Mestre

Tema: Fatos e opiniões

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O Efeito Kuleshov é uma técnica cinemática desenvolvida pela filmografia russa que popularizou-se por sua aparição constante em diversas obras do diretor americano Alfred Hitchcock. Este efeito demonstra como a mesma imagem desperta emoções distintas nos telespectadores, dependendo de sua cena antecessora. Nesse sentido, uma filmagem de um homem sorrindo sucedida de uma foto de um prato de comida fará com que a audiência entenda que a personagem julga a refeição como apetitosa; por outro lado, se a imagem inicial é de um defunto, a cena do homem sorridente, que permanece exatamente igual à situação anterior, fará com que o público veja este homem como um psicopata. Tal técnica baseia-se na edição sequencial de imagens e demonstra o quão facilmente os fatos podem ser manipulados pela mídia para induzir as opiniões das massas.

Em primeira instância, há a doutrinação de ideais pela alteração da realidade. Esta ação é exemplificada pelo partido nazista alemão, que, durante o governo de Adolf Hitler, disseminava mentiras sobre os povos judaicos para convencerem a população da superioridade da raça ariana. Os fatos inventados sobre os judeus invocavam o medo no povo ao vilanizá-los e tornavam suas mortes justificáveis. Este padrão de doutrinação através de afirmativas falsas repete-se no histórico de diversos outros governos, principalmente os totalitários e ditatoriais. Diante disto, é irrefutável que a modificação de dados é uma prática antidemocrata que fere o direito de acesso à informação previsto na Constituição Federal.

Ademais, outro modo de manipular o público é pela omissão de fatos. No livro Fahrenheit 451, Ray Bradbury demonstra uma sociedade onde a verdade não somente é distorcida, como também é apagada completamente. Isto leva ao protagonista Montag, um bombeiro, não saber que sua profissão constituía em apagar incêndios, antes deste serviço não ser mais necessário devido a evoluções tecnológicas e eles transitarem à função de queimar livros. Assim como no romance, a censura de informação é recorrente na mídia para forçar uma visão única nos cidadãos e impedi-los de formarem outros pontos de vista, com o intuito de transformar a sociedade em um grupo ignorante suscetível a confiar cegamente no que lhe é dito.

Em conclusão, no contexto hodierno de “fake news” e pós-verdades, providências precisam ser tomadas a fim de que o povo brasileiro garanta seu poder de opinião concedido pelo acesso à informação. Faz-se necessário que o Ministério da Ciência, Tecnologia, Informação e Comunicação (MTCIC) fiscalize e regule a divulgação de notícias falsas nas redes sociais e jornais televisivos. Esta medida seria realizada com a criação de uma “polícia da verdade”, um setor criado a partir de verbas governamentais especializado em desvendar a repercussão de mentiras e omissões de fatos. Desta forma, as opiniões poderão ser pluralizadas e baseadas na realidade, ao invés de moldadas pela mídia. A população precisa ter posse da verdade, mesmo que esta seja “raramente pura e nunca simples”, como dito pelo escritor britânico Oscar Wilde.

Adoraria muito se pudessem dar nota de acordo com as competências, mas se não for possível, a correção será igualmente bem vinda. Agradeço desde já por qualquer crítica construtiva!

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2 Correções

  1. Oi, primeiramente queria agradecer pela sua opinião na minha primeira redação :)
    Gostei muito da sua tese, construção argumentativa e proposta de intervenção. Durante a leitura do texto, me senti muito informada com todas as referências que colocou de modo que fossem legítimas, pertinentes e produtivas. Só tenho dúvidas de quando for colocar no papel (não sei o tamanho de sua letra kkk) se ficará entre 30 linhas. Abaixo segue minhas considerações conforme as competências:
    1.Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 200
    2.Compreensão da proposta de texto argumentativo: 200
    3.Seleção, relação, organização e interpretação de ponto de vista: 200
    4.Demonstração de conhecimento na construção argumentativa: 200
    5.Elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado: 200
    Total: Mil né o/

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  2. Então vamos lá, de acordo com as COMPETÊNCIAS:
    1- Apresenta raros desvios gramaticais, de registro,
    ortográficos ou nenhum desvio (200)
    2- Apresenta tese é argumentação consistentes,
    utilizando- se de repertórios interdisciplinar (200)
    3- O texto apresenta informações consistentes e
    relevantes sobre o tema, com autoria (200)
    4- Apresenta articulação excelente, com ótimo
    repertório é raríssimo erro de coesão (200)
    5- Apresenta proposta detalhada relacionada ao tema
    é articulada com as ideias do texto (200)
    Sua redação está com as idéias muito bem articuladas
    Conexão entre tese, argumentos e proposta de
    intervenção.
    Nota :1000

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