Tema: Fome no Brasil: como enfrentar esse problema?
A fome no Brasil decorre desde do seu descobrimento, sendo mais preciso, na época da escravidão, onde os escravos não tinham alimentação suficiente para que pudessem executar suas tarefas diárias e muitos morrendo de fome. Atualmente, o aspecto “fome” é demonstrado de uma forma divergente, onde 22,6% das pessoas do nosso país passam por alguma dificuldade de se alimentar, nas quais objeções, a falta de emprego e a seca são alguns dos principais problemas.
A princípio, temos a grande taxa de desemprego, que atinge, aproximadamente, 12% da população de todo o país. Sendo assim, facilmente encontramos pessoas com enormes dificuldades financeiras para aderir seus mantimentos e manter uma alimentação de qualidade.
Ademais, vale ressaltar a grande falta do saneamento básico em nosso país, porém, dando uma ênfase maior para o Nordeste, onde falta o saneamento e a ainda conta com a forte escassez. Contudo, a luta para amenizar a fome aumenta, e com os índices pluviométricos baixos não se pode contar com alimentos originados em zonas rurais, nos quais depende de água em abundância para sobreviver.
Assim sendo, é necessário que haja uma intervenção da Receita Federal e do Ministério da Agricultura, visando a resolução do problema. Por parte da Receita Federal, fazer um cadastro de pessoas desempregadas planejando a pratica de serviços sociais das mesmas, intentando, com o remanejamento dos impostos uma monetização desses serviços. No Ministério da Agricultura o problema deve ser abordado de uma forma distinta, mas vai coincidir com as melhorias, apresentando um projeto de irrigação para os plantios em áreas afetadas pela seca, no tal iria se ter escavação de vários poços artesianos espalhados por regiões de amofinação. Destarte, com atitudes sendo postas em prática a fome, com certeza, seria um problema muito simples de ser enfrentado e erradicado.
vinicius.fernandes
“executar suas tarefas diárias e muitos morrendo de fome” até esse ponto, a introdução estava bem encaminhada, nesse trecho, há falha na construção do sentido, deveria haver algum elemento coesivo ligando essas duas orações, como por exemplo : “dessa forma, muitos acabavam morrendo de fome”. O segundo erro é a utilização do pronome “nosso”, ele está incorreto pois em um texto dissertativo argumentativo não devem haver a utilização da primeira pessoa. Finalizando a introdução, não houve explicitação da tese a ser defendida no texto.
Indo em direção ao desenvolvimento, não foi trabalhada nenhuma ideia de forma realmente consistente, onde foram basicamente postos de forma a reforçar a ideia de existência da pobreza na matriz brasileira e não reforçando algo atrelado ao combate da pobreza, que é o tema, caracterizante assim, um tangenciamento parcial do tema. Além disso, as referência apesar de terem sido comentadas, não foram realmente bem explicadas e conectadas ao tema.
Já na conclusão, o trecho : ” Por parte da Receita Federal, fazer um cadastro “, não teve as orações conectadas, o que prejudica o sentido do período, e o trecho ” mesmas, intentando, com” teve a palavra “intentando” isolada por vírgulas, como se ela fosse um aposto, mesmo não sendo, nesse caso, a vírgula deveria vir apenas antes da palavra, e não depois. Na geral, a posição de 2 propostas de intervenção na conclusão geralmente não é uma boa ideia, no seu caso, as duas possuem o mesmo erro, elas contém apenas o agente e a ação da proposta, faltando assim, o modo e o efeito da proposta, esses elementos estão implícitos no texto, porém, eles devem ser colocados de forma clara no texto, para isso o ideal é por apenas uma proposta, porém trabalha-la com excelência.
Eduardazeni173
Primeiramente,parabéns pela redação.
Bom,ao meu ver,você criou uma boa introdução ao trazer a alusão histórica da época da escravatura.O seu primeiro argumento foi bom,mas poderia ter sido um pouco mais desenvolvido,ficou como um argumento pouco aprofundando,o que parece falta de conhecimento do assunto.O seu segundo argumento ficou bem relevante a falta de agricultura nessa região,causando então a falta de alimentos para a população,e a sua proposta ficou bem relevante e acessível,muito vem desenvolvida e com uma boa gramatica.