TEMA: ESTIGMA ASSOCIADO ÀS DOENCAS MENTAIS (ENEM)

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O filme “300” remonta a um cenário da Grécia Antiga, o qual, na primeira cena, uma criança é lançada de um penhasco, em razão de problemas psicológicos. Por analogia, o paradigma atual não se distancia tanto desse contexto, uma vez que, os indivíduos com doenças mentais são empurradas no “penhasco”da vida social, isto é, diante dos estigmas das adversidades psicóticas. Sendo assim, Vale filosofar a respeito da negligência dos atores sociais e das projeções dessa conjuntura.
Em primeiro lugar, o filósofo John Locke menciona que o Estado é a estrutura que assegura os direitos sociais, principalmente a saúde mental. Todavia, a percepção esboçada pelo estudioso é incoerente no meio social, dado que, lamentavelmente, a estrutura estatal é incompetente ao não legitimar a segurança mental da sociedade brasileira. De modo exemplificativo, mais de 5% da população está em estado de depressão, segundo a Organização Mundial da Saúde. Posto isso, nota-se o quanto é inadimissível permitir um governo instar de forma criminosa e incapaz, sucateando seus próprios deveres e a população doente.
Ademais, a postura governamental desprezível associada ao preconceito eminente corrobora para coisificação dos enfermos. Nesse sentido, os referidos se defrontam com grandes barreiras, ao sofrerem preconceitos pela sua, em comparação com pessoas saudáveis, inequivalência interacional, dificultando, infelizmente, sua atenção no âmbito pessoal e institucional. À luz disso, o arcabouço teórico do sociólogo Agnes Herber compactua com essa personalização, pois, afirma que o preconceito é a medida usada pela classe dominante para manter seu status quo. Assim, ao serem desconsiderados, os adoecidos são massacrados pelas feridas dessa problemática.
Infere-se, portanto, que medidas paliativas fazem-se necessárias para inserir os discriminados e contornar os estigmas acarretadas a esses. Para tanto, o Ministério da Educação forjará uma maior relação entre universidades públicas e as escolas, visando promover seminários e palestras, executados por universitários das áreas da Sociologia e da Psicologia. Outrossim, isso será possível pela manipulação da Base Comum Curricular de ambas instituições, ocorrendo, no mínimo, duas vezes ao ano, projetando uma conscientização aplicada e, consequentemente, atenuação dos imbróglios das doenças mentais. Em arremate, haver-se-á uma maior saúde mental e o ideal de John Locke será honrado.

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6 Correções

  1. Olá, boa tarde!

    Com base na sua redação, percebi que seu repertório é evidente com as expressões que vc utiliza, isso colabora para que sua competência 4 alcance a nota de 200. Quanto a norma padrão, não encontrei nenhum visto que vc utiliza corretamente a pontuação e não apresenta desvios na linguagem (apenas encontrei dois erros de pontos finais, mas 2 erros são levados em consideração na pontuação)
    Com relação a competência 3, há problemas, pois é preciso “relacionar, organizar, relacionar e interpretar os fatos” e no seu caso, vc os apresenta os dados e os relaciona com o tema, todavia, não os organiza e seleciona de maneira direta e explicita do que se trata seu argumento.
    A competência 5, há o agente, detalhamento, a ação, o meio para isso ocorrer e a finalidade. Por fim, a nota que creio que sua redação possa valer é 920.

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  2. Olá.

    Competência 1 – Você fez bom uso das palavras e eu percebi poucos erros. Creio que aqui você conseguiria 160 de 200.
    Competência 2 – Não identifiquei nenhuma fuga ao tema, então 200 de 200.
    Competência 3 – Como já disseram, você não desenvolveu o dado da OMS que você trouxe para a redação. Porém, um desvio é permitido para se chegar a nota 200 aqui, então, 200 de 200.
    Competência 4 – Não encontrei erros. 200 de 200.
    Competência 5 – Sua conclusão na minha observação foi muito boa. Não desrespeitou os direitos humanos, foi ligada ao tema da redação e seguiu o que você discorreu ao longo do texto. Houve detalhamento, efeito, modo/meio, agente e ação.

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  3. Nota: 940
    Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 200/200
    Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 200/200
    Competência 3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 200/200
    Competência 4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 180/200
    Competência 5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 160/200

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  4. Oi espero ajudar
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    Obs geral: vc usa expressões abstratas como: “empurradas no “penhasco”da vida social e pelas feridas dessa problemática” Em uma redação modelo Enem é sempre bom vc usar coisas concretas, então não era pra usar essas expressões. Outra coisa é na organização, isso esta um pouco confuso: “ao sofrerem preconceitos pela sua, em comparação com pessoas saudáveis, inequivalência ” vc colocou uma informação entre virgulas que dificulta o entendimento fazendo com usa nota na C3 caia.
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    C1- 160 (por usar duas expressões abstratas)
    C2-160 (vc colocou o dado da OMS e não argumentou em cima dele o que o tomar repertório inpertinente)
    C3- 200 (um deviu não tira ponto, mas só UM)
    C4- 200
    C5 – 160 vc colocou duas propostas e não completou nem uma delas

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  5. Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 160/200
    Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 200/200
    Competência 3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 200/200
    Competência 4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200/200
    Competência 5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 160/200
    Nota final: 920

    Obs: Cuidado com regras básicas de adequação gramaticais, como: “Os indivíduos com problemas mentais são empurrados”, ao invés de “os indivíduos com doenças mentais são empurradas”. E “contornar os estigmas acarretados”, ao invés de “estigmas acarretadas”. Além disso, evite o uso de expressões que conferem um tom de pessoalidade ao texto, como “lamentavelmente” e “infelizmente”. Em relação à proposta de intervenção, tente detalhar melhor a forma/o método utilizado para tirar o projeto de papel, ou seja, busque responder de forma mais detalhada a pergunta “como?”. No mais, parabéns pelo repertório sociocultural, pela estrutura e coerência.

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  6. O mal do século 21

    A constituição de 1988, documento jurídico mais importante do país prevê em seu artigo 6º; a saúde sendo dever do estado fornecer para todo e qualquer cidadão brasileiro. Partindo de tal prerrogativa, um dos principais males do século XXI tem sido transtorno mentais, com pelo menos 6% da população brasileira sendo afetada.
    Estes disturbios vem se tornando cada vez mais comuns, atingindo todas as camadas da sociedade os motivos são variados, mas os princípais estão ligados à pressão social sobre cada um. Com cada indivíduo podendo sofrer traumas severos, em casos mais graves levando ao suicídio.
    Uma das maiores dificuldades no tratamento de tais transtornos, estão questões econômicas, devido ao longo período de tratamento, através de psicólogos/psiquiatras, juntamente com medicamentos.
    Para que Ocorra a mitigação de tais problemas é necessária uma parceria entre ministério da saúde e o centro de valorização da vida (CVV), para que o tratamento de trais transtornos seja oferecido de maneira gratuita pelo SUS.
    De maneira geral assim como propõe John Locke com o contratualismo, ” O estado deve prover ao cidadão o bem estar social, com a quebra desse contrato infringindo as regras de convívio social propostas ”.

    ( Peço que leiam com carinho, coloquei também os erros gramaticais que fiz em minha redação do ENEM, desejo a todos um ótimo dia/tarde/noite, grato )

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