Tema: Deveria ser permitido o trabalho de crianças ou adolescentes menores de 14 anos para ajudar no sustento da família?

  • 0

O Brasil ainda é atualmente um país repleto de desigualdades e pode-se enxergar tal realidade no trabalho infantil. Indivíduos menores de 16 anos já se encontram nas ruas à procura de dinheiro para ajudarem suas famílias, que em grande parte das vezes são periféricas. Dessarte, seria impertinente não discutir tal temática.

A quantidade de crianças que optam por trabalhar em condições precárias é enorme, como também, extremamente preocupante. Segundo o Ministro da Saúde, José Felício, “Cerca de 5 milhões de crianças e adolescentes ainda trabalham em condições perigosas, insalubres e ilegais, como na prostituição, no tráfico de drogas, nas minas de carvão e nas ruas. Por conseguinte, fica explícito o prejuízo psicológico causado aos infantes, tal qual a perda de uma fase importante da vida em troca de um “amadurecimento” precoce e cruel.

Permitir que seres humanos tão ingênuos trabalhem desde novos , pode trazer resultados abomináveis. De acordo com a desempregada Neide Silvestre, “Além de ter perdido minha infância e não ter estudado, tive que parar de trabalhar muito cedo por causa de uma doença respiratória adquirida com o trabalho em carvorias quando criança”. Logo, é implícito as consequências irreversíveis que a criançada trabalhadora podem acarretar na própria vida.

Portanto, é necessário que haja uma parceria entre o Governo Federal e a Anced (Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente). Com a cooperação desses órgãos, devem ser criados programas de geração de renda para famílias necessitadas e campanhas de incentivo a denúncia do trabalho infantil, por meio da Rádio, Televisão e das Mídias Sociais. Desse modo, o primeiro passo para resolver a problemática abordada será dado.

Compartilhar

2 Correções

  1. Boa noite.
    Acredito que você deveria falar um pouco mais na introdução sobre a proposta do seu texto.
    Outra coisa que acredito que deveria melhorar um pouco mais seria na utilização de conetivos (estude eles, pois acrescentam muito na nota da redação)
    Por fim, acredito que sua conclusão deva ser mais detalhada, pois o Enem também cobra isso.
    Mas você está indo bem

    • 1
  2. Não recomendo o uso do ”tal”.
    Tente uma linguagem mais simples, evite ”Dessarte”
    Primeiro desenvolvimento Ok, com argumento de autoridade e uso de aspas em palavra com sentido figurado.
    Os 2 primeiros desenvolvimentos têm argumentos de autoridade, o que torna seu texto com mais argumentos alheios que seus.
    Utilize primeiro o nome da entidade ”Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente” e depois a sigla, porém só é necessário a sigla caso você precise citar novamente ao decorrer do texto, a fim de ter mais espaço para informações importantes.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.