Mestre

Tema: Estratégias para mitigar as problemáticas das cracolândias no Brasil.

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A famosa escritora Clarisse Lispector escreveu uma vez: “ela descobriu que precisava dele, e isso a deixava desesperada”. Tal verso pode se encaixar na realidade brasileira, visto que, uma parte da população se considera dependente do uso de drogas, especialmente do Craque, e consequentemente se submetem ao usou continuo desse elemento, formando locais de acesso mais fácil a eles, as chamadas “Cracolândias”. Esta problemática gera consequências desesperadoras, pelo fato de estimular doenças e por também, causar uma desigualdade maior entre a população.

Primeiramente, na sociedade brasileira, é notório que o uso do Craque atinge principalmente os maiores centros urbanos, já que, nestes locais as disponibilidades são maiores. Cabe se perceber também que, de todos os quase 6 mil municípios encontrados no Brasil, apenas 3% deles não possuem cracolândias. Este cenário é gravíssimo, uma vez que além de causar dependência a partir do primeiro ou do segundo uso, a droga prejudica também os órgãos vitais, causando doenças e estimulando o agravamento destas. Outro fator que causa preocupação, é que os cidadãos usuários de craque possuem a mortalidade 7 vezes maior do que alguém não usuário, aumentando assim a problemática ainda mais.

Ademais, vale ressaltar que o uso do Craque e de diversas outras drogas geram uma grande desigualdade social, já que, a população procura não se envolver com eles por serem na sua maioria moradores de rua, ex- condenados e pessoas excluídas. Na série “diário de um vampiro”, a personagem “Vicky” é alvo de discriminações e chacotas por ser usuário de drogas, e este cenário demonstrado na série é visível no Brasil atual, levando-se em consideração os preconceitos a eles submetidos.

Dado os fatos, urge, portanto, que o Ministério da Saúde (cuja função é promover condições de proteção e recuperação da saúde dos brasileiros), estimule os usuários através de palestras e consultas psicológicas, a entenderem os efeitos negativos que o uso de drogas ocasiona para o bem-estar físico e emocional, para que assim se diminua o número de pessoas que as usam. Também é necessário que a sociedade juntamente com a escola, promovam debates entre cidadãos e alunos para se discutir e conscientizar que não se deve ter discriminações contra esses usuários, para que assim eles se sintam mais acolhidos e procurem se tornar sóbrios novamente. Feito isso, as problemáticas serão minimizadas na sociedade, e se terá uma melhora de vida da população.

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2 Correções

  1. Olá! Espero te ajudar com a redação do ENEM.

    A famosa escritora Clarisse Lispector escreveu uma vez: “ela descobriu que precisava dele, e isso a deixava desesperada”. Tal verso pode se encaixar na realidade brasileira, visto que, uma parte da população se considera dependente do uso de drogas, especialmente do Craque, e consequentemente se submetem ao usou continuo desse elemento, formando locais de acesso mais fácil a eles, as chamadas “Cracolândias”. Esta problemática gera consequências desesperadoras, pelo fato de estimular doenças e por também, causar uma desigualdade maior entre a população.

    >>> primeiramente, não tenho noção da totalidade dos desvios gramaticais, mas já adianto que concordo com todos os que foram pontuados pela correção anterior. Gostei muito da relação que você fez da dependência que algum personagem da obra da Clarice tinha com alguma pessoa. Pelo que entendi, você irá abordar as consequências da problemática.

    Primeiramente, na sociedade brasileira, é notório que o uso do Craque atinge principalmente os maiores centros urbanos, já que, nestes locais as disponibilidades são maiores. Cabe se perceber também que, de todos os quase 6 mil municípios encontrados no Brasil, apenas 3% deles não possuem cracolândias. Este cenário é gravíssimo, uma vez que além de causar dependência a partir do primeiro ou do segundo uso, a droga prejudica também os órgãos vitais, causando doenças e estimulando o agravamento destas. Outro fator que causa preocupação, é que os cidadãos usuários de craque possuem a mortalidade 7 vezes maior do que alguém não usuário, aumentando assim a problemática ainda mais.

