Iniciante

TEMA: Dificuldade de acesso dos jovens ao mercado de trabalho

  • 1

A Revolução Industrial iniciada na Inglaterra no século XVIII trouxe ao mundo uma visão diferente acerca do trabalho e economia, transformando o que até então baseava-se na agricultura. Nesse cenário, novas configurações de mão de obra emergiram, visto que a produção necessita de força de trabalho. Entretanto, hodiernamente, a mão de obra de jovens é desprezada com a justificativa da inexperiência e inqualificação juvenil pressupostas pela sociedade.

Em primeiro plano, convém ressaltar o desemprego que assola todas classes sociais como fator que influencia o cenário. Nesse viés, o mercado de trabalho, dadas as crises e problemáticas econômicas, tende a priorizar profissionais com recursos que demandam tempo e, consequentemente, idade, excluindo grande parte dos jovens. Evidencia-se o fato a partir de estatísticas do IBGE, em que estimam em uma diminuição de 1,3% dos jovens entre 18 e 24 anos no mercado de trabalho apenas no ano de 2018.

Ademais, a dificuldade na disponibilização de cursos e mecanismos qualificativos aos jovens atua diretamente no impasse do desemprego dessa camada. Em face disso, instituições educacionais profissionalizantes oferecem aos alunos do ensino médio oportunidades para realização de cursos técnicos, no entanto, essa ferramenta ainda se limita à uma pequena parcela de adolescentes. Outrossim, mesmo com as especializações necessárias, os jovens são os mais vulneráveis à demissões em inúmeros contextos.

Expostos os fatos, urge a necessidade de medidas. Posto isso, o Estado deve, atrelado ao Ministério da Educação, levar ao Congresso Nacional uma cartilha que expanda a didática das escolas profissionais no ensino médio e promover cursos gratuitos. Tais medidas seriam efetivadas com uma reforma no ensino médio, mediada por pesquisadores e profissionais da educação, a fim de adaptar jovens ao mundo do trabalho.  Feito isso, jovens terão mais oportunidades para inclusão no novo cenário.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, boa noite. Escreves muito bem. No primeiro parágrafo trouxesse uma alusão histórica e a tese ficou bem. No D1 tem um dado e desenvolvesse. Gostei do D2 também. A proposta está bem, sempre coloco duas medidas para garantir. Acho que ter cuidado mais a parte de pontuação. Os conectivos são bem escolhidos também. Parabéns!!!

    • 0
  2. Olá, bom.. gostei muito do seu tema, pois, é o que realmente esta acontecendo no mundo atual.
    Notei alguns erros grámaticais, repetições de palavras, singular /plural..
    Ex: a mão de obra ” ..a mão de obra de jovens é desprezada.. ” ficou com repetições (de) (jovens/ desprezada) vc colocou plural e singular.
    Ficaria legal : ( .. a mão de obras entre os jovens são desprezadas.. )
    * A palavra inexperiência n ficou muito legal. Poderia ter substituido : (Por falta de experiência). Achei q vc usou muitos conectivos.. sua conclusão não ficou bem elaborada.
    Pontos Positivos* gostei dos seus pontos de vista, o começo da introdução ficou muito bom , sempre é bom usar teorias como vc utilizou, a dica que te dou é você ler redaçãoes desse site mesmo, vai te ajudar bastante, aprendi muito fazendo isso vai por mim.

    • 0
  3. Introdução:
    * tese A e B definidas são bem vistas, não consegui vizualizar a primeira, mas a segunda sim. A ultima oração do paragrafo foi posteriomente bem argumentada e bem conectada ao desenvolvimento 1.
    * é necessário citar a dificuldade que os jovens enfrentam no meio de trabalho, o que não é uma impossibilidade.
    ” Entretanto, hodiernamente, a mão de obra de jovens é desprezada…”
    Desenvolvimento 1:
    *tese bem argumentada
    Desenvolvimento 2:
    *citar a camada supostamente prejudicada, falta essa informação.
    ”…atua diretamente no impasse do desemprego dessa camada.”
    Conclusão:
    *Proposta de intervenção bem definifa
    Resumão:
    Gostei muito dessa redação, a linguagem é formal mas não num aspecto cansativo. Os conectivos se encaixam muito bem e voce demontra conhecimento de mundo.
    (é a minha primeira correção aqui nesse site, estou me acostumando rsrs)
    Sucesso!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.