Iniciante

TEMA: Educação domiciliar no Brasil (modelo ENEM)

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   Segundo Sartre, filósofo francês, o ser humano é livre e responsável, cabe a ele escolher seu modo de agir. Não obstante, nos dias atuais, as escolhas pertinentes ao modelo ideal de educação atingem diversas famílias brasileiras. Essa realidade reflete em diversos desafios, principalmente no que se refere à privação na troca de experiências e à ausência da cultura de autoaprendizagem.

   Em primeira análise, torna-se imprescindível ressaltar a importância de um ambiente agradável para estudar. Dessa forma, a escola é o principal recurso para a veemência no aprendizado, já que induz a busca por conhecimento por intermédio da troca de saberes. Sob tal ótica, percebe-se a incapacidade dessas experiências para os estudantes que praticam o “homeschooling” (estudo em casa), visto que são privados de terem acesso a outras pessoas no meio estudantil. Nesse sentido, o filme “Extraordinário” mostra claramente as dificuldades sofridas pelo protagonista Auggie, que ao estudar em casa, sente-se preso em uma “bolha” de exclusão social escolar.

  Outrossim, o sistema educacional brasileiro hodiernamente é um reflexo do “Movimento Iluminista” – o qual condicionou a prosperidade do desenvolvimento intelectual no século XVIII – ao passo em que centraliza a figura do professor como principal difusor de conhecimentos. Por conseguinte, devido à dependência do ensino por meio do docente, a cultura de autoaprendizagem não é disseminada no Brasil. Com efeito, as dificuldades na educação domiciliar tendem a ser crescentes para os discentes que não detêm habilidades no aprendizado individual, pois não podem sanar dúvidas, debater questões e afins. 

   Portanto, urge a abolição das problemáticas voltadas à educação domiciliar no Brasil. Por essa razão, o Governo Federal – instância máxima do poder executivo – deve investir na qualificação dos órgãos educacionais, por meio de medidas que reestruturem os ambientes escolares, desde a atuação dos profissionais da área a elaboração de didáticas interdisciplinares que atenuem o domínio da autoaprendizagem dos alunos, com o intuito de possibilitar a reinserção dos estudantes que praticam educação domiciliar nas escolas. Enfim, a partir dessas ações, os discentes serão educados para a liberdade, consoante ao conceito de Sartre. 

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3 Correções

  1. No geral sua nota serão mais de 900pts.
    Projeto de texto Ótimo;
    Uma tese muito boa;
    Argumentos bem colocados;
    Compreendeu bastante o proposta;
    Conectivos variados, citações também;
    Coerência Ótimo;
    Uma Conclusão bem detalhada, explicativa, uma retomada ótima..
    Parabéns sua dissertação é ótima, logo logo você chegará nos 1000pts.

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  2. Oi, sua redação ficou incrível, não sou o mais adequado para avaliar já que também sou um estudante querendo melhorar em redação, e a sua me deu muitas ideias de como posso estruturar a minha, muito obrigado. Quanto a redação em si eu repito que ficou incrível, você argumentou muito bem, os repertórios que você usou foram muito, mas o que mais me chamou atenção foi a sua conclusão, para mim ficou impecável, meus parabéns, se fosse para chutar uma nota diria que no mínimo vc conseguiria 900, bons estudos.

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  3. Competência l (160): Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolhas de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções de escrita.
    – É preferível que se use o nome completo do filósofo. Mesmo ele sendo bastante conhecido no meio educacional, pode ocorrer que o leitor não o conheça.
    – Inadequação vocabular: visto que são privados de terem acesso a outras pessoas no meio estudantil. Eu trocaria a palavra “acesso” por “contato com outras pessoas”
    – mostra claramente as dificuldades sofridas pelo protagonista Auggie que, ao estudar em casa,… Faltou inserir a vírgula após o “que”
    – Inadequação vocabular: sente-se preso em uma “bolha” de exclusão social escolar. Sugestão de reescrita: sente-se excluído do meio social por causa da educação domiciliar. Bolha dá uma ideia de individualismo.
    – Poder Executivo, com iniciais maiúsculas.
    – consoante o conceito de Sartre.
    Competência ll (200): Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
    -Você compreendeu o tema e estruturou seu texto dentro das exigências feitas por uma produção dissertativo-argumentativa. Além disso, apresentou repertório amparado nas áreas do conhecimento – fazendo menção a Sartre, ao filme “Extraordinário” e ao Iluminismo – o que enriquece sua redação e fica configurada a autoria do seu texto. Parabéns!
    Competência lll (160): Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
    -Você defendeu muito bem as teses levantadas na introdução, mas faltou fechar o argumento ao final do desenvolvimento 1. Por isso, sempre faça o desfecho argumentativo, por meio incitação à solução, síntese de ideias ou consequência, a fim de deixar o seu projeto textual mais organizado.
    Competência IV (200): Articula muito bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de elementos coesivos.
    – A CIV te avalia em demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Em outras palavras, essa competência analisa sua capacidade de articular as partes da sua redação, usando conectores textuais. Você foi muito bem nessa competência, usou conectores entre os parágrafos e dentro deles, sem nenhum uso inadequado. Excelente!
    Competência V (200): Elabora muito bem a proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
    – Sua proposta apresenta os 5 elementos necessários para obter a nota máxima. Excelente!
    Nota final: 920

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