Iniciante

TEMA: Geração smartphone: os efeitos dessa tecnologia no cotidiano do jovem brasileiro

  • 1

Durante a segunda Revolução Industrial, grandes avanços tecnológicos ocorreram, como o uso de máquinas à vapor. Dessa forma, a sociedade colidiu com diversas transformações socioeconômicas. Hodiernamente, os smartphones tornaram-se vias para a próxima grande mudança na humanidade. Contudo, o uso excessivo e a desorientação no uso dessa ferramenta, são entraves para obter efeitos positivos na vida dos jovens.

Mormente, uma pesquisa divulgada pela revista Scientific American, relaciona o preocupante aumento de casos de depressão em jovens no mundo com o uso descontrolado dos smartphones por eles. Logo, o uso exagerado da tecnologia, traz consigo um processo de isolamento social, que de acordo com a pesquisa, é a principal causadora de doenças psicológicas.

Em outra ótica, cabe analisar o despreparo das novas gerações para lidar com a recente transformação. Nesse sentido, o filósofo Pitágoras afirmou: “Educai às crianças e não será preciso punir os adultos”, onde o fragmento remete a importância da educação para orientar de maneira correta o uso dos celulares. Sendo assim, condicionar os mais novos à extrair adequadamente os benefícios da tecnologia, é necessário.

Nessa lógica, é imperioso que o Ministério da Educação insira em sua grade curricular do ensino fundamental, aulas que orientem o uso dos smartphones, com vieses de adequar a sociedade em prol de usufruir positivamente a ferramenta, conscientizando os limites necessários. Dessa maneira, o Brasil atravessará por essa readequação, assim como lidou com as transformações da Revolução Industrial.

Compartilhar

3 Correções

  1. Competência 1 – 160 pontos.
    Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convecção escrita.
    Competência 2 – 160 pontos
    Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
    Competência 3 – 200 pontos
    Apresenta informações, fatos opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando a autoria, em defesa de ponto de vista.
    Competência 4 – 160 pontos
    Apresenta informações, fatos opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando a autoria, em defesa de ponto de vista.
    Competência 5 – 200 pontos
    Elabora muito bem a proposta de intervenção, detalha, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
    Totalizando 880 pontos

    • 1
  2. Olá, aqui vai a minha correção p sua redação.
    Competência 1: Domínio da escrita formal da língua portuguesa. Nota: 200.
    Competência 2: Compreender o tema e não fugir do que é proposto. Nota: 200
    Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Nota: 160
    Competência 4: Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Nota: 200.
    Competência 5: Proposta de intervenção. Nota: 200.
    Comentário: Sua redação é bem escrita e bem clara nós desenvolvimentos, dá para notar bem o seu ponto de vista sobre o assunto. Você tem repertórios socioculturais bom e consegue relacioná-los ao seu argumento. Parabéns, minha nota para você é 960.

    • 1
  3. Vou colocar aqui as competências para você decorar
    Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
    Acho que já faz um tempo desde essa redação e você deve notar coisas que você faria diferente, sinal que você aprendeu mais coisas
    Quero comentar que você escreve bem, deve ficar atento às vírgulas: por exemplo aqui/ uma pesquisa divulgada pela revista Scientific American, relaciona… (essa vírgula não deve fazer parte), você também deve fazer mais linhas de argumentação, e quando for organizar seu texto, faça do mesmo tamanho a introdução/conclusão e gêmeos os desenvolvimentos.
    Continue praticando e parabéns.
    Gostaria que fosse no meu perfil e corrija minha última redação.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.