As redes sociais se tornaram as maiores e principais plataformas de difusão de notícias falsas. O termo em inglês “Fake News” se tornou banalizado e mais associado a política por distribuir desinformação ou boatos com manchetes sensacionalistas, causando a rápida propagação destas com o objetivo de induzir a opinião pública ao erro.
A desinformação é a utilização das técnicas de comunicação para dar uma falsa imagem da realidade, possuindo uma rápida proliferação. Um estudo dos pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, constatou que a probabilidade de propagação de uma informação falsa é 70% maior do que a de uma verdadeira. Tendo em vista que nos dias atuais, as mídias sociais são o principal lugar de disseminação de notícias mentirosas, retirando da sociedade a capacidade de discernir estas das verídicas.
Por conseguinte, a rápida propagação de notícias falsas torna mais fácil a persuasão da opinião pública. O termo “Fake News” passou a ser mais utilizado após a disputa presidencial americana no ano de 2016, após a disseminação de notícias falsas de ambas candidaturas a presidência o que cominou com a chegada de Donald Trump ao poder vencendo Hillary Clinton. Destacando assim a grande influência que mentiras inventadas em redes sociais tem sobre a sociedade.
Em síntese, “Fake News” é associado à caracterização de uma qualquer notícia com a qual o alvo da mesma ou os seus apoiantes não concordam e desinformação é toda uma miríade de dados descontextualizados com o intuito de causar dano ou obter lucro. É imprescindível que a população saiba diferenciar as informações falsas das verdadeiras, analisando e estudando a fundo o assunto e a fonte antes de compartilhar, e não lendo apenas o título da matéria. Uma outra maneira de saber se o relato é autêntico é colocando a manchete no ”google” ou conferindo se outros veículos confiáveis também noticiaram.
Geovana_silva
Olá Lúcia, boa noite! Também não sou professora, mas concordo com o que Sophia falou. Tente completar e deixar mais claro na sua conclusão quem, como, o que se deve fazer, a finalidade e o detalhamento da solução que você propõe, creio que assim poderá aumentar as suas chances de ganhar mais pontos, beijos!
Oi Lucia, boa noite. Primeiramente quero dizer que não sou professora, posso está errando ou acertando no que vou falar, mas é com base no que eu aprendi com outras pessoas.
Então, eu gostei da sua introdução você problematizou o tema muito bem, só achei que o direcionamento das teses ficou um pouco solto.
No seu desenvolvimento você argumentou muito bem e a conclusão ficou incompleta, é necessário que tenha:
AGENTE/MEIO/AÇÃO/MEIO/DETALHAMENTO
C1- 160
C2- 140
C3- 160
C4-160
C5- 120