Tema: Educação e a pandemia no Brasil

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A Constituição de 88 prevê, em seu 6.º artigo, a garantia de direitos como assistência aos desamparados e educação de forma digna. Porém, ao observar o cenário escolar atual, este que foi abandonado por mais de 127 mil estudantes só no 1.º ano de pandemia, percebe-se que há uma aplicabilidade ineficiente ao que diz respeito às diretrizes impostas na carta magna. Desse modo, é necessário compreender os fatores que incitam essa problemática: limitação ao acesso tecnológico e falta de capacitação de alunos e professores às novas metodologias.

A priori, ressalta-se que a massa de estudantes não comporta a demanda necessária de tecnologias necessárias para obtenção de um estudo digno durante o ensino remoto, sendo eles acesso a computadores, smartphones ou internet. A série “Lição de Casa”, apresentada pela repórter Carolina Wolf, ilustra a realidade dos mais de 50 milhões de estudantes brasileiros que precisaram lidar com a nova situação, sejam estudantes de baixa renda ou não. A falta de acesso à educação remota é uma complicação causada pela falta de investimento em uma estrutura digna aos alunos, assim, impedindo que ocorra um avanço na aprendizagem da comunidade estudantil.

Outrossim, percebe-se que os docentes tentam adaptar-se às adversidades acometidas em decorrência do uso das telas como meio de obter conhecimento, contudo, ainda há muitas dificuldades a serem enfrentadas, tal como o obstáculo da inclusão digital. O uso de tecnologias para lecionar é um meio não tão explorados por muitos professores brasileiros e essa situação mostrou-se cada vez mais presente durante o período pandêmico. Diante disso, compreende-se que há a necessidade de investimentos na capacitação de professores, e que esse despreparo deve ser combatido.

Dessarte, é essencial que haja intervenções que mudem a realidade atual brasileira. Convém, por conseguinte, ao Ministério da Educação, por intermédio de governos estaduais e municipais, o incentivo à melhoria da infraestrutura estudantil, garantindo o acesso às tecnologias. Além disso, o incentivo à capacitação tecnológica de professores, por meio de cursos e palestras, com o objetivo de formar educadores aptos para lecionar através de diversos meios. 

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2 Correções

  1. A Constituição de 88 prevê,(1)em seu 6.º artigo, a garantia de direitos(2) como assistência aos desamparados e educação de forma digna. Porém, ao observar o cenário escolar atual, este que foi abandonado por mais de 127 mil estudantes só no 1.º ano de pandemia (3), percebe-se que há uma aplicabilidade ineficiente ao que diz respeito às diretrizes impostas na carta magna. (4) Desse modo, é necessário compreender os fatores que incitam essa problemática(5): limitação ao acesso tecnológico e falta de capacitação de alunos e professores às novas metodologias.

    (1) não é preciso essa vírgula aqui.
    (2) recomendo usar uma vírgula aqui.
    (3) qual a fonte?? de onde você tirou essa informação?
    (4) boa colocação
    (5) sugestão: […] os fatores que incitam essa problemática, *tais como: […]

    A priori, ressalta-se que a massa de estudantes não comporta a demanda necessária de tecnologias necessárias(1) para obtenção de um estudo digno durante o ensino remoto, sendo eles(2)acesso a computadores, smartphones ou internet. (3)A série “Lição de Casa”, apresentada pela repórter Carolina Wolf, ilustra a realidade dos mais de 50 milhões de estudantes brasileiros que precisaram lidar com a nova situação, sejam estudantes de baixa renda ou não. (4)A falta de acesso à educação remota é uma complicação causada pela falta de investimento em uma estrutura digna aos alunos, assim, impedindo que ocorra um avanço na aprendizagem da comunidade estudantil.

    (1) você usou essa palavra duas vezes na mesma frase, recomendo que troque por um sinônimo.
    (2) use aqui o (:) ou a (,) recomendo mesmo é o dois pontos.
    (3) aqui seria legal e contribuirá para a coesão, o uso de algum conectivo, por exemplo: diante disso, em meio a isso, diante de contexto… é valido/lícito ressaltar a[…]
    (4) faltou conectivo.
    (visto esses pontos destacados aqui no D1, revise o D2 e veja o que se pode melhor diante desses pontos!!)

    Dessarte, é essencial que haja intervenções que mudem a realidade atual brasileira. Convém, por conseguinte, AGENTE- ao Ministério da Educação-, por intermédio de governos estaduais e municipais, AÇÃO- o incentivo à melhoria da infraestrutura estudantil-, DETALHAMENTO-garantindo o acesso às tecnologias- (1). Além disso, 2 AÇÃO- o incentivo à capacitação tecnológica de professores-, MEIO- por meio de cursos e palestras-, DETALHAMENTO/PARA QUE- com o objetivo de formar educadores aptos para lecionar através de diversos meios.
    (1) destaquei os pontos colocados e senti falta do meio, ou seja, como será feito isso? Por meio de que?

