Aprendiz

TEMA: Etarismo no Brasil: consequências sociais do preconceito

  • 0

O etarismo é uma discriminação feita com pessoas a partir de sua idade. O grupo de pessoas que mais sofrem com isso são os idosos, e, como consequência desse preconceito, acaba afastando-os cada vez mais do ambiente de trabalho.
Atualmente, o mercado de trabalho passa por muitas mudanças e transformações, onde a cada dia surge uma tecnologia nova. E com toda essa evolução, ainda há a presença de pensamentos arcaicos, vindo principalmente dos empregadores, como por exemplo,”o idoso não está capacitado a lidar com essas mudanças” ou ainda “o idoso não tem mais idade para trabalhar”, distanciando-os do trabalho.
Diante desse cenário, dados de uma pesquisa do InfoJobs revela que ” 61% dos idosos não conseguiram mostrar suas habilidades por falta de chances não dadas pelas empresas”, assim, evidenciando ainda mais o preconceito etário no âmbito profissional.
Portanto, o Governo Federal por meio do Ministério do Trabalho e Previdência, deve-se dispor de campanhas e publicações conscientizadora nos canais de comunicação, desmistificando o pensamento de que “o idoso não deve mais trabalhar” ou “o idoso não é válido para tal função”, afim de mudar o estereótipo da sociedade sobre o idoso; além de deixar uma parcela significativa de vagas nas empresas para as pessoas mais velhas, incluindo-as no mercado de trabalho. E, tornar crime qualquer discriminação etária feita à essas pessoas

Compartilhar

5 Correções

  1. Oi Fabi, não sou nenhuma corretora profissional mas vou tentar te ajudar em algo. Logo no início sentir que faltou uma citação na sua introdução(no yt tem vários professores ensinando a como fazer uma boa introdução tudo bem detalhado) e tbm queria te dizer que vc poderia tentar fazer uma redação com no mínimo 4 parágrafos. Detalha mais a sua conclusão(no yt também tem ensinamentos de como fazer isso). Estuda mais sobre a estrutura de texto do Enem, conectivos e pontuação.
    C1: 200
    C2: 180
    C3: 160
    C4: 180
    C5: 200

    • 1
  2. Não sou corretora, mas vou te dar umas dicas:
    Estude pontuação;
    Estude a estrutura da redação do Enem, seu texto está bom, mas ficou um pouco duvidoso, principalmente na introdução
    Estude mais sobre o assunto, assista mais documentarios sobre isso.
    C1:200
    C2:180
    C3:160
    C4:180
    C5:200
    Mas não desista, continue se esforçando, para fazer um texto bem alinhado

    • 1
  3. Olha, com certeza não fugiu do tema, mas, no Enem você ficaria entre 600 e 700. Sua redação não é pertinente, na introdução você nem se quer usou uma citação ou algo do tipo, mesmo ao longo da sua redação sua argumentação é muito fraca e sem base, não é nem mesma desenvolvida. Para uma redação ser completa você ao menos precisaria de 4 parágrafos. Sua redação ta grande demais no começo e no final e na parte mais importante que é a comprovação da sua tese e seu conhecimento ta totalmente vazia. A conclusão é até muito boa, mas por você não ter desenvolvido nada antes, ela se torna apenas uma intervenção sem fundamentos, que não se acha no texto… Tem muitos erros básicos como falta de virgula, período muito longo, sem muita coesão e um pouco carente de conectivos, eles são vistos apenas nos começos de parágrafos porém são necessários no texto todos fazendo o máximo de conexões possíveis.

    C1: 200
    C2: 120
    C3: 80
    C4: 160
    C5: 200
    Total: 760

    • 1
  4. Não sou corretora, mas vou te dar umas dicas:
    Estude pontuação;
    Estude a estrutura da redação do Enem, seu texto ficou, para mim, um pouco confuso;
    Não sei se você assiste filmes, animes ou desenhos, mas, para aumentar seu repertório, comece a analisá-los, vendo, por exemplo, em que temas eles podem encaixar.
    Por exemplo, Bob esponja, pode ser usado em tema que envolva a exploração de trabalho, capitalismo…

    • 1
  5. Olá. Não sou corretor de redação, mas vou te ajudar.

    Achei o tema da sua redação bem pertinente e discutível. No entanto, eu acho que você poderia desenvolver melhor suas ideias. Por exemplo, recomendo a você que faça um desenvolvimento maior, apontando a sua tese e a fundamentando com repertórios pertinentes ao tema, como o Estatuto do Idoso. Quanto a introdução, gostei da abertura do texto, destacando o significado do etarismo, mas vc poderia ter posto suas teses definidas no texto. Já a sua proposta de intervenção é bem interessante, só que um bom fechamento no final faria bem a estética do texto. Mas não desista, continue se esforçando, para fazer um texto bem alinhado.

    C1: 200
    C2: 180
    C3: 180
    C4: 180
    C5: 200

    Total: 940

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.