O livro “O fim da Idade Média e o Início da Idade Mídia”, produzido pelo brasileiro Walter Longo, retrata as transformações ocorridas nas estruturais sociais da contemporaneidade provocadas pelo avanço da tecnologia, as quais são regidas por desafios inerentes à nova era midiática. Essa ilustra obra literária, em paralelo à realidade hodierna, evidencia o papel da TV no processo de propagação de informações, as quais foram, durante séculos, tarefa desempenhada pelos poetas e dramaturgos. Neste sentido, é fulcral analisar as causas que motivam os estereótipos na mídia e na literatura, tais como o despreparo familiar e o ínfimo investimento governamental em cultura.
É válido compreender, a princípio, que a população não acompanhou o ritmo do processo de avanço tecnológico, visto que as pessoas estavam despreparadas para lidar com tais mudanças sociais. Nesse contexto, vale ressaltar a pesquisa realizada pelo psicólogo Lev Vygotsky, a qual mostra o desenvolvimento intelectual das crianças atrelado à educação informal recebida no ambiente familiar. Sob esse viés, é fundamental entender que algumas mensagens transmitidas na mídia podem contribuir para a propagação de conceitos errados de determinados grupos da sociedade, o que, na visão do pesquisador, estabelece a necessidade dos pais em educar seus filhos para terem uma visão holística das informações que são passadas na mídia ou em obras literárias a fim de se evitar a propagação de estereótipos. Diante disso, nota-se com clareza a imprescindibilidade da formação parental com vistas a reduzir os impactos gerados por esse impasse.
Além disso, a mínima aplicação dos recursos públicos em políticas de acesso à cultura, no Brasil, contribui para a continuidade do problema. A esse respeito, em sua célebre frase “Um país não muda pela sua economia, sua política e nem mesmo sua ciência; muda sim pela sua cultura”, o escritor brasileiro Herbet de Souza vislumbra a importância da cultura na formação social e cidadã dos indivíduos. Tal visão, na realidade brasileira , não é colocada em prática, haja vista o ínfimo investimento governamental em peças de teatro e em salas de cinema, o que, ao considerar uma sociedade marcada por injustiças sociais e casos de discriminação- tal ferramenta social impossibilita a mudança de estereótipos enraizados. Desse modo, vê-se que ocorre o desrespeito para com a Constituição Federal de 1988, a qual prevê a acessibilidade integral e gratuita para todos os brasileiros.
Depreende-se, portanto, que o Poder Público deve tomar medidas paliativas de combate ao problema. Para tanto, cabe ao Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, destinar recursos oriundos da União para a construção de teatros, salas de cinema e também espaços para a manifestação cultural- em conformidade com o que está previsto nos Artigos 240 e 241 da Constituição Federal de 1988, os quais garantem o acesso à cultural para todos os brasileiros. Essas ações devem receber parcerias público-privadas com as empresas envolvidas nessa área com o fito de baratear o preço dos ingressos e garantir a participação da população mais pobre. Tais medidas têm por finalidade eliminar os preconceitos na sociedade com vistas na adequação das pessoas à nova era da informação relatada no livro “O Fim da Idade Média e o Início da Idade Mídia”.
……………………………………………………………………………………………………………………
Agradeço bastante a sua correção! Desde já aviso que todas as redações que publico na plataforma escrevo previamente em folha de redação com 30 linhas (no máximo) e logo depois digito e coloco no site. É válido ressaltar que, o enquadramento da caixa de texto utilizada para a publicação tem um formato bem menor do que é feito em um arquivo Word no computador ou em qualquer outro programa de edição de texto, logo, o tamanho dele pode passar a impressão de que está desproporcional ao que é o ideal para a Redação do Enem, o que, não se configura na ocasião. Infelizmente não temos a opção de envio da redação digitalizada, mas isso não nos impossibilita de enviar o texto.
Peço também que, na medida do possível, avalie a minha redação atribuindo notas em competências:
C1= 0;20;40;80;120;160;200 // C2= 0;20;40;80;120;160;200 // C3= 0;20;40;80;120;160;200 // C4= 0;20;40;80;120;160;200 // C5= 0;20;40;80;120;160;200 /// nota final:
Muito Obrigado!
BONS ESTUDOS!
Gabriel_Oliveira
gostei bastante do teu texto, entretanto, eu percebi a falta do maior detalhamento em si dos Esteriótipos, haja vista que você citou as causas, mas poderia explorar mais exemplificações.
NOTA:
C1: 200
C2: 120
C3: 160
C4: 200
C5: 200
TOTAL: 880
você escreve muito bem!!! continue explorando as relações linguísticas e resinificando repertórios socioculturais!
Samaragomesteixeira
Acredito que você foi muito bem,mas faltou uma certa simplicidade na sua redação para que compreendam de forma rápida o que está tentando dizer com exemplos,você utilizou muito bem os fatos e suas cotações ,ter um verbo linguística é bom para não repetir as palavras ,na conclusão ,achei que errou ao dizer a palavra “acabar”,minimizar o preconceito está mais perto de nossa realidade .
C1=150
C2. 200
C3. 160
C4. 180
C5. 200
Nota 890
brenda100
falta do maior detalhamento em si dos Esteriótipos, haja vista que você citou as causas, mas poderia explorar mais exemplificações.
NOTA:
C1: 150
C2: 120
C3: 160
C4: 200
C5: 200
TOTAL: 830
São coisas basicas que se você corrigir com certeza chegará no seu objetivo.
duas falhas muito legíveis foram pontuação e muita repetição de palavras, mas você foi bem, parabéns
Rafaelasantoslopes
Oi espero ajudar.
Percebi que você desenvolveu bem os seus argumentos, parabéns!
Só pude perceber duas falas que é muito o uso da vírgula e repetição da palavra estereótipos, procure usar sinonimos e seria legal também vocé ter explicado com exemplos o significado dessa palavra-
Naõ vou te dar pontuacão porque nao sou boa nisso.
São coisas basicas que se você corrigir com certeza chegará no seu objetivo.
Camilly Isabel
gostei bastante do teu texto, entretanto, eu percebi a falta do maior detalhamento em si dos Esteriótipos, haja vista que você citou as causas, mas poderia explorar mais exemplificações.
NOTA:
C1: 200
C2: 120
C3: 160
C4: 200
C5: 200
TOTAL: 880
você escreve muito bem!!! continue explorando as relações linguísticas e resinificando repertórios socioculturais!