Na música “Tempos Modernos”, o cantor Lulu Santos faz uma idealização de uma sociedade, na qual não há espaço para falsidade, mais justa e harmônica. Entretanto, no Brasil, a realidade antagoniza a proposta da canção, visto que a garantia da cidadania é um obstáculo recorrente na promoção da igualdade de todos no país. Sendo assim, a conjuntura vigente se dá pela negligência estatal e desinformação da população sobre a importância dos documentos para a execução da cidadania.
De início, a Constituição Federal de 1988 garante a todos os indivíduos o bem-estar físico, moral e social. Nessa perspectiva, as pessoas que não possuem a documentação básica, infelizmente, deixam de usufruir da proteção e bem-estar do Estado e acabam sendo marginalizadas da sociedade. Diante dessa situação, o governo, agente provedor do equilíbrio social, tem grande parcela de culpa por ainda haver deficiência na garantia à cidadania, uma vez que não promove a integral universalização desse direito. Esse comportamento do Estado assemelha-se ao termo “instituição zumbi”, criado pelo filósofo Zygmmut Baumam que afirma uma negligência das instituições não cumprirem com seu papel na pratica, mas em teoria evidencia o seu bom funcionamento.
Além disso, na série televisiva “Greys Anatomy” é mostrado em um de seus episódios um caso, no qual um paciente chega ao hospital com problemas, mas é impedido de ser tratado por não possuir a certidão de nascimento devido a desinformação de sua importância e acaba morrendo. Sob esse viés, a ficção se aproxima da realidade, dado que a falta de conhecimento acerca da importância dos documentos essenciais pode colocar em risco não só a vida, fato evidenciado na série, bem como a falta de acesso à educação, o direito de votar e entre outros.
Portanto, medidas devem ser tomadas para sanar o problema. Diante dos fatos expostos, cabe ao Ministério da Cidadania, orgão responsável pela regulamentação e acesso aos direitos dos cidadãos, promover um plano de ação que vise a inclusão e documentação de todos aqueles, os quais ainda não detém desse recurso básico, por meio de campanhas publicitárias enaltecendo a importância da cidadania, afim de transformar o Brasil em um lugar mais justo e harmônico. Assim, a realidade se aproximará da canção “Tempos Modernos”.
IsraelP.
Olá, parabéns pelo texto. Bem estruturado, coeso, fundamentado. Há mínimos desvios gramaticais que não comprometem o entendimento da redação, a exemplo de erro no uso da crase e concordância verbal. Em relação ao conteúdo, senti falta de um visão mais focalizada no Registro Civil, que era a proposta do tema. No segundo período da introdução você faz uma afirmação estranha, na verdade é a falta de garantia da cidadania que gera um obstáculo na promoção da igualdade.
No geral o texto está bom, acredito e desejo que venha uma excelente nota e que você consiga alcançar o curso que almeja. Boa sorte e que Deus te abençoe.
PHNalon
Excelente texto. Poucos desvios gramaticais. Cuidado apenas com marcas da oralidade (acaba, acabam)
Argumentação ok. (Esse link constituição + Baumann foi bem legal)
Repertório bem linkado.
Conectivos bem utilizados.
Proposta completa (com os 5 elementos requeridos pelo Enem)
Meus parabéns !
Acho que fica por volta de 940+.
C1- 160
C2- 200
C3- 160-200
C4- 200
C5- 200