tema: Entrevares na promoção do consumo consciente no Brasil

  • 0

O filme americano, Os delírios de consumo de Becky Bloom, mostra a vida totalmente consumista da personagem e como afeta tudo em sua volta. Paralelamente, no Brasil, o final dessa história não aparenta acabar com felizes para sempre. Sendo assim, o impedimento da sustentabilidade brasileira vem da necessidade social de compra e como essa demanda destrói os recursos naturais. 

  De início, sabe-se que no momento presente, o desejo material do cidadão vem, majoritariamente, de comerciais e anúncios. Desse modo, concretiza a teoria do fetichismo de mercadoria de Karl Marx, que explica que os humanos atribuem um valor simbólico aos objetos. Nessa ótica, lojas, utilizam esse fenômeno para atiçar os clientes e aumentar as vendas. Contudo, essa preciosidade apenas existe se algo for novo. Logo, item de segunda mão ou reformados, perdem sua relevância, o que afeta, drasticamente, a futura qualidade de vida. 

Além disso, não é novidade que a globalização está comprometendo, de forma radical, o meio ambiente, entretanto ainda há uma inércia do corpo social para com a situação. Como ainda, de acordo com o CNDL e o SPC Brasil, 97% dos brasileiros tem algum impasse a aplicar uma vida sustentável. Haja em vista que essa procura e venda desesperada, amplia a geração de lixo não biodegradáveis. Ou seja, o descarte e a compra excessiva é o agora, toda via o posterior da raça humana sofrerá as consequências dessa falta de cautela. 

Portanto, veja-se necessário intervir na vida humana não sustentável. Para isso, as escolas, poderiam auxiliar o processo por meio de projetos e gincanas do bem. Isto é, transformação de roupas, renovação de móveis e conversão da utilidade dos objetos. Assim, gradativamente, a sustentabilidade no modo de vida no Brasil, será uma realidade. 

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá! De acordo com as competências do ENEM:

    C1: 120
    Muitos erros de pontuação(especialmente de vírgula).
    C2: 160
    Tangência! Fale dos entraves na promoção do consumo consciente, e não apenas do consumo inconsciente.
    C3: 160
    Repertório do D2 improdutivo, o D1 está bom.
    C4: 160
    Apresente mais conectivos, principalmente no D2.
    C5: 160
    Ordene que o agente faça alguma coisa, colocando “as escolas devem…”

    Nota final: 760
    A redação está boa, não me entenda mal, por poucos detalhes que podem ser facilmente consertados vc tiraria uma nota maior. Treine mais um pouco que você vai longe.

    • 1
  2. competência I: domínio da norma culta da língua escrita. 120
    competência II: compreender a proposta da redação. 160
    competência III: coerência do texto. 160
    competência IV: conhecimento dos mecanismos linguísticos. 120
    competência V: proposta de intervenção para o problema abordado. 120

    • 1
  3. 1) “Lojas, utilizam” vírgula
    2) “item de segunda mão ou reformados, perdem sua relevância” não se separa sujeito do verbo, itens de segunda mão perdem sua relevância.
    3) “Logo, item de segunda mão ou reformados, perdem sua relevância, o que afeta, drasticamente, a futura qualidade de vida. ” o que tem haver itens perder relevância com qualidade de vida?
    4)”Haja em vista que essa procura e venda desesperada, amplia a geração de lixo não biodegradáveis.”->> Haja em vista que essa procura e venda desesperada ampliam a geração de lixo não biodegradáveis.
    5)toda via – todavia
    6)”as escolas, poderiam” sujeito e verbo
    7)a sustentabilidade, no modo de vida no Brasil, será uma realidade.

    • 1
  4. Oiiii, sua redação está muito bom. Pontuarei, alguns aspectos que pode ser melhorados com base em redações que faço (notas altas) e nas correções que recebo da minha plataforma.

    C1: 200 (Demonstrou bem o domínio da norma culta, porém preste um pouco mais de atenção nas repetições de palavras (p1: direito social; direito – p2: democracia;)
    C2: 120 (Desenvolveu o tema, mas deu umas escapadinhas durante o texto; faltou argumentar e aproveitar os repertórios )
    C3: 120 (trouxe dados muito bons, mas faltou algum dado mais específico sobre cinema;),
    C4: 160 ( usou bem os conectivos, mas faltou ligar alguns pontos e saber argumentar)
    C5: 120 (Você não deixou muito claro os elementos da proposta de intervenção (Quem? O que? Meio? detalhe e o motivo.). Tente montar uma estrutura que eles fiquem em beeem a mostra
    TOTAL: 720

    CUIDADO NAA PONTUAÇÃO NOTEI DIVERSOS ERROS E ISSO DIMINUI SUA NOTA

    0 Compartilhar

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.