    Finalizo aqui dizendo que parabéns você escreve muito bem e organiza bem suas ideias, o que realmente falta é que se atente mais a outros fatores que destaquei lá em cima.
    DICAS: Leia bastantes redações nota mil e pratique bastante, mesmo, quando atingir sua meta ok?
    Espero ter ajudado, desculpa se tem algumas coisa que não apontei, não sou especialista, mas espero ter ajudado,… abraço!!

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  2. Observações no texto abaixo.
    A Constituição de 88 prevê, em seu 6.º artigo,(*não existe virgula entre o prevê e o em seu artigo*) a garantia de direitos como assistência aos desamparados e educação de forma digna. Porém, ao observar o cenário escolar atual, este que foi abandonado por mais de 127 mil estudantes só no 1.º ano de pandemia, (*o repertorio esta sem legitimidade, lembre-se de sempre colocar a fonte*) percebe-se que há uma aplicabilidade ineficiente ao que diz respeito às diretrizes impostas na carta magna. Desse modo, é necessário compreender os fatores que incitam essa problemática: limitação ao acesso tecnológico e falta de capacitação de alunos e professores às novas metodologias. (*ótima tese e estrutura do paragrafo*)
    A priori, (*a priori não eh conectivo Inter parágrafo*) ressalta-se que a massa de estudantes não comporta a demanda necessária de tecnologias necessárias (*o uso do necessário duas vezes foi prejudicial ao texto, o termo poderia ter sido substituído por demando exigida, ou tecnologia essencial) para obtenção de um estudo digno durante o ensino remoto, sendo eles acesso a computadores, smartphones ou internet. A série “Lição de Casa”, apresentada pela repórter Carolina Wolf, ilustra a realidade dos mais de 50 milhões de estudantes brasileiros que precisaram lidar com a nova situação, sejam estudantes de baixa renda ou não. A falta de acesso à educação remota é uma complicação causada pela falta de investimento em uma estrutura digna aos alunos, assim, impedindo que ocorra um avanço na aprendizagem da comunidade estudantil. (*o seu repertorio não teve produtividade por mais que esteja ligado ao tema, você deixou informações soltas, aqui você poderia melhorar aprofundando seus argumentos, como pq falta tecnologia, de quem quem eh a culpa, e o seu paragrafo precisa de um fechamento que seria claro com um conectivo.*)
    Outrossim, percebe-se que os docentes tentam adaptar-se às adversidades acometidas em decorrência do uso das telas como meio de obter conhecimento, contudo, ainda há muitas dificuldades a serem enfrentadas, tal como o obstáculo da inclusão digital. O uso de tecnologias para lecionar é um meio não tão explorados (explorado, sua frase esta no singular) por muitos professores brasileiros e essa situação mostrou-se cada vez mais presente durante o período pandêmico. Diante disso, compreende-se que há a necessidade de investimentos na capacitação de professores, e que esse despreparo deve ser combatido. (*aqui você trouxe finalidade, mais faltou desenvolver a ideia, quem ira investir, pq não esta sendo investido, o que essa falta de investimento causa*)
    Dessarte, é essencial que haja intervenções que mudem a realidade atual brasileira. Convém, por conseguinte, ao Ministério da Educação, por intermédio de governos estaduais e municipais, o incentivo à melhoria da infraestrutura estudantil, garantindo o acesso às tecnologias. Além disso, o incentivo à capacitação tecnológica de professores, por meio de cursos e palestras, com o objetivo de formar educadores aptos para lecionar através de diversos meios. (*governos estaduais e municipais podem ser considerados por alguns corretores como agentes e não meios, na sua primeiro proposta falou o detalhamento, e na segunda faltou o agente, então são duas propostas incompletas, voce deve fazer ao menos uma completa.*)

    Competência 1- 200
    Atente a estrutura sintática.
    Competência 2- 120
    Voce teve dois repertorio sem produtividade, outro sem legitimidade.
    Competência 3- 160
    As observações no texto deixam claro que você deve desenvolver melhor suas ideias, mas seu projeto de texto esta impecável.
    Competência 4- 160
    Apesar de usar bem os conectivos, teve alguns lugares que exigiu e você deixou de colocar.
    Competência 5- 160
    Você elaborou 2 propostas, ambas com apenas 4 elementos exigidos.

    NOTA – 800

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