A relatora da ONU, Katarina Tomasevick diz, “A educação é a chave para abrir outros direitos humanos”, entretanto, a evasão escolar é algo muito frequente e reflete como a educação no Brasil está escassa. Em paradoxo á isso, a evasão ocorre pelas condições que o aluno passa por sua falta de direitos,como passar por necessidades de trabalhar logo cedo para seu sustento básico, devido á renda familiar, e entre outros motivos que causam sua desistência.
É inquestionável que tal realidade cause sérios danos á esses alunos, uma vez que ele opta por trabalhos rapidamente substítuiveis,ganhando um baixo salário, e geralmente, perdendo a oportunidade de trabalhar com o que ama, causando frustração profissional e pessoal. De acordo com o IBGE, o abandono escolar é oito vezes maior entre jovens de famílias mais pobres. Assim comprovando os fatos citados em que alunos de baixa renda enfrentam.
Dentre os inúmeros motivos que levam á esse cenário no Brasil,os professores brasileiros recebem menor salário inicial entre os países da OCDE, como estamos sofrendo com a grande desigualdade social, assim professores e alunos não recebm o incentivo necessário.
Atualmente,o país investe em projetos cujo objetivo é incentivar alunos de baixa renda á irem á faculdades, como o PROUNI e o SISU, porém há grande desconhecimento sobre.Sendo assim, o governo federal, atando com o Ministério da Educação,deve informar mais a população sobre os projetos e suas vantagens, através de canais públicos de comunicação com a exigência de palestras em escolas públicas e estaduais.Dessa forma, com a ajuda desse incentivo será possível abrir novas portas aos jovens e diminuir a desigualdade social no nosso país.
TEMA: Evasão Escolar no Brasil
Compartilhar
CAROLMAT
Olá, tudo bem ? Sua citação logo no inicio ficou muito boa porém a tese ficou muito vaga. O primeiro desenvolvimento foi melhor que o 2, além disso, tomar cuidado com uso de palavras e conectivos. OBS : Governo Federal é em maiúsculo como todos os orgãos públicos, esfera Federal e Estadual .
Por nota : 600
Ninadeath
Você começou bem, trouxe um repertório sociocultural acompanhado de uma assimilação com a problemática vigente. Percebi que as palavras “passa” e “passar” se repetiram muito precocemente, se atente a isso na revisão do texto. A carência de conectivos também deteriora a argumentação, sugiro pesquisar os que são utilizados em cada parágrafo. Todavia não deixa de ser um texto bem elaborado, demonstrou conhecimento de mundo e linguagem formal/norma-culta, meus parabéns!
Aprendiz_trainne
Boa noite, Duda Oliveira! Tudo bom?
Em todo redação há pontos positivos e pontos que podemos melhorar.
Pontos Positivos: há repertório, argumentação, um certo domínio da estrutura do texto etc.
Como pontos que talvez possam ser melhorados: Talvez seja legal colocar os parágrafos com tamanho mais “semelhantes”. Também penso que ficou um pouco confuso a utilização da palavra paradoxo.
Mas no geral ficou bom :)
Nota final entre: 750 a 850.