem? Não sou corretora, mas aqui estão algumas ressalvas:
    GERAL: O ENEM exige uma estrutura correta e complexa, para a realização dividi-se em cinco competências. Dentre essas, percebi que você apresentou deficiência na primeira.
    Seu texto apresenta o famoso truncamento, também chamado de fragmentação, é quando usamos o ponto final onde exige vírgula. Assim, você está separando as ideias do seu texto, tornando a mensagem difícil de ser compreendida.
    obs: Muito importante dedicar certa atenção para os problemas de truncamento e justaposição, visto que estes descontam mais pontos que acentuação gráfica e pontuação.
    INTRODUÇÃO: A introdução é a vitrine do seu texto. Logo, deve fazer a exposição dos fatos, com o AG1 e o AG2 para não haver problemas de estruturação.
    Poderia melhorar a introdução, torná-la mais atrativa e com isso, prender a atenção do leitor.
    DESENVOLVIMENTO: No primeiro desenvolvimento, você consegue passar àquilo que promete na introdução quando cita a autora do livro
    *É aconselhável, ao fazer uma citação, seguir a seguinte estrutura: Na obra “o mito da beleza” de Naomi Wolf (…)
    O seu texto apresenta problemas de concordância verbal e nominal, trazendo prejuízos para a nota final.
    No segundo desenvolvimento, você fala sobre um aumento no número de transtornos, mas não preenche. Aqui, você também cita uma declaração da psicóloga Ellen Morais Senra, mas não diz onde isso está comprovado (sua obra — seja palestra, filme, entrevista, livro etc.). Ainda fala sobre as redes sociais (você poderia ter usado como um dos argumentos e aprofundar mais esse ponto), porém não apresenta o efeito esperado. Não provoca uma reflexão no leitor, apenas faz mais uma declaração. Aqui, você poderia ter feito uso de estudos e pesquisas que possuem dados sobre o assunto, aumentando a credibilidade do seu texto e mostrando ao leitor que isso é um problema real.
    CONCLUSÃO: a conclusão do ENEM tem como característica principal a proposta de intervenção. Para conseguir desenvolvê-la bem, se faz uma check lis: ação, agente, modo, efeito e detalhamento. A ação pode melhorar e tentar ser mais específica; é mais significativo que o agente seja o governo, através de seus ministérios; não apresenta modo; efeito e detalhamento completos.
    De modo geral. seu texto está estruturado e apresenta carência em gramática. Além disso, percebo que você poderia argumentar melhor com o repertório cultural.
    C1 = 80
    C2 = 140
    C3 = 120
    C4 = 160
    C5 = 100
    TOTAL: 600
    espero que tenha ajudado :)

    • 1
  2. oi, boa noite :)
    alguns pontos que acho valido mencionar:
    -introdução fraca, e meio desorganizada.
    – Na obra – o mito da beleza- Naomi Wolf poderia ser reescrito como Na obra “O mito da beleza, de Naomi Wolf, […] “.
    – Pontos finais demais. acho que pode ser um erro de digitação seu.
    – Esperava que você mencionasse mais sobre os transtornos alimentares. Que tipo de transtornos. Porque ele é tão ruim?
    – Falta desenvolvimento nas argumentações
    – Intervenção fraca e vai para o lado de unir a comunidade para combater o mal. Tente colocar o governo como agente de mudança.
    Te aconselho a ler redações nota mil. O lucas felpi disponibiliza de graça algumas redações nota 1000 do ano passado e retrasado.
    Sua redação não está ruim, e você pode melhorar.
    C1 120
    C2 120
    C3 100
    C4 100
    C5 100
    Total 540

    • 1
  3. Oi, boa noite. Me desculpa se falar algo que não goste. A sua introdução ficou um pouco bagunçada, você poderia organizar os seus dados melhor. Além disso, é necessário que você direcione suas teses de forma clara para melhor entendimento.
    No seu desenvolvimento seus argumentos ficaram soltos, mas deu pra entender um pouco o que quis dizer. Por fim, sua conclusão está incompleta.
    c1- 120
    c2-120
    c3 -100
    c4- 140
    c5- 120

    • 0
  4. Olá! Então, 1- na sua introdução o termo “ainda” é desnecessário; além de ser um pouco redundante. Como ele estava presente em 1920? Em que contexto histórico? Esse dado ficou solto! Cuidado. Além de que você não apresenta uma tese.
    2- Então, o seu desenvolvimento 1 apresenta uma lógica, entretanto as suas ideias estão desorganizadas, soltas. Sugiro que você as organize e aprofunde-as.
    3- No desenvolvimento 2 os transtornos mencionados ficam vagos. Quais transtornos? Oriundos de quê? Além da repetição da palavra. Reveja seu vocabulário.
    4- Cuidado com a pontuação, a sua conclusão ficou confusa, acesse os GOMIFES, para ajudar nas ideias. A sua conclusão não segue as normas do Enem, sugiro que você dê uma olhada na cartilha do Enem.
    Desse modo: C1: 140
    C2: 120
    C3: 120
    C4: 160
    C5- 100
    Nota= 640

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.