Iniciante

Tema: Fake news e desinformação em questão no Brasil

  • 2

´´Uma mentira dita mil vezes torna-se verdade“ frase dita por Joseph Goebbels, ministro da Propaganda de Adolf Hitler durante a Alemanha nazista. Esse fato é evidenciado nas fake news – termo em inglês que refere-se à notícias falsas – que propaga a desinformação, feita para prejudicar. Seja pela falta de senso crítico da população, seja pela impunidade dos atos, as fake news devem ser colocadas em questão no Brasil.

Em primeiro lugar, é imprescindível analisar sua ocorrência e disseminação. De acordo com o Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo, as redes sociais são a maior fonte de notícias para os brasileiros. Com isso, a ausência de criticidade para distinguir a verdade em meio a tantas mentiras sensacionalistas é acentuada, reforçando o Efeito de Manada, em que todos reagem da mesma forma e  irracionalmente, porém sem uma direção planejada. O que ilustra a necessidade de uma alfabetização digital, tendo em vista de existem usuários de até de 10 anos de idade.

Não obstante, a falta de punidade favorece a continuidade desse empecilho. A divulgação de informações falsas não são exclusivas da contemporaneidade, já que em 30 a.C.  o general romano Marco Antônio cometeu suicídio motivado pela notícia de que sua amada Cleopátra havia ceifado a própria vida. Entretanto, ainda não existe legislações apropriadas no Brasil, que enquadram sua criação e propagação como crimes e consequentemente, a desinformação se espalha a ponto de gerar atitudes extremistas como linchamento e mortes.

Fica claro, portanto, a urgência para o controle e erradicação de informações infundadas. Assim, a Agência Nacional de Autorregulação da Internet deve fazer um projeto de lei entregue à Câmara, feito através de denúncias anônimas de notícias que propagam violência ou discursos de ódio, a fim de punir os infratores, cortando o problema pela sua origem. Ademais, as redes sociais como Facebook e Instagram devem ensinar com vídeos de fácil acesso, como encontrar  informações verdadeiras e denunciar as falsas, com o intuito de alfabetizar seus usuários. Sendo assim, mentiras ditas muitas vezes serão descobertas e a verdade será divulgada.

Compartilhar

1 Correção

  1. ”tendo em vista de existem usuários de até de 10 anos de idade”
    tendo em vista algo , que existem usuários de até 10 anos de idade .
    Tendo em vista ISSO, ou seja , a regência exige o pronome relativo “que” que na verdade [e uma Oração subordinada substantiva subjetiva
    fora isso sua redação está ótima e eu daria , sem pena uma nota de 950

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.