Iniciante

Tema ENEM 2020: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira.

  • 1

   No conto “O Alienista” do escritor brasileiro Machado de Assis, é narrada a tentativa do doutor Simão Bacamarte em estudar os enfermos mentais, para isso, destinou todos os indivíduos, que julgou serem anormais, ao seu local de estudo, a Casa Verde, logo, mais da metade da cidade residia dentro da moradia. Em paralelo à realidade brasileira, os preconceitos e paradigmas expressos por Machado, contra as pessoas que possuem distúrbios mentais, não se distanciam da hodiernidade, tendo em vista a perduração do estigma associado às doenças mentais. Nesse viés, é inerente a compreensão das falhas estatais que não viabilizam de forma efetiva as leis contra o imbróglio paradigmático, mas também das feridas ocasionadas aos indivíduos difamados em qualquer ambiente social.

    Em primeira análise, convém enaltecer que as doenças mentais são comuns a qualquer civilização e todo cidadão portador de qualquer distúrbio mental tem direito à saúde, ao tratamento e ao respeito, garantido pela Constituição Federal em seus Artigos 5º e 6º. Entretanto, é evidente que o documento nacional, que zela pelos direitos dos indivíduos da nação, infringe suas próprias leis por não conseguir promover o bem-estar, o auxílio no tocante às enfermidades mentais nem mesmo à integridade moral desses, a prorrogar o estigma nefasto. Sob essa perspectiva, denota-se as falhas cometidas pelo governo contra seus habitantes que acarretará na robustez das doenças sob o indivíduo agregado do paradigma intensificado.

   Ademais, os entraves sociais, vislumbrados por portadores de doenças mentais, infligem no agravamento drástico de seus transtornos em decorrência do preconceito diário vivenciado no ambiente social e até mesmo do bullying escolar. Nesse hiato, na chocante série “13 Reasons Why”, é exposta a vida de Hannah, uma estudante caloura que, após sofrer desde o bullying ao estupro, vê como sendo a única solução, para sair de sua depressão e de outras doenças mentais, o suicídio. Em analogia ao Brasil, a negligência governamental para conscientizar os cidadãos adjunto da falta de investimento para promover a saúde mental de adultos e de jovens corroboram para a permanência e ao agravamento de paradigmas e dos suicídios.

   Diante dos argumentos supracitados, é mister reformar as medidas expressas pelo estado para a resolução do impasse adensado. Para tanto, urge que o Ministério da Saúde viabilize o tratamento psicológico de forma gratuita, por meio de ligações zeladas com o máximo sigilo e com psicólogos profissionais, a fim de auxiliar e tratar das doenças mentais em adultos e jovens. Mas ainda, o Ministério da Cidadania desenvolverá propagandas — através de canais televisivos e pela internet—, com a finalidade de orientar os portadores de enfermidades mentais a buscarem tratamentos especializados, gratuitos e conscientizar toda a população brasileira sobre o que de fato são doenças mentais. Destarte, tornar-se-á possível desconstruir o estigma truculento sobre as enfermidades mentais, a Carta Magna cumprirá suas leis e a garantir que casos como de Hannah e Bacamarte não ocorram.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá, bom dia!

    🔸COMPETÊNCIA 1 (nota- 120)
    Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

    🔸COMPETÊNCIA 2 (nota- 200)
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

    🔸COMPETÊNCIA 3 (nota-160)
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

    🔸COMPETÊNCIA 4 (nota-160)
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

    🔸COMPETÊNCIA 5 (nota-200)
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

    Observações:
    Você é bem coeso e utiliza um repertório produtivo na sua redação. No entanto, precisa se atentar ao uso de vírgulas, do vocábulo, pois um vocábulo cheio de preciosismos pode não ser positivo e da argumentação. Eu senti seu texto muito expositivo e pouco argumentativo. Lembre-se sempre que o seu corretor só terá 3 minutos para ler sua redação e por isso suas ideias devem ser claras e objetivas.

    Ótimo texto! Bons estudos.

    • 1
  2. Oi, tudo bem? Sou a Ana e vou tentar te ajudar com a correção com base no meu conhecimento.

    Introdução:

    Erros de vírgula.

    Você escreve muito bem. No entanto, cuidado com uso de palavras rebuscadas e difíceis, o corretor pode não saber o significado de alguma e interpretar errado na pressa, são muitas correções, ou então tornar a leitura maçante.

    Parabéns, tese explicita e deixou os dois argumentos claros na introdução, demonstrando organização textual.

    Repertório pertinente.

    Tente passar pro papel essa introdução, ela deu a impressão de que está um pouco grande e pode ser reduzida. Seu espaço é apenas de 30 linhas.

    ———————————————————————————————————————

    1° parágrafo: .

    O Descomplica me informou que conectivos como “A priori, Em primeira instância,primeiramente etc” não devem mais ser utilizados, pois não são mais considerados conectivos de início de parágrafo. No entanto, eles me avisaram isso ano passado, como é recente não creio que haja alguma penalização. Tente substituir por: Sob esse viés ou Sob essa perspectiva.

