Tema: enem 2021

  • 0

O livro “O sol também é uma estrela” relata a vida de uma jovem preta que não apresenta documento pessoal, sendo vítima de inúmeras dificuldades em sua trajetória. De maneira análoga é presenciado inúmeros casos semelhantes a esse no Brasil, onde ocupam posição marginal, tanto em termos indentitarios, como em termos jurídicos, ao deixarem de exercitar o direito e status de cidadão.

Primeiramente, diante de dados do Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia(IBGE), a região sudeste apresenta 1,15 milhão de pessoas sem documentação de indentificação, a invisibilidade delas se torna um problemática bem complexa devido ao indivíduo acabar sendo excluído pelo estado e corpo social, devido sua existência não ser reconhecida pelos mesmos, e por consequência ser taxado como “pessoa sem valor” ou “não existente”.

Segundamente, na presença de termos jurídicos o indivíduo sem posse de nenhum documento de indentificação é impossibilitado de retirar a carteira de trabalho, o título de eleitor, sofrendo assim com a perda de seus benefícios sociais deixando de exercer o seu direito de cidadão.

Contudo, é necessário que os órgãos públicos vigentes tornem obrigatório a realização do registro de nascimento e aliado com a mídia promovam maior publicidade em relação a retirada da documentação. Para assim, o rumo ser corrigido deve-se continuar buscando mecanismo de facilitação, comunicação e extração para a extração da documentação.

 

Compartilhar

3 Correções

  1. Não tem tese nem problematização na introdução. O conectivo primeiramente não é mais aceito. Além disso o p3 faltou coisa, devia ter pelo ao menos 7 linhas. Na conclusão devia ter usado: deste modo; desta forma ao invés de contudo. Aqui está um site de conectivos: https://duvidas.dicio.com.br/conectivos/

    • 1
  2. Na introdução faltou o problema e a tese. Os parágrafos de desenvolvimento estão desparelhos em tamanho. O conectivo da conclusão está errado para conclusão. Deve começar com algo do tipo: desta forma, dado o exposto…
    Tem que mencionar qual órgão público é detalhar mais.
    As referências são muito boas, mas ainda falta.
    Parabéns!!!

    • 1
  3. O uso dos conectivos foram usados corretamente em quase toda a correção, no último foi errado. Você usou uma conjunção adversativa e deveria ser uma conclusiva. Procurando no google você acha uma tabela com conectivos para usar, use como usa a tabuada.
    Os parágrafos estão sem coesão e sem objetividade, o segundo parágrafo de desenvolvimento não possui argumento.
    Diga exatamente qual agente deve fazer a ação. Tem uma tabelinha com propostas de intervenção que cada agente pode ter. Procura também meios para a ação ser realizada.
    O canal da Luma e ponto pode te ajudar

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.