A Constituição Federal de 1998 defende o direito à informação. No entanto, as redes sociais, de certa forma, vêm dificultando o cumprimento desse direito por meio do agravamento do chamado efeito bolha, que é causado pelos algoritmos dessas plataformas e pela falta de busca por outras fontes de informação.
O principal fator causador do efeito bolha são os algoritmos existentes nos sistemas de redes sociais como o Facebook. Nesses aplicativos, as recomendações de novos conteúdos para o usuário são feitas de acordo com os interesses que esse demonstra ter, exibindo mais materiais relacionados a um certo tema ao invés de outros. Assim, com o tempo, esses algoritmos acabam filtrando os conteúdos mostrados de modo que o usuário só tenha acesso a materiais que tratam de um determinado assunto ou ponto de vista, tornando mais difícil o acesso a informações mais diversificadas e a opiniões mais variadas. Dessa maneira, o efeito bolha é causado e agravado pelos algoritmos das redes sociais.
Somado a isso, está a total dependência das redes sociais como fonte informacional e a falta de procura por outros veículos de notícias, como jornais (tanto impressos quanto digitais), telejornais, blogs noticiários, entre outros. A facilidade e a rapidez com que se tem acesso a informações por meio das redes sociais torna essas mais atrativas que outras fontes mais confiáveis. Além disso, essa preferência também é causada pelos algoritmos dessas plataformas, que exibirão ao usuário apenas conteúdos pelos quais ele se interessará. Desse modo, a junção desses dois fatores contribui para o surgimento e a intensificação do efeito bolha.
Portanto, conclui-se que o efeito bolha é um problema grave que vem ocorrendo nas sociedades contemporâneas devido ao advento das redes sociais. Além disso, esse efeito geralmente ocorre com as pessoas sem sequer que elas percebam. Assim, torna-se necessária a criação de programas de conscientização sobre os perigos dessa excessiva seleção de informações, para que as pessoas se atentem e não caiam mais nessas “armadilhas”.
Falcaoemily
O texto correspondeu a proposta do tema,o seu texto está bem escrito,sua introdução achei que ficou de um forma bem clara,para o entendimento da pessoa que for ler.
As teses apresentadas foram bem explicativas e bem criativas,amei ler seu texto
No seu demonstrou como voce se esforçou para o escrever
mylle3008
Olá! Vou trazer alguns apontamentos de acordo com o que é exigido de um candidato ENEM.
Introdução: apesar de ter ficado curta, isso não comprometeu a parte estrutural (contexto+ tese+argumentos), você conseguiu colocá-los bem.
D1: não houve erros de argumentação e o candidato conseguiu elencar bem sua opinião no texto, mostrou total domínio sobre o que está sendo expressado, além do exemplo colocado “Facebook”, que acrescenta pontos na C2.
D2: esse parágrafo consegui encontrar uma criticidade, porém bem menor do que o parágrafo anterior. Mas nada que lhe prejudique.
Conclusão: aqui está um ponto fraco do teu texto, você colocou apenas a ação e a finalidade da sua proposta de intervenção, faltaram o agente, meio e detalhamento.
Obs: a competência 4 diz respeito a não repetição de conectivos e palavras no texto (organização textual), sendo assim, voce repetiu o conectivo “Além disso” no D2 e na conclusão e também houve repetição do “assim” no D1 e na conclusão.
C1: 200
C2: 200
C3: 200
C4: 160
C5: 80 (cada elemento vale 40 pontos)
Nota:840
Sua redação possui um grande potencial, atente-se apenas para esses pequenos erros que são tranquilos de serem resolvidos. Continue treinando! Se gostou da correção, vota aí ;)
Karen Soares
Olá. Tudo bem?
Em um quesito mais amplo, o texto correspondeu a proposta do tema. A introdução foi muito bem elaborada e trouxe consigo uma informação “chave” que foi a utilização da Constituição Federal.
Ademais, as teses apresentadas apesar de bem claras, faltaram um pouco mais de exemplificações.
Acredito que na conclusão, talvez um joguinho de informações como forma de resolução do problema e uma diversificação de palavras ajudaria a deixar um pouco mais objetiva e detalhada.
:) Beijos, sua escrita pode ir muita mais além…
isa56cris
oii! vamos lá:
No geral, seu texto está bem escrito. A principio, achei sua introdução um pouco curta mas acredito que você apresentou o tema de forma bem clara.
As teses apresentadas são criativas e também foram bem desenvolvidas.
Acredito que o único problema é a conclusão. Você apresentou o “começo” de uma proposta de intervenção mas não a detalhou. A criação de programas de conscientização sobre os perigos da seleção de informação pode ser uma solução, mas faltou dizer quem os criaria.
Tirando isso, seu texto está ótimo. Parabéns :)
brunomanelici
Olá! Sua redação é boa, porém há alguns pontos a se atentar. Tome cuidado com a repetição de palavras, como “algoritmos”, “efeito bolha”, etc. A grafia se mostra correta, e o texto possui boa argumentação, entretanto a conclusão é importante comentar. O ENEM e muitos vestibulares exigem uma proposta de intervenção, que é uma solução ao problema, porém ela precisa ter 5 pontos: agente, ação, modo, fim, e detalhamento. A sua apresenta apenas a ação (conscientização) e o fim. Lembre-se que conscientizar a população também não é considerado uma solução, além de ser muito comum. Portanto tente pensar e criar uma proposta que fuja do padrão e do habitual, que seja mais complexa e mostre relação com os argumentos. Por mim, é sempre bom citar pelo menos um repertório sociocultural (filme, livro, pensador, filósofo…) que corrobore o seu argumento para dar mais veracidade a ele.
C1 – 160
C2 – 200
C3 – 160
C4 – 160
C5 – 80
Total – 760