    Enaltecer = vangloriar, exaltar. Eu entendi como foi usada, mas talvez seja melhor substituir por outra palavra.

    Repertório pertinente, parabéns.

    “denota-se as falhas cometidas pelo governo contra seus habitantes que acarretará na robustez das doenças sob o indivíduo agregado do paradigma intensificado.” Seu vocabulário não é nada acessível e torna a leitura e o entendimento difícil. Pense que os corretores podem ser muito diferentes e não ter o nível de entendimento que você imagina.

    O argumento em si é muito forte, explore-o.

    Faltou explorar mais seu argumento, o documento nacional infringe as leis ou o Estado? Explore mais a problemática, convença o leitor.

    —————————————————————————————————————————-

    2° parágrafo:

    Parabéns pelo uso do “Ademais”, conectivo correto pra essa situação.

    Cuidado com os adjetivos como “chocante”, eles podem trazer sua opinião mais claramente, mas podem tomar muito espaço e serem inúteis pra sua narrativa também.

    Qual a relevância de falar que Hannah é caloura, por exemplo. Isso pode te dar mais algumas linhas pra argumentar.

    Você já argumentou sobre a negligencia governamental no primeiro parágrafo, cadê seu outro argumento?

    Eu havia interpretado na introdução que era sobre o preconceito da população, claro que isso pode se dar em decorrência da negligencia governamental, mas você já usou esse argumento, não é bom usar dois parecidos. O argumento do preconceito e bullying era forte, mas você se desviou.

    ————————————————————————————————————————————

    Conclusão:

    Agente: correto.

    Ação: correto.

    Modo/meio :correto

    Detalhamento: corretor

    Efeito: correto

    Conclusão impecável. Vou até salvar pra me inspirar. Parabéns.

    Você finalizou muito bem voltando a um repertório já citado no texto. No entanto, uma dica é que volte apenas a um deles ou dois e não a todos, mas é opcional, só uma sugestão mesmo.

    C1: LÍNGUA PORTUGUESA 160 (se atente ao uso das vírgulas, não sou muito boa nessa área então também podem ter mais erros que não identifiquei , procure alguém mais qualificado nesse ponto)

    C2: ABORDAGEM GÊNERO 200 (compreendeu a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo)

    C3: DEFESA E CORERÊNCIA 120 (seus argumentos não foram muito bem explorados,são dois muito parecidos que juntos formam apenas um)

    C4: COESÃO E ARTICULAÇÃO 200 (demonstrou conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação, bom uso de conectivos)

    C5: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 200 (conclusão perfeita, arrasou)

    Por fim, é óbvio que você escreve MUITO BEM, mas por favor tome cuidado com palavras rebuscadas para que sua escrita não se torne de difícil entendimento, você não sabe quem vai corrigir sua redação e se vai ter tempo de procurar o significado das palavras pra entender a oração.

    NOTA FINAL: 880

    Você está acima da média dos outros estudantes. Vou te dar uma dica, leia redações nota mil e decore os repertórios e veja como são organizadas. Além disso, tem um canal no Youtube muito divertido e didático, do Me Salva! Os vídeos tem o título de “CORRETOR SINCERÃO”, assista, vai te ajudar.

    ESPERO TER AJUDADO!

    • 1
  3. Bom dia, boa tarde e boa noite.
    Então cauasacchitiello sua redação está de altíssimo nível, então vou corrigi-la o mais minuciosamente possível.

    -Sua introdução está um pouco longa, tente não estende-la demais pois o material usado nela pode ser aproveitado no desenvolvimento, e deixe o mais explicito possível os problemas que serão desenvolvidos no decorrer do texto, pois é lá que os avaliadores irão procurar, recomendo sempre deixar os dois problemas após um ponto simples.

    -Erros de ortografia eu tentei encontrar cada detalhe possível como:
    _”denota-se as falhas cometidas pelo governo” a um erro de concordância verbal o certo seria ” denotam-se as falhas”.
    _”é exposta a vida de Hannah” fala de crase “é exposta à vida de Hannah”
    _”conscientizar os cidadãos adjunto da falta de investimento” falta do plural “cidadãos adjuntos” mas caso você não queira fazer essa mudança apenas acrescente a vírgula “cidadãos, adjunto”
    _”por meio de ligações” ‘por meio de’ é uma expressão prolixa. É preferível dizer “por” ou “através de”

    Eu o pontuaria entre 950-1000
    Pois sua redação ficou impressionante, os erros ortográficos quase imperceptíveis, não fugiu hora alguma do assunto tratado, atendeu a todos os requisitos de avaliação, uma excelente argumentação, usando referências variadas como filmes, livros e leis.

    • 1
  4. Uma excelente argumentativa, quase imperceptível erros de concordância, houve apenas um erro gramatical que foi a falta de crase. Parabéns!

    A introdução foi um pouco extensa, entendo que por ser uma introdução o objetivo é ser introdutivo, apesar de parecer redundante :). Mas continue nesse ritmo

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.