Iniciante

Tema: Favela e cidade: as distâncias sociais desapareceram?

  • 0

Em sua obra “Cidadão de papel”, o célebre escritor Gilberto Dimenstein disserta acerca das desigualdades no que tange ao acesso à direitos básicos sociais. Nesse sentido, analisa-se a discrepância da garantia desses direitos para uma sociedade verdadeiramente democrática e sem diferenças. Desse modo, é mister desvelar os entraves que corroboram com as distâncias sociais existentes entre favela e cidade. 

     Em primeiro lugar é importante destacar que, em função da falta de equidade nas oportunidades econômicas, uma grande concentração de pessoas com baixa renda vem se acentuando nas chamadas “favelas”.

Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado deve garantir o bem-estar social, e isso inclui  a igualdade econômica. No entanto, observa-se que esse direito não tem sido assegurado na prática, uma vez que as aglomerações suburbanas não recebem os mesmos investimentos e oportunidades que nos centros urbanos. Assim, a disparidade econômica contribui para as distâncias sociais.

       Ademais, nota-se um forte poder de influência da ausência de representação midiática desses subúrbios no comportamento dos investidores para com estes locais. Ao observar nos comerciais televisivos que somente centros urbanos, calçados e com grandes edifícios são retratados como progresso futuro e bom para investimentos, esses grandes empresários tendem a concentrar as riquezas cada vez mais nas  chamadas “cidades” e desdenham as “favelas”. A série “Sintonia”, por exemplo, mostra fielmente como seria uma vida nessas aglomerações, retratando desde a infraestrutura até os talentos individuais dos moradores. Paralelamente esse foi um retrato midiático sobre o reconhecimento de talentos na “favela”: o personagem “João” em “As Aventuras de Poliana” conseguiu uma bolsa integral no colégio por mostrar seus dotes em música. 

 

  Para conscientização da população brasileira acerca das disparidades entre favela e cidade, urge que o Ministério da Educação e Cultura ( MEC) crie, por meio de verbas governamentais, campanhas publicitárias nas principais redes televisivas, mostrando os lados benéficos de se investir na favela, advertindo os telespectadores da perda que seria deixar um talento desse tipo de lado, sugerindo aos grandes empresários que invistam nesses locais. Apenas assim a coletividade alcançará os direitos normativos ditos por Dimenstein,  e as disparidades entre favelas e cidades serão superadas.

 

Compartilhar

2 Correções

  1. Oi! Sua redação é muito boa! A citação de uma obra literária, um pensador e uma série corroboram a veracidade de seus argumentos, e isso é ótimo! Ao mesmo tempo que a retomada na conclusão do conceito expresso na introdução fecha seu texto perfeitamente. Entretanto, alguns pontos relacionados à gramática, repetição de palavras e talvez oralidade é importante se atentar. Além de que um aprofundamento melhor no 1º argumento seria interessante. A conclusão é perfeita e atende todos os requisitos. Não sou um professor da área e não corrigi muitas redações, portanto não se baseie apenas pela minha correção, mas essa seria minha visão como corretor :)

    Competência 1: 160
    Competência 2: 160
    Competência 3: 160
    Competência 4: 160
    Competência 5: 200
    Total: 840

    • 1
  2. Gostei muito da sua redacao, mas acho q voce poderia aprimorar mais o segundo paragrafo achei ele meio aleatorio na redacao, sem nexo. Voce poderia excluir esse paragrafo ou colocar mais informacoes nele. Parabens pela sua redacao, amei sua conclusao . Acho bom voce eperar a correcao de outras pessoas tambem, pois eu ainda sou estudante, estou ainda apredendo sobre redacao, seria legal esperar a visao de outras pessoas mais experientes sobre seu texto. Boa sorte <3

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.