No atual século XXI, as mulheres, histórica e culturalmente encarregadas de cuidar e educar seus filhos em casa, estão cada vez mais inseridas no mercado de trabalho. Essa realidade auxilia a desenvolver o papel das creches em questão no Brasil, recurso cada vez mais procurado, visto que aumenta a disseminação da educação pelo país ao passo que, infelizmente, gera uma terceirização da criação infantil.
Em primeira análise, as creches auxiliam na disseminação da educação pelo país. Nesse sentido, na obra “A Revolução dos Bichos”, do escritor George Orwell, é descrita uma realidade onde os porcos, alfabetizados, detêm o poder de controle sobre os outros animais não letrados e, por conseguinte, mais possibilidades de crescer na sociedade animal. Fora da ficção, indivíduos que recebem instrução pedagógica possuem uma importante vantagem: o maior acesso às oportunidades, principalmente no futuro mercado de trabalho, realidade que demonstra o quão importante é o acesso à educação, tanto pública quanto privada, que instituições como as creches garantem desde a infância.
Sob esse viés, o aumento da utilização das creches no Brasil tende a gerar a terceirização da criação infantil. Nessa perspectiva, as creches criam a terceirização da criação infantil, visto que os responsáveis, principais provedores da criança, não possuem tempo suficiente para realizar atividades de interação com o infante devido ao seu trabalho. Nesse sentido, essa realidade auxilia a criar um abismo emocional entre responsáveis e criança ao invés de um laço de confiança e afeto que, caso não desenvolvido corretamente, põe em xeque o desenvolvimento infantil e tende a criar um indivíduo adulto inseguro e despreparado, podendo, inclusive, reverter os benefícios da creche, como o acesso à educação e interação social. Dessa forma, de acordo com Sartre, a violência é sempre uma derrota, frase que ilustra essa realidade, visto que a falta de interação parental e suas consequências podem ser considerados uma violência contra o infante.
Assim, o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde devem realizar campanhas que visem a disseminação de conhecimento a respeito dos benefícios das creches – por meio de programas televisivos – assim como cursos, que podem se chamar “Aproveitamento Parental”, com fins de ensinar aos responsáveis o modo correto de interagir com as crianças a fim de aproveitar seu desenvolvimento. Dessa forma, as vantagens das creches serão cada vez mais exaltadas.
msalomaoneto
Competência 1 – domínio da norma culta da língua portuguesa = 180 pontos
– Foram identificados mais de 2 desvios.
Competência 2 – compreender a proposta da redação = 200 pontos
Competência 3 – coerência do texto = 200 pontos
– Não, filha… Aqui você ARRASOU! Parabéns
Competência 4 – conhecimento dos mecanismos linguísticos = 160 pontos
– Você possui domínio estrutural excelente de como escrever a redação, o repertório também foi desenvolvido bem. O desconto foram mais por conta dos mecanismos de gramática (no caso, utilização de conectivos no texto não foi contínua no texto e também alguns termos apresentaram repetição).
Competência 5 – proposta de intervenção para o problema abordado = 200 pontos
– Ficou show!
TOTAL = 940 pontos
Volder
Competência 1: 200
Ótimo domínio da norma culta.
Competência 2: 200
Ótima interpretação do tema e da proposta apresentados.
Competência 3: 200
Ótima argumentação.
Competência 4: 180
Falta de conectivo de contraste.
Competência 5: 200
Ótima proposta de intervenção.
Total: 980
Lucas.mmmendes
Primeiramente, quero dizer que, assim como você, sou apenas um estudante. Então me desculpe por qualquer equívoco 😊
No atual século XXI, as mulheres, histórica e culturalmente encarregadas de cuidar e educar seus filhos em casa, estão cada vez mais inseridas no mercado de trabalho. Essa realidade auxilia a desenvolver o papel das creches em questão(1) no Brasil, recurso cada vez mais procurado, visto que aumenta a disseminação da educação pelo país(2) ao passo que, infelizmente, gera uma terceirização da criação infantil.
(1) Sugestão: retire “em questão”, pois deixa a leitura mais fluida
(2) vírgula
Em primeira análise, as creches auxiliam na disseminação da educação pelo país. Nesse sentido, na obra “A Revolução dos Bichos”, do escritor George Orwell, é descrita uma realidade onde os porcos, alfabetizados, detêm o poder de controle sobre os outros animais não letrados e, por conseguinte, mais possibilidades de crescer na sociedade animal. Fora da ficção, indivíduos que recebem instrução pedagógica possuem uma importante vantagem: o maior acesso às oportunidades, principalmente no futuro mercado de trabalho, realidade que demonstra o quão importante é o acesso à educação, tanto pública quanto privada, que instituições como as creches garantem desde a infância.
Sob esse viés(3), o aumento da utilização das creches no Brasil tende a gerar a terceirização da criação infantil. Nessa perspectiva, as creches criam a terceirização da criação infantil, visto que os responsáveis, principais provedores da criança, não possuem tempo suficiente para realizar atividades de interação com o infante devido ao seu trabalho. Nesse sentido(4), essa realidade auxilia a criar um abismo emocional entre responsáveis e criança ao invés de um laço de confiança e afeto que, caso não desenvolvido corretamente, põe em xeque(5) o desenvolvimento infantil e tende a criar um indivíduo adulto inseguro e despreparado, podendo, inclusive, reverter os benefícios da creche, como o acesso à educação e interação social. Dessa forma, de acordo com Sartre, a violência é sempre uma derrota, frase que ilustra essa realidade, visto que a falta de interação parental e suas consequências podem ser considerados uma violência contra o infante.
(3) Como vc vai apresentar um argumento negativo depois de um positivo, seria interessante utilizar um conectivo de contraste, por exemplo: por outro lado, no entanto, entretanto, contudo, etc.
(4) utilize outro pra não ficar repetitivo
(5) linguagem conotativa
Assim, o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde devem realizar campanhas que visem a disseminação de conhecimento a respeito dos benefícios das creches – por meio de programas televisivos – assim como cursos, que podem se chamar “Aproveitamento Parental”, com fins de ensinar aos responsáveis o modo correto de interagir com as crianças(6) a fim de aproveitar seu desenvolvimento(7). Dessa forma, as vantagens das creches serão cada vez mais exaltadas.
(6) vírgula
(7) proposta de intervenção com os cinco elementos
Notas:
CI – 200 (identifiquei apenas 3 desvios)
CII – 200 (fala sobre o tema, tem uma tese, o texto é dissertativo-argumentativo, tem repertório produtivo)
CIII – 200 (não fui capaz de identificar nenhuma falha/incoerência em sua argumentação)
CIV – 160 (pelas observações (3) e (4))
CV – 200 (tem os cinco elementos)
Parabéns pela redação!!! Boa sorte!!!