Tema: Doenças Virais e Casos de Saúde Pública

  • 0

Leitos em Progressão Aritmética

Um dos maiores desafios da Saúde Pública Brasileira é a falta de leitos para os pacientes e a situação chega a ser ainda mais complicada quando se trata de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

A Teoria Malthusiana, criada por Thomas Robert Malthus no ano de 1789, diz que enquanto a população evoluía em progressão geométrica, o alimento era produzido em progressão aritmética. Em 2020 houve a aparição de um novo vírus chamado de Covid-19 (Coronavírus) que afetou gravemente não só a população brasileira mas também diversos países.

Dados da “Folha de São Paulo” comprovam que no dia 26 de fevereiro de 2020, era somente um caso de coronavírus no Brasil e no dia 24 de março o número de casos foi suspenso para 2.201 juntamente com 46 mortes. O que nos permite associar á Teoria de Malthus, enquanto o número de infectados crescia em progressão geométrica, o número de leitos era produzidos em progressão aritmética.

Portanto, já que a cada 4 anos o país gasta mais de R$38 bilhões para investir na copa do mundo, sendo que quase 40% vão para os estádios, o ideal seria tirar uma parte dessa porcentagem para agregar em leitos para hospitais públicos. Deixando assim, o Brasil, de ser assemelhado á Teoria de Thomas Robert Malthus.

Compartilhar

2 Correções

  1. Introdução: o tema não foi introduzido, você já chegou falando do problema e apresentando sua tese. Senti falta também de uma alusão que mostrasse que o tema é uma problemática, o que afetará a segunda competência ( que analisa o repertório sócio-cultural). Uma sugestão de como melhorar é começar parafraseando uma alusão, ou seja, referenciar um momento em que a sociedade já comentou sobre o tema, seja em livros, séries, momentos históricos, filmes,leis, etc. Depois você pode apresentar sua tese (o que você vai debater no desenvolvimento) e fazer um fechamento do parágrafo.
    Desenvolvimento 1: você não retoma a problemática proposta na introdução em nenhum dos parágrafos de desenvolvimento, ou seja, não argumentou sobre o problema que apresentou na introdução. A citação feita e o modo como foi utilizada não teve relação com o problema que você expôs (depois da citação). Uma sugestão que dou é que você comece apresentando a problemática, depois, como para comprovar que o tema seja um problema, utilize a citação lincando com o problema supracitado. Depois de apresentar o problema e a citação argumente em cima dizendo porquê tal problema existe e necessita ser debatido mais na sociedade.
    Desenvolvimento 2: você comprovou com dados problemas citados no parágrafo anterior, o que não tem nexo tendo em vista que num parágrafo você deve apresentar um problema e comprová-lo no mesmo parágrafo. A utilização de dados pode ser usada para comprovar alguma de suas teses só deve ser lincada direito. A retomada da citação é legal para mostrar ao corretor que você tem um projeto de texto com coerência mas aconselho fazê-la apenas em um parágrafo senão fica muito repetitivo. Mais uma vez, sugiro que primeiro apresente sua tese depois a comprove e argumente em cima, mostra coerência e pontua na competência 3.
    Conclusão: E uma boa proposta mas carece de mais informações como AGENTE, (quem vai realizar sua proposta) MODO/MEIO, (por meio do que vão realizar sua proposta) FINALIDADE, (parece besta mas você tem que deixar claro para o corretor porquê devem ser colocados mais leitos) e DETALHAMENTO (ex.; quanto exatamente dessa porcentagem iria para os leitos entende? dar mais informações).
    Espero ter te ajudado de alguma forma. Dscp se errei alguma observação, essa é a segunda correção que faço kkkk fiz meu possível. Espero que consiga melhorar para conquistar seu sonho :) bjssss

    • 0
  2. Primeiro , quero deixar claro que eu nao sou nenhuma corretora profissional , mas espero ajudar com o pouco que sei .
    Achei muito interessante sua redação . Para melhorar eu creio que você deveria deixar mais claro na introdução a problemática do texto . Você fala sobre a escassez de leitos hospitalares sim , mas onde isso afeta ? Poderíamos adicionar ” Com isso , diversos pacientes acabam morrendo , antes mesmo de serem atendidos ” . E aí você pode argumentar sobre .
    No desenvolvimento 1 . Quando você fala “aparição de um novo vírus” creio que esteja errado porque o corona vírus é uma família antiga . Por tanto não é um “novo vírus” .
    Então poderia colocar ” Em 2020 o mundo enfrentou um novo Corona Vírus , nomeado COVID-19 ….”
    No desenvolvimento 2 . Depois de “46 mortes” . Você poderia retomar a “problemática apresentada na introdução” . Por exemplo ” número este que poderia ser reduzido , caso os hospitais tivessem lugares suficientes para tratar todos os infectados”
    Você teve uma ideia de intervenção muito boa . No entanto , você não especificou o agente. Você fala que é preciso pegar parte do dinheiro e investir , perfeito . Mas cabe a quem fazer isto ? .
    Espero ter ajudado em algo 😚😚

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.