    >>>você citou vários repertórios informacionais, porém um problema que vejo foi o fato de ter ficado muito expositivo, trazendo apenas informações, sem problematizá-las. Atente-se ao fato de ter faltado um fechamento para esse parágrafo. Poderia ter falado das políticas públicas que são inexistentes e não conseguem atender às necessidades de saúde da população, prejudicando-as ainda mais. C3

    Ademais, vale ressaltar que o uso do Craque e de diversas outras drogas geram uma grande desigualdade social, já que, a população procura não se envolver com eles por serem na sua maioria moradores de rua, ex- condenados e pessoas excluídas. Na série “diário de um vampiro”, a personagem “Vicky” é alvo de discriminações e chacotas por ser usuário de drogas, e este cenário demonstrado na série é visível no Brasil atual, levando-se em consideração os preconceitos a eles submetidos.

    >>> você poderia argumentar mais sobre o problema e como a desigualdade está relacionada à vida dessas pessoas, citando exemplos e dando mais credibilidade. poderia ter feito um fechamento de parágrafo também. C3

    Dado os fatos, urge, portanto, que o Ministério da Saúde (cuja função é promover condições de proteção e recuperação da saúde dos brasileiros), estimule os usuários através de palestras e consultas psicológicas, a entenderem os efeitos negativos que o uso de drogas ocasiona para o bem-estar físico e emocional, para que assim se diminua o número de pessoas que as usam. Também é necessário que a sociedade juntamente com a escola, promovam debates entre cidadãos e alunos para se discutir e conscientizar que não se deve ter discriminações contra esses usuários, para que assim eles se sintam mais acolhidos e procurem se tornar sóbrios novamente. Feito isso, as problemáticas serão minimizadas na sociedade, e se terá uma melhora de vida da população.

    >>> CUIDADO! notei que você esqueceu de colocar o modo de ambas as propostas. certifique-se sempre se pelo menos uma das propostas estão completas.

    C1:160
    C2:200
    C3:120
    C4:200
    C5:160
    NOTA:840

    BONÛS: Gostaria de lhe dizer que estás fazendo um belo trabalho ajudando as pessoas aqui da plataforma (tanto corrigindo as redações, como disponibilizando as suas para analisarmos. O que notei na sua redação foi o fato de que há um problema mais fácil de ser resolvido: C5. Isso porque você só precisa certificar-se se sua proposta está completa. Tome sempre cuidado com o uso de alguns repertórios que podem fazer com que sua argumentação fique limitada. Lembre-se de contextualizá-la e fazer com que haja uma problematização no seu texto. Se gostou da correção, vota aí 👋

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  2. Vou comentar apenas pontos gramaticais relacionados ao uso da vírgula.

    Primeiramente, pelo fato do verso da clarice estar imediatamente precedendo a parte “Tal verso”, acredito que seria melhor utilizar “Este verso”. Dessa forma, você poderá utilizar “tal” em outro contexto mais propício. Mas não está incorreto!!! É apenas uma dica de estilo.

    Visto que uma parte da… (depois do “que” sem vírgula).

    […] do craque e, consequentemente, se submetem ao uso contínuo desse elemento (ou “de tal elemento”).

    Obs: Eles se consideram ou são, efetivamente, dependentes?

    […] desesperadoras pelo fato de… (sem vírgula).

    […] estimular doenças e, também, ….

    SEGUNDO e TERCEIRO PARÁGRAFOS

    Melhor seria: Primeiramente, é notório que, na sociedade brasileira, o uso […] urbanos, já que nestes locais (sem vírgula depois de “já que”).

    Ao invés de “Cabe se perceber também” use “Também cabe/vale ressaltar que, de todos..).

    […] que causa preocupação é que… (Sem vírgula porque você está explicando “é”.

    […], já que (sem vírgula depois do “que”.

    […] preconceitos a ele (singular, pois se refere ao cenário e não aos cenários)

    TERCEIRO
    […] estimule os parágrafos, através de…., a entenderem…

    […] a sociedade, juntamente com a escola, […]

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